Diferença entre UR2/Beta58 e PGX24/Beta58

G

Guest

Guest
Olá pessoal.
Não encontrei nenhum tópico, nenhum registro na internet, nada acerca desse assunto (diretamente falando): qual a diferença entre os sistemas UR2/Beta58 e PGX24/Beta58?

- A sonoridade é a mesma?
- Há uma pequena diferença na parte inferior do corpo do UR2/Beta58. O que é esse "prolongamento"?
- O receptor é somente para um microfone?
- É possível colocar, por exemplo, um PGX24/Beta58 no púlpito e um outro idêntico para o ministro de louvor?
- Por que a diferença gritante de preço?

Grande abraço a todos.
Se alguém já tiver feito essa pergunta anteriormente, perdoem-me pela ignorância.
Obrigado, desde já.
God bless you all.
 
Td blz?

Pelo q pude notar, o PGX2 é um transmissor mais simples, enquanto o UR2 tem mais recursos. Os microfones são iguais, só muda mesmo o transmissor.

Por exemplo, o PGX2 tem alcance menor q o UR2 (~92 m contra ~150 m, respectivamente, em condições típicas de uso); o UR2 tem um controle de ganho mais abrangente, enquanto o PGX2 tem apenas uma atenuação de 10dB (pad -10dB); o UR2 tem um display LCD iluminado, tem uma antena q torna a transmissão mais confiável (por isso ela é mais pronunciada), tem potência de transmissão variável (ñ sei se é ajustável, mas parece q muda conforme a legislação de cada país).

Eu acredito q a sonoridade ñ chegue a mudar, só mesmo a questão da transmissão. O receptor PGX4 é só p/ um microfone - ele tem 2 antenas pq é true diversity. :arrow: EDIT: Conforme correção do usuário AMI Music, o sistema é diversity, e não true diversity. Mais explicações abaixo, no post dele.
Podem sim, ser usados 2 sistemas de mesmo modelo simultaneamente no mesmo ambiente, basta ter cuidado com as frequências, q precisam ser diferentes (me parece q nesses sistemas ela é selecionável).
O UR2 me parece q ñ funciona c/ o PGX4, parece ser voltado aos receptores da linha UHF-R, aparentemente a top da Shure.

*Se tiver alguma correção sobre o q eu falei, fiquem à vontade!

É isso. Qualquer coisa, é só falar.

Só uma dica, q eu acho sempre bom lembrar: seriam mesmo necessários 2 mics sem fio? Talvez no púlpito ñ precise. Claro, essa é uma decisão q cabe a vc e sua igreja, mas o ideal mesmo é usar mics sem fio apenas quando é realmente necessário, pela questão da confiabilidade.


Abraço.

Tailan
 
Amigo, são 90 frequências, dá pra usar bem mais do que somente dois sistemas...
 
Rodolfo, bem vindo ao SomAoVivo.

O TSA já lhe explicou bem. São dois bons sistemas, mas um é o TOP de linha e o outro não (apesar de muito bom).

Como no mercado de carros (um Fusion e um Fiesta, um Celta e um Vectra, um Gol e um Passat, etc), as diferenças vão ficar nos recursos disponíveis. Ambos vão te levar onde você quer ir, só que um com muito mais conforto que outro. Entretanto, o preço acompanha o conforto.

Em relação a sonoridade, se as cápsulas são as mesas (BETA com BETA), não há diferença. Coisa interessante, não? Mesma sonoridade e preços bbbeemmm diferentes...

Um abraço,

Fernando
 
Olá Rodolfo,

São sistemas bem diferentes.

O sistema sem-fio PGX é um sistema semi-profissional para uso em ambientes pequenos e médios.

O UR2 é o transmissor do sistema UHF-R, sistema sem-fio top-de-linha da Shure.

Embora que existe a possibilidade de utilizar algumas das mesmas cápsulas nos dois sistemas, a sonoridade não é igual. A reposta do UHF-R é bem maior/melhor que a resposta do PGX.

