Dicas de como melhorar o som na minha Igreja

O que vocês acham da qualidade sonora, independente do ambiante?

  • Boa!

    Votes: 2 66.7%
  • Da pra melhorar!

    Votes: 1 33.3%
  • Ruim!

    Votes: 0 0.0%

  • Total voters
    3

Edpessantos

Member
Boa noite pessoal, meu nome é Eduardo sou novo aqui no fórum, e gostaria de algumas dicas de como melhorar o som na minha igreja, sou sonoplasta desde os 11 anos mais só ultimamente que estou buscando me especializar mais e mais no áudio, inclusive estou montando meu RTA já tenho uma interface behringer U-PHORIA UMC404HD só falta o Microfone que estou me preparando pra comprar o Behringer ECM8000, o meu maior problema na igreja é o ambiente extremamente horrível, abaixo estarei enviando os periféricos que uso e se der um vídeo feito por me pra que vocês tenham uma noção da acústica lá.



PA = 6 Line Array Times One Lite 212A
Sub = 2 Times One SUB-118A
Front Fill= 2 Line Array Times One Lite 112A
Retornos Bancada Presbiteros = 2 Oneal OPB 7060
Pulpito = 2 Times One MM 115A
Tocadores = 2 Caseiros 600 Wrms
Delay = 2 Times One Lite 212A

Mesa Eurodesk MX 3285A 32 Canais
Equalizador Phonic GEQ3102F Uso ele após o processador 1 lado PA, CAIXAS DELAY e FRONT FILL no outro lado SUB
Processador Behringer DCX2496 Uso no PA, SUB, FRONT FILL, CAIXAS DELAY.
Equalizador Behringer FBQ 1502 Uso nos 2 retornos do Púlpito um lado para cada par de retorno
 
Uma dica, experimente retirar os equalizadores gráficos, até porque o processador já faz isso.
 
Não sei se vc percebeu, mais o ambiente é muito reverberante, então somente com o corte das caixas de alta Aparti de 200hz no processador é atenunando e cortando outras com o equalizador que consigo definir o som, antes não tinha depois que coloquei que melhorou.
 
@Edpessantos Parece que o problema que você tem hoje é reverberação... Incline as caixas mais em direção ao público e menos em direção à parede. Use um software como o REW ou o Ray-End para simular sua sala de acordo com os parâmetros (das caixas e dos materiais usados para a construção do templo).
Se estiver com orçamento disponível, livre-se dos equalizadores gráficos e compre mais um processador para usar nos retornos.
Se estiver buscando melhorar o timbre, adquira uma Midas M32 ou Allen&Heath QU32 (nessa ordem, pois a Midas tem conversores Analógico-Digital de 192KHz)
Se você quiser ganhar graves, deixe o primeiro sub a 1m de distância lateral do outro.
 
Ótimas dicas, as caixas não inclinei mais em função da limitação, pois o sistema foi adotado, mais estou teabalhatra nisso.
Meu problema com o processador é porcentagem de processamento disponível, eu uso somente os cortes nas 5 caixas e um reforço no equalizador de saida é só me sobra uns 10% de processamento.
Quanto aos subs não separei ainda pq estou aguardando chegar o fio pra separa-los.
Vou analizar os softwares que me indicou.
 
Boa noite pessoal, hoje efetuei mais umas mudanças no som, mudei o angulo das caixas do PA separei os graves, e vou adcionar mais 2. Assim que der mando mais um video pra demonstrar como ficou.
 

Attachments

  • adeg som 1.jpeg
    adeg som 1.jpeg
    69.3 KB · Visitas: 19
  • adeg som 2.jpeg
    adeg som 2.jpeg
    71.5 KB · Visitas: 18
  • adeg som 3.jpeg
    adeg som 3.jpeg
    75.6 KB · Visitas: 18
  • adeg som 4.jpeg
    adeg som 4.jpeg
    67.3 KB · Visitas: 18
  • adeg som 5.jpeg
    adeg som 5.jpeg
    101.9 KB · Visitas: 17
  • adeg som 6.jpeg
    adeg som 6.jpeg
    83 KB · Visitas: 18
  • adeg som 7.jpeg
    adeg som 7.jpeg
    51.4 KB · Visitas: 17
amigo, está atrasando o sinal dos subs com relação ao PA? se faz necessário...... Lembrando que ao acoplar os subs (deixar eles juntos) vc ganha 6dB pelo acoplamento.... do jeito que vc deixou vc perdeu 3dB desse acoplamento.


adquira uma Midas M32 ou Allen&Heath QU32 (nessa ordem, pois a Midas tem conversores Analógico-Digital de 192KHz)
Amigo.... não é não... a QU32 ainda se sai melhor q a M32!
 
amigo, está atrasando o sinal dos subs com relação ao PA? se faz necessário...... Lembrando que ao acoplar os subs (deixar eles juntos) vc ganha 6dB pelo acoplamento.... do jeito que vc deixou vc perdeu 3dB desse acoplamento.



Amigo.... não é não... a QU32 ainda se sai melhor q a M32!
Boa noite amigo, eu uso os Subs num canal independente do processador. Está correto?
 
sim... faz a soma de A+B e manda para os subs, mas tem q fazer o ajuste do delay de acordo com a distancia que ele está a frente do PA.
 
Ajusta pela distância, pra isso você não precisa de microfone.

Você mede a distância de centro acústico a centro acústico dos falantes e coloca no processador. Caso o processador não ofereça pra colocar em metros, considere que a velocidade do som é 340m/s. A conta vai te dar alguns poucos milissegundos como resultado.
 
amigo, está atrasando o sinal dos subs com relação ao PA? se faz necessário...... Lembrando que ao acoplar os subs (deixar eles juntos) vc ganha 6dB pelo acoplamento.... do jeito que vc deixou vc perdeu 3dB desse acoplamento.



Amigo.... não é não... a QU32 ainda se sai melhor q a M32!

Fiquei impressionado com a M32 por causa dos conversores, mas nunca a ouvi. A QU, por outro lado, ouço toda semana e realmente é maravilhosa...
Qual diferença você ressaltaria?
 
a Qualidade dos pres da QU32 faz a total diferença..... ela se sobressai e muito dos outros consoles da categoria....
 
Melhorou bastante a reverberação, só por ter inclinado um pouco as caixas. Um tratamento acústico, cadeiras de tecido, carpete ajudam a melhorar também. E assim vai... Lá na igreja a gente também faz as coisas assim, um passo de cada vez.
 
Melhorou bastante a reverberação, só por ter inclinado um pouco as caixas. Um tratamento acústico, cadeiras de tecido, carpete ajudam a melhorar também. E assim vai... Lá na igreja a gente também faz as coisas assim, um passo de cada vez.

Aqui tbm estamos indo por etapas.... Eu ainda tenho mais um sistema ativo passivo da timesOne pra acrescentar, possivelmente vou colocar elas próximo a me viradas para o púlpito da igreja. Ou se tiverem uma dica podem ficar a vontade.
 
gostaria de fazer uma obs. esse reverb que esta acontecendo você pode tirar atraves do dcx2496
que vc usa, pra isso vc precisa do smart uma placa de audio e um microfone de medição plana
conserteza vc conseguira um resultado otimo que vc ira se surpreender...
 
Back
Topo