Dá pra transformar caixas normais em monitores??

E aí galera? acho que além de leigo tô ficando doido! rss, mais o caso é o seguinte, estou terminando de montar o meu equipamento e chegou a hora das caixas de retorno. Tenho 4 caixas tri via wgk com o falante de 15 selenium linha wpu, médio da selenium e twetter ST 300 (top de linha) selenium, minhas dúvidas:
posso usar essas caixas como retorno só colocando elas deitadas no chão?
Acho que a inclinação dos falantes não ficarão boas, então posso cortar elas na lateral ? :shock:
O falante de 15 é muito grande pra usar como monitor?
existe alguma caixa vazia de monitor de 15 pol que eu possa comprar para aproveitar os falantes?
desculpe as perguntas até infantis, mais sou realmente leigo no assunto, e nunca vi caixas de retorno tri via ou de 15 pol, por isso a dúvida.
obrigado a todos e abraços.
 
Você pode usar as caixa que for para retorno, so achar um local bom para elas, o que você não pode fazer é usar o volume do PA (public audio = audio do publico) nelas, você não deve ter 2 mesas, então o legal seria você usar um auxiliar da sua mesa, pre-fader ligado em um aplificador e nas caixas, ai você tem o controle individual do retorno por canal. O tamanho do auto falante não interfere.

Qual modelo da sua mesa, se possivel poste fotos.

Abraço !
 
você não deve ter 2 mesas
Como assim????
Amigo, melhor rever seus conceitos. Hoje em dia são usadas duas mesas de om (uma para PA e a outra pra monitor) praticamente na totalidade dos eventos! - E olha que fui generoso com o "praticamente" ein...

o legal seria você usar um auxiliar da sua mesa, pre-fader ligado em um aplificador e nas caixas, ai você tem o controle individual do retorno por canal.
Essa é uma das formas de ligação, serve bem para eventos de pequeno porte (leia-se e necessidades mais básicas)

O tamanho do auto falante não interfere
Interfere na resposta de frequências; graves nem sempre são úteis para monitores.