PF, não esquece que a resposta de um sistema sem-fio não é limitada pela cápsula e sim pelo transmissor. Ou seja, se vc tem uma cápsula no seu tranmissor sem-fio que responde de 20 - 20.000 Hz e o tranmissor responde de 45 - 15.000 Hz (que é o máximo possivel com o sistema PGX), a sua resposta vai ser de apenas 45 - 15.000 Hz.

Além da grande diferença na sonoridade, o sistema UHF-R é True Diversity, possui mais ganho, tem mais potência de transmissão, tem LCD no transmissor, a carcassa é feito de metal (e não plástico como o PGX), tem conectores profissionais BNC para as antennas, possui controles no transmissor, tem mais opções de cápsulas, possui mais freq's selecionáveis e vc consegue trabalhar com muitos mais sistemas simultaneamente com o UHF-R do que com o PGX (até 40 no máximo no UHF-R).

Só uma correção de um comentário acima, o sistema sem-fio PGX não é True Diversity, é apenas Diversity. A diferença é o seguinte, um sistema "True Diversity" tem dois receptores individuais dentro do receptáculo de recepção. Quando o sistema é True Diversity, ele seleciona o receptor que possui a melhor recepção entre os dois receptores, garantindo uma transmissão superior e mais segura. Todo sistema mais "top" é True Diversity. Quando um sistema é Diversity (como o PGX) ele tem duas antennas que conectam separadamente ao mesmo receptor unico. Ele seleciona o melhor sinal entre as duas antennas (já bem melhor que um sistema que tem apenas duas antennas se conectando internamente que aí vão para o receptor), porém, não é tão bom quanto um sistema True Diversity.

Outro detalhe, o sistema PGX tem 90 freq's selecionáveis...porém, destes 90 freq’s selecionáveis vc consegue utilizar no máximo 4-8 sistemas simultaneamente no Brasil, dependendo da sua localização no pais. Então, vc pode usar mais que um sistema simultaneamente se quiser, mas precisa de um transmissor para cada receptor. Vc não pode utilizar dois transmissores com o mesmo receptor pois vão dar intereferência entre si. É necessário ter sistemas sem-fio completos individuais.

Abs
 
Muito interessante essa parte que diz que a resposta depende do transmissor, realmente faz sentido...Vivendo e aprendendo.
 
A série UHF-R veio para substituir a antiga série U2 (a Rede Globo ainda usa muitos Shure U2, mas aos poucos está trocando para UHF-R) esses sistemas são altamente confiáveis, em shows de grandes bandas são os mais usados, pois tem uma transmissão extremamente confiável (por isso também são muito usados por grandes redes de televisão) contudo eu ja vi algumas vezes os microfones da Globo falhando, inclusive na última final do BBB, o shure u2 que o Pedro Bial estava usando falhou por 2 minutos e teve que ser trocado


São sistemas beeemmm caros

estive cotando na internet um sistema UHF-R tá custando R$ 10.999

Meu sonho é ter um sistema U2 ou UHF-R lá na igreja, particularmente gosto mais do design da série U2 (sim, prefiro o microfone mais clássico, sem as curvas e com a anteninha embaixo, mas o visual da série UHF-R também ficou muito legal)

Os receptores TOP da shure são gerenciáveis por computador, e no caso de ter muitos sistemas, pode-se comprar um acessório que liga vários receptores em uma antena só


uhr.jpg


UHF-R

u2.jpg


U2

Uma pergunta, alguém já usou as cápsulas KSM-9, tem muita gente que ta usando agora, elas só estão disponíveis nos sistemas TOP da Shure.


Abraço
Rodrigo
 
Olá Digosoul,

O sistema original da UHF-R teve algumas falhas no lançamento. Deu erros em alguns eventos bem famosos como o Halftime Show do Superbowl, no Show de inauguração do novo turnê dos Rolling Stones, no show de inauguração do novo turnê da U2 e diversas vezes no programa de televisão American Idol.

Devido a estas falhas em lugares bem visados, o sistema ficou conhecida como um sistema "não confiável." Inclusive, o U2 e os Rolling Stones voltaram a usar o sistema precursor.

