Desmistificando Bi-volt, Auto-volt e blá blá blá..

DennisSom

New Member
Colegas do SOMAOVIVO, creio que grande parte dos participantes deste fórum, tem pelo menos uma pequena noção sobre tensão elétrica (vulgarmente chamada de VOLTAGEM). Já li em alguns posts, que pelo nível da escrita dá pra se saber que a pessoa tem conhecimento do assunto, mas às vezes, sem saber, pode estar confundido a cabeça de muitos.
Pelo que aprendi, na área de eletrônica, um equipamento:

BI-VOLT - Aquele que foi concebido pra trabalhar em apenas 2 tensões. A própria palavra BI indica isso. Ex: 110 ou 220V

BI-VOLT Automático - Como vive dizendo o Padre Quevedo:"Isto non ecxiste" , pois qualquer aparelho que muda de tensão de trabalho automaticamente, pode trabalhar em uma range de tensão projetada pelo fabricante. Ex:90~240V isto é AUTO-VOLT, trabalha de 90 a 240, ou seja, aceita qualquer valor de tensão ente 90 e 240. Um dos primeiros amplificadores a se utilizar desse recurso foi a linha Power Lock, da Crest Audio e o slogan da linha era: "de 90 a 240 volts, direto."

Então de agora para frente vamos ver se conseguimos parar de confundir a cabeça dos outros, porque estes termos são de muita importância na área de amplificadores, digo até que é um fator determinante para compra.

Um abraço, a Paz do Senhor.
 
Muito bom!

básico mas direto.

Juarez Martins
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.alugue-som.blogspot.com">www.alugue-som.blogspot.com</a><!-- w -->
 
DennisSom disse:
Colegas do SOMAOVIVO, creio que grande parte dos participantes deste fórum, tem pelo menos uma pequena noção sobre tensão elétrica (vulgarmente chamada de VOLTAGEM). Já li em alguns posts, que pelo nível da escrita dá pra se saber que a pessoa tem conhecimento do assunto, mas às vezes, sem saber, pode estar confundido a cabeça de muitos.
Pelo que aprendi, na área de eletrônica, um equipamento:

BI-VOLT - Aquele que foi concebido pra trabalhar em apenas 2 tensões. A própria palavra BI indica isso. Ex: 110 ou 220V

BI-VOLT Automático - Como vive dizendo o Padre Quevedo:"Isto non ecxiste" , pois qualquer aparelho que muda de tensão de trabalho automaticamente, pode trabalhar em uma range de tensão projetada pelo fabricante. Ex:90~240V isto é AUTO-VOLT, trabalha de 90 a 240, ou seja, aceita qualquer valor de tensão ente 90 e 240. Um dos primeiros amplificadores a se utilizar desse recurso foi a linha Power Lock, da Crest Audio e o slogan da linha era: "de 90 a 240 volts, direto."

Então de agora para frente vamos ver se conseguimos parar de confundir a cabeça dos outros, porque estes termos são de muita importância na área de amplificadores, digo até que é um fator determinante para compra.

Um abraço, a Paz do Senhor.
A colocação do colega está corretíssima.
Ocorre que no Brasil,temos na rede os seguintes valores de tensão 110 e 220.
Vale frisar que o valor 110 é teórico porque realmente ele é 127e no caso da rede de 220 é esse mesmo o valor .
Ocorre que eventualmente existem variações de tensão na rede.
Assim,os equipamentos são projetados para aguentar essas variações.
Se determinado equipo,sendo bivolt com chaveamento manual,chaveado para trabalhar em 127 volts,é alimentado por uma tensão de 150 volts,fatalmente irá apresentar defeito.
No entanto,se o mesmo equipamento tem sua fonte projetada para trabalhar com essas variações,nada acontecerá.

William de Araújo
 
Bom tópico, mas não entendi o fundamento no mesmo nessa área do forum, pelo menos essa área que participo nunca reparei nesse tipo de tópico para confundir a cabeça de huns e outros.

Sem desmerecer o tópico, como o nome popular já diz, bi-volt e vi-volt automático 1+1=2

Mas de qualquer maneira vai ajudar a alguém a entender.

Abraço
 
Vi sua resposta agora amigo William, sabe que tenho visto muita resposta dizendo que a rede do Brasil é bem instavel etc, gostaria de pergunta onde vocês moram?

Eu moro em Porto Alegre - RS e a rede é super estável, está sempre nos seus 127volts, (220 não sei pois não uso)
:mrgreen:

Abraço
 
nilrosewilliam disse:
A colocação do colega está corretíssima.
Ocorre que no Brasil,temos na rede os seguintes valores de tensão 110 e 220.
Vale frisar que o valor 110 é teórico porque realmente ele é 127e no caso da rede de 220 é esse mesmo o valor .
Ocorre que eventualmente existem variações de tensão na rede.
Assim,os equipamentos são projetados para aguentar essas variações.
Se determinado equipo,sendo bivolt com chaveamento manual,chaveado para trabalhar em 127 volts,é alimentado por uma tensão de 150 volts,fatalmente irá apresentar defeito.
No entanto,se o mesmo equipamento tem sua fonte projetada para trabalhar com essas variações,nada acontecerá.

