DBS 3000

G

Guest

Guest
Boa noite...

Quero ligar uma DBS 3000 a dois Sub´s,(2 falantes de 18" em cada caixa), É recomendado!?
 
Por mim, nem um pouco!
A não ser que eles sejam de baixa potência, o que dificilmente ocorrerá com falantes de 18".
Quais são os falantes ou qual a potência deles?
 
Rpz...
Estou a comprar o conjunto de graves, 4 falantes 18" e a potencia!
Aqui na minha cidade, o pessoal recomenda muito, e quem recomenda tem o Dbs 3000 ligado a 4 falantes de 18", e o som é muito bom!

Mas... Qual o falante recomendado pra ele?tera um bom grave?
 
Terá, o problema será o seguinte, você estará investindo (por exemplo) em 4 caixas com falantes de 18" onde cada falante terá 800 watts, porém, com a potência correta, não renderá nem o mesmo que UM (isso mesmo, 1 falante) corretamente amplificado.

Primeira coisa, quanto está essa potência?
Já cotou Studio R ou HotSound?

Tenha sempre o modelo dos falantes ou sua potência RMS para calcular. Nunca só "no olho", comprar tudo separado...
 
Tava vendo aqui no manual da Dbs 3000, "Ele é recomendado pra usar em sistema Multi-vias, sua utilização mais conviniente é em graves e médios graves, devido a sua grande potencia (750 WRMS / 375 por canal) em 4 homs, acionando 4 falantes (2 por canal em paralelo) de 15" ou 12" pesados (187 WRMS por falante)."

Então vi se era possivel colocar 4 de 18"!

O DBS saiu de linha, usada ela é 800 reais em bom estado!
Falou que ele guenta pancada mesmo, coversei com 3 eletronicos e eles falaram que dificiomente queimam, fuetam muita porada e tal.!
 
devido a sua grande potencia

Desculpe, mas os manuais da Ciclotron chegam quase a ser cômicos em certas horas.

Na verdade, elas duram muito sim; muito mesmo, são tão duráveis quanto fuscas. Porém atente para o fato de que serão USADAS, PESADAS, sem proteções e sem garantia.

Sem contar que você terá 375 watts em quatro ohms. Como o correto é ter o dobro da potência para os falantes, vai vendo. Mas desprezando essa premissa (já começando errado), terá de achar 4 falantes de 18 polegadas e 185 watts CADA!
Isso não existe. Se for assim, compre uma boa potência e coloque 2 falantes que darão muuuito mais resultado que essas 4 de 18.

Compre um Studio R DJ 2200:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-6676-potencia_amplificador_studio_r_dj_2200_2_canais__2200w_rms">http://www.musicalgrellmann.com.br/loja ... _2200w_rms</a><!-- m -->

E faça dois subs com falantes OverSound de 4 ohms e uns 800 watts que terá muito mais som, qualidade e não gastará em reparos de falantes.

Leia a série de artigos sobre potência que entenderá o risco que corre au usar um potência pouco potente para tocar os falantes...
 
O que eu acho invocado é irmãos meus terem essa potencia com esses 4 falantes e o som ser bom, sem distorção, sem cancelamento!

Mas o que você falou esta certissimo, melhor comprar uma Studio R DJ 2200 com seus 2 falantes!

Obrigado!
Boa noite!
 
Mas esses 2 falantes terão a mesma impedância de 4 falantes de 8 ohms, e renderão muito mais...
Será um dinheiro muito melhor aproveitado...

Dá uma olhada nesse falante:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=761">http://www.leosound.com.br/loja/product ... cts_id=761</a><!-- m -->

PARÂMETROS TS
Frequência de ressonância: Fs 30 Hz
Resistência da bobina: Re 5,0 Ohms
Fator de qualidade total: Qts 0,20
Fator de qualidade mecânica: Qms 9,5
Fator de qualidade elétrica: Qes 0,21
Volume equivalente do falante: Vas 200 L
Área efetiva do cone: Sd 0,088 m²
Deslocamento máximo: Xmax ± 8,0 mm

ESPECIFICAÇÕES
Impedância nominal: 4 ou 8 Ohms
Resposta de freqüência: 25 ~ 1.500 Hz
Sensibilidade 1w/1m: 99 dB
Potência: 800 W
Potência de programa: 1600 W
Diâmetro da bobina: Ø 4"


A relação potência/falante não será bem a ideal, mas já melhorará bastante...
 