Desde então a Shure tem corrigido estes erros originais. É possivel que as falhas que vc viu na Globo foram com mics deste lot original. É sempre bom ter certeza que vc esta comprando um dos mics mais recentes se for adquirir este sistema. Os novos sistemas corrigidos são excelentes e funcionam muito bem.

Quanto a broadcast, eu não diria que a Shure é muito forte pois fora do Brasil, a Shure nem fica entre os top três em termos de broadcast. Nos palcos pelo outro lado, a Shure realmente tem uma presença bem forte.

Abs
 
Muito obrigado, pessoal!
Acabei de chegar no fórum e minha dúvida foi muito bem respondida!
Parabéns pelo fórum, galera!

Quanto a sonoridade, isso realmente é bastante engraçado... os dois terem a diferença gritante de preço e a sonoridade ser basicamente a mesma. Ontem, estava assistindo a Rit TV e vi, num show, uma cantora (acho que Cristina Mel) usando o PGX24. Só não sei se era o SM58 ou o Beta 58. Vi também um desses UHF-R Beta 58 num programa da TV Câmara. Infelizmente não pude verificar a sonoridade, porque ambos os canais têm uma resposta sonora péssima.


Grande abraço, Deus abençoe vocês!
 
Ah, só mais uma pergunta...
Eu tenho aqui, dois sites (um aqui no BR e outro nos EUA), com preçs bastaaaante contrastantes do PGX24/Beta58.

* Na PlayTech: R$ 2.980,00
* Na GuitarCenter: US$ 449,00 ~ R$ 985,10

- Vale a pena comprar nos EUA?
- Se eu trouxer 1 microfone, corre risco da fiscalização pedir pra que eu pague impostos, aumentando o preço?
 
rodolfoc disse:
Ah, só mais uma pergunta...
Eu tenho aqui, dois sites (um aqui no BR e outro nos EUA), com preçs bastaaaante contrastantes do PGX24/Beta58.

* Na PlayTech: R$ 2.980,00
* Na GuitarCenter: US$ 449,00 ~ R$ 985,10

- Vale a pena comprar nos EUA?
- Se eu trouxer 1 microfone, corre risco da fiscalização pedir pra que eu pague impostos, aumentando o preço?

Em relação ao preço do Brasil e dos EUA não se pode comparar diretamente pois o valor que voce citou é sem imposto, pra saber +/- o preço de um produto dos EUA nos Brasil multiplique por 3 e vai ter o valor médio.

Se voce vier aqui pros EUA e voltar ao Brasil voce tem direito de levar legalmente na sua bagagem qualquer coisa no valor máximo de US$500, acima disso voce paga imposto.
 
Olá Rodolfo,

Desculpe se não fui claro, mas, o que eu queria dizer é que, embora que os dois sistemas podem possuir a mesma cápsula...a sonoridade do UHF-R é bem superior.

Abs
 
AMI Music,

Embora que existe a possibilidade de utilizar algumas das mesmas cápsulas nos dois sistemas, a sonoridade não é igual. A reposta do UHF-R é bem maior/melhor que a resposta do PGX.

Tecnicamente, você está correto. O desempenho da cápsula está fortemente atrelado ao desempenho do transmissor.

É a história dos elos de uma corrente. A resistência da corrente é dada pelo seu elo mais fraco, não o mais forte. Assim, que adianta ter uma cápsula 50-15.000Hz se o transmissor só passa 100-10.000Hz?

E não só resposta de frequência. Temos no sistema sem fio o circuito de transmissão, compressão, limitação, etc e tal, tudo isto influencia no resultado e consequentemente na sonoridade.

Entretanto, daí a dizer que um sistema é BEM MAIOR/MELHOR que o outro eu acredito ser exagero. Deve sim ser melhor, mas uma diferença tão pequena que, para a maioria dos ouvidos, é praticamente imperceptível.

