Diferença de som no AUX X Interface X Youtube

admfranco

New Member
Fala pessoal, tudo em paz?
Alguém consegue me dar uma luz sobre a diferença de áudio entre uma saída auxiliar, o monitor da interface e o youtube?

Seguinte, uso uma 01V96 da Yamaha. Um dos seus auxiliares está configurado em pré-fader, onde seu sinal é encaminhado para uma interface M-áudio. Ela tem um pré muito bom, mas o som que saí da interface é totalmente diferente da mesa. Até ai, maravilha, pois posso fazer a mixagem ouvindo a interface antes de iniciar uma transmissão. A interface se conecta a ilha de produção por USB, a qual transmite via OBS para o youtube. Ai começa o problema. rsrs

Por mais veloz que seja a internet, existe um atraso entre o que estamos transmitindo e o que estamos assistindo. O áudio na transmissão ainda fica um pouco diferente do que sai da interface. Ai vem a pergunta: O que os colegas fazem para aliviar a diferença de som entre um periférico e outro, ou ainda, como sanar isso? Tentei um fone de ouvido no computador, mas o som é idêntico ao da interface, mudei o drive para placa interna, e a mesma coisa.
Atualmente faço os ajustes finos só durante a transmissão contando com um atraso.
 
O youtube trabalha com um determinado nível. Se vc passar disso, ele comprime. E se ficar mt abaixo, vai continuar baixo. Mas, se nada mudou, essa compressão só é feita qd a live acaba. Apenas a gravação é comprimida. Talvez esse seja seu problema.

Agora, sobre diferença de timbre ou mixagem, isso n deveria ocorrer. Como é sua referência? O q vc faz ao vivo é monitorado no msm fone q vc monitora o sinal q vem do Youtube?

A estrutura de ganho de todo seu sistema está devidamente controlada e corrigida?
 
Deluna, primeiro, muito obrigado cara.
Agora sobre o conteúdo. De fato, já percebi essa compressão no termino do render. Mas a diferença que sinto é de fato no "ao-vivo".

Agora, sobre diferença de timbre ou mixagem, isso n deveria ocorrer. Como é sua referência? O q vc faz ao vivo é monitorado no msm fone q vc monitora o sinal q vem do Youtube?
Minha referência para a "live" é a interface. Quanto tenho alguém na transmissão que tem ouvido bom, eu faço a regulagem conforme a orientação dele e fico com o "fone da mesa", focando nos demais auxiliares.
Quando não tenho essa pessoa comigo, eu uso 2 fones rsrs. Mas resumindo, monitoro pela interface e um pouco depois de tudo funcionando, acesso a live pelo celular para um eventual ajuste fino (onde percebo grande diferença)

OBS: Só por desencargo, esse final de semana conferi no OBS para ver a origem do som (as vezes a transmissão poderia ser feita com o driver de áudio padrão da ilha de produção ou algum outro) e o driver utilizado é o da M-Áudio.

A estrutura de ganho de todo seu sistema está devidamente controlada e corrigida?
Sim... Por incrível que pareça, sim!
Estou usando o auxiliar 8 em pré-fader para mandar sinal analógico para a M-Audio. A M-Audio, por sua vez manda sinal digital para a Ilha, mas meu monitoramento é analógico pela saída de fone da interface. Será que aqui está o erro? Deveria eu monitorar o som da ilha? (me ocorreu agora, mas não acho que daria tamanha diferença).
 
O ideal é que vc monitore na mesa, na interface e no computador(tanto o q entra no OBS qt o sinal q volta do youtube) com o msm fone. Se monitorar com fones diferentes não dá certo, cada fone responde de maneira diferente. Até msm fones do msm modelo, dependendo do uso, podem responder de maneiras diferentes.

Outra coisa q pode estar atrapalhando sua monitoração é o som ao vivo do seu PA e dos retornos. Por exemplo, se estiver sobrando grave no PA e vc estiver no msm ambiente monitorando com um fone, isso pode ser bem confuso e atrapalhar na mixagem da live!

Eu recomendo sempre sair do ambiente para monitorar a live.

Tb é bom conferir se no computador n existe nenhum equalizador, compressor, ou qualquer tipo de processamento. Coisa q tb deve ser conferida no celular. Mts celulares tem equalizador q pode atrapalhar a monitoração se estiver ativado.

Vc tb pode gravar uma musica numa passagem de som no obs pra poder comparar depois. Tb pode gravar a live e depois comparar com o som arquivado no Youtube.

Sobre onde monitorar, sugiro monitorar no ultimo estágio do processo, sua ilha. E tb monitorar, até msm na propria ilha, a live já direto no YouTube.

Monitore sem pelo msm fone. Seja na mesa, ilha, interface, celular... Só assim vc pode comparar as diferenças.

Sobre o youtube, pras suas lives não serem comprimidas, é só trabalhar dentro do limite do youtube. Não lembro agora se é em -13lufs ou -14lufs. O q passa disso ele comprime. Existem plugins pro obs q vc consegue monitorar nessa escala de lufs.
 
Back
Topo