Alliance Sonorização disse:
O que eu acho invocado é irmãos meus terem essa potencia com esses 4 falantes e o som ser bom, sem distorção, sem cancelamento!

Mas o que você falou esta certissimo, melhor comprar uma Studio R DJ 2200 com seus 2 falantes!

Obrigado!
Boa noite!

O que pode estar acontecendo é o fato dos falantes terem sensibilidade bem alta, mesmo com pouca potencia dá um som legal, mas não chega nem perto do que daria se estivesse sendo usado com a potencia correta.
 
Só corrigindo, esse Studio R é de 2 ohm, teria de procurar um modelo com 2.200 watts em 4 ohms...
 
Sim, mas aí só :!: teria 1.100 watts pra tocar dois falantes, aí teria de diminuir a potência e aumentar a quantidade.
Dá pra usar quatro falantes de 400 watts em 4 ohms...
 
Outra ótima pergunta...

Sem contar que dá pra gerar uns cancelamentos monstros com 4 subs... Até por isso indiquei apenas 2...
 
Sem contar que dá pra gerar uns cancelamentos monstros com 4 subs... Até por isso indiquei apenas 2...


Daonde isso ? Me perdoe, mas foi muita abobrinha.....O cara ainda nem falou quais são as caixas de altas dele. Não dá pra dizer que só 2 subs serão o suficiente. Pode ser que sim ou não.


Agora dizer que 4 subs geram cancelamentos e 2 subs não.....gostei da brincadeira....
 
Me expressei mal, (e posso estar errado) mas é muito mais fácil você fazer um mau posicionamento de 4 subs que de dois.
Não quis dizer que é sempre ruim se usar 4 subs, mas posicioná-los de forma incorreta - assim como também é ruim se posicionar mal 2 subs, porém a chance de dar errado é menor...
 
No meu entender, qualquer sistema que tenha mais do que uma fonte sonora com o mesmo sinal, gerará cancelamentos! Agora quais serão estes cancelamentos, vai depender da distancia entre eles, posição, ambiente onde será fixado, entre outras coisa...!
 
Olá Alliance,

Tava vendo aqui no manual da Dbs 3000, "Ele é recomendado pra usar em sistema Multi-vias, sua utilização mais conviniente é em graves e médios graves, devido a sua grande potencia (750 WRMS / 375 por canal) em 4 homs, acionando 4 falantes (2 por canal em paralelo) de 15" ou 12" pesados (187 WRMS por falante)."

Olhe só... nesse mesmo manual, ele indica um esqueminha de ligação:

DBS 3000 para graves
DBS 2000 para médios
DBS 1500 para altas

ou então:

DBS 6000 para graves
DBS 3000 para médios-graves
DBS 1500 para médias-altas
DBS 720 para agudos

Nesses casos, ele é considerado um amp de alta potência sim, em relação aos seus irmãos menores, de 360W RMS (DBS 1500, -3dB) e 180W RMS (DBS 720, -6dB). Agora, se olharmos em relação aos amps de milhares de Watts que estão no mercado...

Agora, esse mesmo trecho do manual dá a solução para o seu problema:

acionando 4 falantes (2 por canal em paralelo) de 15" ou 12" pesados (187 WRMS por falante)."

Ora, como o amplificador não enxerga o tamanho do falante, você pode sim usar 4 x 18" sem problemas. Mas, como indicado pelo fabricante, o seu falante deve ser de no máximo 187W.

Desculpe, mas os manuais da Ciclotron chegam quase a ser cômicos em certas horas.

Boa consideração, mas pelo motivo errado. Como visto, eles chamam de alta potência porque, em referência aos modelos anteriores, ele é bem mais potente mesmo. Mas o manual continua cômico mesmo, por dois motivos:

1) Erra ao não dizer que os falantes DEVEM OBRIGATORIAMENTE SER DE 8 OHMS CADA, para poder usar 2 por canal sem problemas;

2) Por chamar falantes de 15" ou 12" de 187W RMS de "falantes pesados". Simplesmente não existem "falantes pesados" com potência tão baixa assim. Alto-falantes "pesados", mesmo por volta de 1990, época dos DBS, eram falantes de 350W para cima!

