diferenca entre subgrave e grave

ismail

New Member
bom pessoal queria saber mais precisamente a diferenca entre os dois principalmente na forma audivel,isso é o que vai sair na caixa.pois tenho 4 caixas de subgrave altofalantes de 18 e quando uso normal sem crossover ou sem conectar na saida de sub do equalizador ela sai um grave forte pancadao mesmo e quando ligo na saida do sub do equalizador ou no crossover ja nao sai mais o pancadao e sim tipo de ressonancia onda ou sei la que mesmo em volume baixo vibra tudo o telhado de casa e quanto mais aumentar o volume mais as coisa que estao perto vibrao so que no auto falante parece que nao ta saindo nada nem mexe o cone .é como eu falei uma ressonancia tipo assim vuvuvuv vuvuvu.isso é normal subgrave é isso mesmo? e os graves sao o pancadao?
 
Olá amigo ... não sei se vou conseguir explicar aqui, depende do que o pessoal for replicar depois mas, pelo pouco que sei:

Subs, quando utilizados de maneira "correta", como vc está usando na saida "SUB" do cross, é natural que você não "entenda".
Pense que a finalidade desse cara (o sub) é reproduzir os graves, APENAS os graves.
Em shows ao vivo (não sei se já teve a oportunidade de ir), o grave que sai de um sub, quase não é audível, é puramente "sentível" (se é que essa palavra existe :D ), ou seja, os graves são para você sentir apenas.

Em Crossovers, ele isola todas as frequências a partir de uma x frequência e acima dela.
Pense em um Equalizador gráfico. Como se fosse uma "rampa de skate".
Começa no alto (da esquerda para a direita) com as frequências aumentadas e valorizadas, e vai descendo, como se cortando frequências médias e agudas.

Em um sistema de P.A. é isso que acontece. Subs são apenas para graves. Médios e agudos serão reproduzidos no seu sistema Fly ou no restante do P.A.

Mais ou menos por aí.
 
Pra ficar mais fácil, graves é a parte literalmente grave da coisa.
Subgrave como o prefixo diz, está abaixo do grave, ou seja são freqüências específicas abaixo da suas caixas de graves.
Geralmente usa-se um subgrave para aliviar as caixas do PA, que às vezes até são capazes de reproduzir aquela freqüência, mais tal trabalho a sacrifica demais, ou ela simplesmente apesar de reproduzir não gera SPL o bastante para satisfazer a necessidade, ou quando ela literalmente não reproduz esta frequencia.

Quanto a sua experiência, do grave mais “sujo” e mais profundo, se da por conta do corte que o crossover faz, se você for abrindo a freqüência do crossover você vai ver que tanto consegue um grave mais “sujo” (falando também médio-graves) quanto consegue um grave mais limpo e profundo (tummm, vummmm, etc...)
Ambos são normais e “estão corretos”, depende da sua aplicação/necessidade.
Um dica simples, se você usa um crossover ou até mesmo EQ faça o corte certo, por ex:
Sub de 20Hz até 100Hz.
Caixas: de 100Hz até 20kHz.
Assim o SUB não falará o que suas caixas já falam e vice versa.
 
Particulamente eu gosto dos antigos PAs com cornetas de graves.

O ganho nessa região na maioria dos PAs de hoje, são deficientes e a musicalidade cai bastante (opinião particular).

O sistema ideal seria subgraves + graves+ médio graves + agudos. O que deixaria um pouco mais caro o conjunto, mas com som quase que perfeito!

Mas a explicação de Eliabe está mais que correta!
 
O que importa é o corte de frequências que está sendo feito entre as vias.
Eu costumo cortar sub-graves em 100Hz.
Acima dos 100Hz, deixo falar nas caixas altas, sejam elas full-range ou não.
 
Gabriel

Você já teve a oportunidade de ouvir um PA das antigas bem ajustado? Se por acaso tiver um bom por ai ainda em funcionamento, escute que vai gostar.

E quando falo, é em áreas abertas, pois em ambientes fechados a coisa é diferente.
 
Denilson, o sistema mais "antigo" que ouço por aqui são as KFs e SBs.
Não sei exatamente quão antigos são os sistemas que você está querendo falar... :D
 
gabriel_equalize disse:
Denilson, o sistema mais "antigo" que ouço por aqui são as KFs e SBs.
Não sei exatamente quão antigos são os sistemas que você está querendo falar... :D


KFs e W -Horn (ou L60)
 
gostaria de saber qual a relação dos sub com as tops, por exemplo eu tenho duas caixas ativas 500 watts e vou comprar um sub grave, mas de quantos watts tem que ser o sub?
 
gostaria de saber qual a relação dos sub com as tops, por exemplo eu tenho duas caixas ativas 500 watts e vou comprar um sub grave, mas de quantos watts tem que ser o sub?

Geralmente os watts são maiores nos subs mas não é regra

Você pode usar a relação de caixas altas para subs conforme preferir por ex: 1x1, 1x2, 2x1, etc...

Os fabricantes costumam ter subs de mesma linha da caixa alta e você também pode usar fabricantes diferentes se for o caso
 
....boa noite pessoal, embora estejam interligados de alguma maneira grave e sub graves não são as mesmas coisas cada um trabalha em uma frequencia diferente geralmente os sub graves respondem abaixo de 100 hz e os graves a partir de 100 hz nos sub graves a onda sonora é maior que a onda do grave e o motivo de não se ouvir o sub e somente senti lo é porque o ouvido humano tem uma deficiencia natural em ouvir abaixo de 60 hz então sentimos somente o deslocamento da onda sonora...isso é simples mas se torna muito complicado quando acoplamos outras frequencias para formar um conjunto harmonico, onde tem que se observar tempo de resposta, fase, frequencia de corte e mil coisas que podem aparecer kkkk
 
Back
Topo