Na verdade, 110V existe sim... a questão é que não existe só 110V ou 220V, mas sim 100V, 110V, 127V, 130V, 220V, 230V, 240V, dependendo do lugar do mundo. http://en.wikipedia.org/wiki/Mains_electricity_by_country#Voltage_ranges
 
Claro Rafael, mas como a maioria aqui é Brasileiro, e o forum é registro em domínio brasileiro assume-se que é Brasil a rede :mrgreen:

Acho que para trabalhar de 80 a 250 digamos acho que só fonte chaveado mesmo.

Abraço
 
Etelj, foi mal, não tinha conhecimento da "ecxistência" da fonte Bi-Volt de chaveamento automático nos seus produtos.
Uma pergunta: quanto suporta de variação na faixa de 127V e quanto suporta na faixa de 220V?
 
DennisSom
BI-VOLT Automático - Como vive dizendo o Padre Quevedo:"Isto non ecxiste" , pois qualquer aparelho que muda de tensão de trabalho automaticamente, pode trabalhar em uma range de tensão projetada pelo fabricante. Ex:90~240V isto é AUTO-VOLT, trabalha de 90 a 240, ou seja, aceita qualquer valor de tensão ente 90 e 240. Um dos primeiros amplificadores a se utilizar desse recurso foi a linha Power Lock, da Crest Audio e o slogan da linha era: "de 90 a 240 volts, direto."

Boa noite a todos

Para então esclarecemos todas essas duvidas:

BI-VOLT esse termo existe mesmo e é usado em equipamentos onde e ele mesmo seleciona a tensão de entrada 127v ou 220v.

Ate ai tudo bem.

Mas à parte de cima onde a citação é que não existe um equipamento em que trabalhe com toda essa gama de tesão, ou ele é 127v ou 220v com uma variação de 10% para + ou para – como a Etelj Amplificadores explicou. Ai vem o recurso de ser automático ou não.

Para explicar lembro de uma vez em que fui prestar uma manutenção num desses equipamentos BI-VOLT, e o problema estava na rede onde a tomada era para ser 220v e estava fornecendo uma tensão de aproximadamente 175v sei lá o porque disso, mas então esse equipamento fazia a leitura da tensão e selecionava a tensão 220v ainda bem senão queimava a fonte, mas com a tensão de 175v o equipamento não funcionava. E para descobrir o problema foi um quebra cabeça porque em meu laboratório funcionava chegava lá não ate que então me surgiu à idéia de medir a tomada ai foi batata só fiz o reparo na tomada trocando a fiação e boa.

Para um equipamento funcionar a uma gama dessas de tensão de 90v a 240v imaginem quantos primários o transformador da fonte não teria de ter. Por isso então que os equipamentos tem 2 ou 3 tensão de entrada em que o fabricante determina. Ai também vem o que já foi falando onde que cada pais faz seu padrão de tensão aqui no Brasil é de 127v ou 220v 60hz isso a tensão residencial e algumas comerciais, pois as industria é comum ver também as tensão de 380v, 440v e 780v 60hz.

Guilherme Vaini
 
Sobre o bivolt automático, basicamente se faz um circuito bem simples, o qual tem função de fechar o trafo da fonte em série(220V) ou em paralelo(127V). O sistema de tensão 90~240V conta com um conjunto de reguladores de tensão embutidos na fonte, que dependendo de como está a rede ele tem um sistema de chaveamento primário(127 ou 220v) e depois os reguladores de tensão começam a atuar nesse sistema para que ele "aceite" todas as tensões. Posteriormente vem a etapa de estabilização, redução de tensão/retificação(no caso de fontes), entregando a tensão o mais estável possível.

Abraços
 
Aqui no RN, pelo menos é o seguinte: de 205 volts a 240 volts voce encontra.
Falar que tem apenas 220 eu não me atrevo, principalmente que depende da localização de onde estou do transformador da rua. E digo isso, pois a Philips achou de lançar um reator convencional com variação de apenas 5%, não precisa nem falar que quase fui linchado em Recife, pois no centro da cidade tinha uma área que atingia 200Volts, só em uma loja queimaram-se 90% dos reatores.
Pensando bem tenho historias e mais historias...kkkkkkkkkkkkkkk
 
Mas nesse caso a unica solução é falar com a companhia de energia pra acertar os taps dos transformadores a fim de manter a tensão numnivel padrão. E sim, nos trafos grandões no poste tem taps sim, varia de acordo com o fabicante mas normalmente vem com 6 taps. o complicado é argumentar de forma que não deixe tangente pra companhia rebater. aqui no Amapá, a tensão varia de 124 a 132V, o que ja é uma margem não muito boa, porém aceitável. em MG onde eu monto os equipamentos mesmo a tensão é 216~224 dependendo do quanto o som está "puxando". mas se não ficar exagerando nos graves, a tensão lá fica de 218~222V.


Abraços
 
Back
Topo