Digo isto porque eu uso Shure T4 com SM-58, VHF, um sistema bem antigo, e os mics falam tão bem quanto em um com fio (que seria nossa base de comparação em termos de qualidade de cápsula). Também tenho um T4N UHF com Beta58, não deve em nada a um Beta58 com fio.

Pelo menos não no meu ouvido. Tudo bem que um está estourado, mas o outro funciona bem. Em PA, não sinto diferença alguma. Talvez em estúdio seja diferente...

Mas alguém vai pensar... um sistema custa R$ 2.500,00, outro custa R$ 10.000,00. Se a diferença não é em sonoridade, onde é?

A diferença, neste caso, eu acredito que fica no sistema de transmissão, em alcance, número de frequências e consequente sistemas que podem ser utilizados em conjunto, na provável (não sei se tem, deve ter) possibilidade de monitorar diversos aspectos via computador, etc e etc.

Mas gastar 4x mais por dois sistemas que, no final das contas vão lhe dar praticamente a mesma sonoridade, é para profissionais mesmo!

Entretanto...

falo isto por que a minha referência é esta: comparar o sem fio com o com fio de mesma cápsula, e sempre som de PA. Talvez a sua referência seja outra (um "pouquinho" melhor hehehe), então realmente, para um ouvido treinado e experimentado, as sonoridades sejam bem diferentes.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Fernando,

Putz cara, neste caso preciso discordar...acho a diferença na sonoridade gritante...não apenas entre o UHF-R e o PGX, mas também entre o SM58 com fio vs. o TV58...mas, como vc disse, vc testa em um sistema de PA...então, antes de mais nada, eu perguntaria qual é o seu sistema de PA?

Um dos maiores problemas que eu encontro quando faço demonstrações da AT em lojas é o sistema de PA que eles montam para efetuar os testes...a sonoridade de um microfone é dependente não apenas do mic, mas também da mesa, dos cabos e do sistema de PA...quanto melhor o sistema, fica mais facil em escutar as diferenças entre os mics...quanto pior o sistema, os mics ficam com uma sonoridade mais similar pois são limitados pela resposta do sistema...

Abs
 
Ah... tá explicado...

neste caso preciso discordar...acho a diferença na sonoridade gritante...

Um dos maiores problemas que eu encontro quando faço demonstrações da AT em lojas é o sistema de PA que eles montam para efetuar os testes...a sonoridade de um microfone é dependente não apenas do mic, mas também da mesa, dos cabos e do sistema de PA..

Isto! Você testa em Bose, então dá para perceber as diferenças mínimas. Nas lojas, você enfrenta a mesmíssima dificuldade que eu falei: na maioria destes sistemas, a qualidade geral é inferior (obs: não estou falando em ruim), logo as diferenças são menores.

Isso me lembra uma certa "decepção" que tive. Comprei um NX-8 JTS (cópia do Shure Beta58) na Torau. Em uma Soundcraft com caixas Nexus, eu fiquei com a voz do Cid Moreira. Quando cheguei na igreja e fui testar na Behringer com caixas Yorkville (boas, canadenses), o som ficou bonzinho apenas. Só voltou a mostrar a qualidade na Mackie.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
eu fiquei com a voz do Cid Moreira.

:D E ao chegar na Behringer vc ñ falou "E agora, Mister U*?", não?? Hehehehe!!!

Desculpa aê, ñ resisti...


*U de Uli Behringer, fundador da Behringer.


Abração.

Tailan
 
Não, não fiquei com vontade de falar com o "Mister U" não.

A diferença de preço do som onde testei e o som da minha igreja é de mais um zero, não dá para comparar. Coisa de 10.000,00 contra 100.000,00

Mas mesmo na minha igreja, o NX-8 é um baita mic. Eu só não fico com voz de Cid Moreira.

Um abraço,

Fernando
 
Mas vc entendeu a piada, certo?? Lembra daqueles tempos de Cid Moreira e Mister M (o ilusionista) no Fantástico??

E desculpa aê se vc tiver entendido direito, é q eu ñ entendi se vc entendeu. Entendeu? :)



Abraço.

Tailan
 
Back
Topo