Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-falante

nomusic

Member
Pessoal,
Como eu descubro qual é o positivo e negativo do autofalante? o falante apagou a marcação, simplismente pelo ouvido fica uma dúvida danada, a suspensão do falante se mexe tanto que não dá pra saber se ta batendo pra fora ou pra dentro. Tem como descobrir com multímetro ou coisa do tipo?
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

Se estás testando com o som, ele está se movendo nos dois sentidos. Teste com uma bateria de 9V, só não deixa muito tempo com ela ligada.
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

Dica para saber..
Resposta do Leal..

Bem resumidamente:
Inversão de fase refere-se à fase acústica, por exemplo: um falante em fase tem seu primeiro (semi) ciclo movendo o cone para frente e o segundo (semi) ciclo movendo-se para trás.

Se você liga um falante em fase invertida ele moverá o cone para trás causando cancelamento por inversão de fase.

[]'s.
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

Obrigado Rafaellerm, e Leonardo, pela dica, vou tentar com a bateria 9v.
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

A resposta é simples:

- Pegue a bateria e dois fios. Enconte-os nos pólos, se o movimento do cone for pra frente, então os pólos são como os da bateria (+/-), se o movimento for pra dentro, então está invertido.
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

Samuel P Suriano disse:
A resposta é simples:

- Pegue a bateria e dois fios. Enconte-os nos pólos, se o movimento do cone for pra frente, então os pólos são como os da bateria (+/-), se o movimento for pra dentro, então está invertido.

Opa, ficarei atento ao detalhe dos polos, valew Samuel.
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

Olhando o alto falante por trás, cone para frente, terminais de conexão para baixo, o positivo é sempre o terminal do lado direito!
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

Até um tempo atrás eu só havia me deparado com falantes de indicação positiva na direita, mas existem alguns principalmente hoje em dia com terminal positivo do lado esquerdo. Tenho 2 over 18.2 que o positivo é na esquerda. Quanto ao teste pode ser feito até por uma pilha de 1,5v.
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

Que estranho, nunca peguei um que fosse o positivo no lado esquerdo, será que esses falantes não foram recondicionados?

De qualquer forma, faça o teste da pilha como os colegas falaram que não tem erro!!!

Abraços
 
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala

junior_01 disse:
Que estranho, nunca peguei um que fosse o positivo no lado esquerdo, será que esses falantes não foram recondicionados?

De qualquer forma, faça o teste da pilha como os colegas falaram que não tem erro!!!

Abraços

Provavelmente o engenheiro era canhoto :) ...
Em demais comentarios estou mais de acordo em testar com pilha de 1,5V acompanhando a polaridade...
abrcs,
andry110
 
Back
Topo