Ah, um aviso. A Ciclotron usa regra 1W de falante para 1W de amp. 1:1. Por uma questão de norma de medição, bem complicada mas já explicada em detalhes na série de artigos "Potência - uma coisa mais que complicada", a relação correta é de 1W de falante para cada 2W de amp, ou seja, 1:2, no mínimo!

O que eu acho invocado é irmãos meus terem essa potencia com esses 4 falantes e o som ser bom, sem distorção, sem cancelamento!

Tudo depende do local onde eles fazem o som. Em ambientes fechados onde o grave reverbera muito, você pode usar sem problema algum tal esquema. Vai falar muito bem e sobrar som, pois nesta condição você provavelmente estará usando pouca potência.

Agora, em ambientes abertos, com o pessoal falando "aumenta, aumenta; mais pressão, mais pressão", o DBS vai "abrir o bico".

O Raphael sintetizou bem:

O que pode estar acontecendo é o fato dos falantes terem sensibilidade bem alta, mesmo com pouca potencia dá um som legal, mas não chega nem perto do que daria se estivesse sendo usado com a potencia correta.

O Isinho escreveu:

Se for assim, compre uma boa potência e coloque 2 falantes que darão muuuito mais resultado que essas 4 de 18.

Isso que o Isinho falou é corretíssimo! Bem calculado, obedecendo a regra do 1:2, com falantes de alta sensibilidade e um bom amp, você terá muito mais som, com apenas 2 caixas!

Falantes de 18" não são baratos, exigem caixas grandes e caras, tem alto peso para carregar e difíceis de transportar. Ao final das contas, o seu bolso e suas costas vão agradecer. Tudo vai ser mais simples, rápido e com resultado melhor ainda.

As especificações do Isinho, com 2 subs de 800W @ 4 Ohms (atente: se é 4 Ohms, então é apenas 1 falante por canal), parecem ser de coisa boa. Ah, o amp deve dar 2x a potência do falante na mesma impedância.

------------

Me expressei mal, (e posso estar errado) mas é muito mais fácil você fazer um mau posicionamento de 4 subs que de dois.
Não quis dizer que é sempre ruim se usar 4 subs, mas posicioná-los de forma incorreta - assim como também é ruim se posicionar mal 2 subs, porém a chance de dar errado é menor...

Quer aprender a posicionar corretamente os seus subs? Simples: deixe-os todos juntos. Você ganha pelo acoplamento acústico e evita cancelamentos, já que vão funcionar como um cluster. (ok, fácil falar, difícil de fazer, a estética fica sacrificada).

----------------
W.Christian escreveu:

O cara ainda nem falou quais são as caixas de altas dele. Não dá pra dizer que só 2 subs serão o suficiente. Pode ser que sim ou não.

Acho que o Isinho quis dizer em comparação com a ideia original do Alliance. 4 x 18" com um DBS 3000 não é uma boa ideia nunca, qualquer que sejam as caixas de alta, e 2 subs com um amp bem escolhidos dará um resultado bem melhor.

Um abraço,

Fernando
 
Que aula foi essa meu Deus!!!

O W.Christian lembrou bem, e se as caixas de alta dele fossem por exemplo uma KF850???
Muito bem lembrado isso.
 
4 x 18" com um DBS 3000 não é uma boa ideia nunca, qualquer que sejam as caixas de alta


Em algum momento eu disse que era ? Pera lá né....


Se ele já tem as caixas (2x18"), está na hora de comprar um bom amp, de acordo com a potência RMS dos falantes. Caso ele ainda não tenha, pode seguir com outro projeto, de acordo com as caixas de alta dele, tendo como referência o tipo de evento e o espaço a ser sonorizado. Aí se ele quiser ele pode seguir com o "tal projeto" de 2 falantes Oversound. Pronto.



Quer aprender a posicionar corretamente os seus subs? Simples: deixe-os todos juntos. Você ganha pelo acoplamento acústico e evita cancelamentos, já que vão funcionar como um cluster.


Quando se dobra a quantidade de caixas de graves, ganha-se 6dB nas frequências mais baixas, sendo 3dB pela soma de potências e 3dB pelo acoplamento, se estiverem bem juntas.


Grande abraço.
 
Back
Topo