Diferença nos gráficos das rcf

biritonio

Member
Saberiam me dizer por que o gráfico de resposta da frequência entre caixas rcf são tão diferentes?

Se colar o gráfico de uma em cima da outra verão que não bate, a linha de uma passa lá em cima a outra lá em baixo.

goto.JPG aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.JPG
 
São diferentes porque você esta comparando caixas diferentes. A diferença na sensibilidade (eixo Y) é grande, nas duas comparações, porem se descartar isso (pois são caixas com propostas diferentes), vai perceber que as 4 tem respostas planas.
 
Pelo que me consta, quem segue a linha de 100db tem resposta plana e acima da linha significa... qualidade extrao_O
1. Nivel de pressão sonora não deve ser associado com a "qualidade". Somente quantidade relativa de pressão sonora.
2. A diferença esta absolutamente dentro de variações dentro da linha de modelos diferentes com construção e tamanho diferente.
Esta mostrando uma resposta de cada modelo da caixa de forma "nativa" com normalização . Inclusive bate bem com dados de manual em relacao de diferença de pressão sonora e resposta das frequências.
Se fossem gráficos de SPL max (com atuação de processamento e limitadores) a diferença geral seria uns 3-6 dB. Como as sensibilidades são diferentes no nível "referencial" (não sabemos que nível esse mas acredito que seria próximo de nível característico de sensibilidade - 1W/1m , por exemplo) - os gráficos mostram diferença maior que 3(!) decibéis da SPL max declarados no manual.
 
Bom eu apenas suspeitava que uma linha a cima na resposta aliada à uma resposta plana significava qualidade, a evox está uma linha abaixo e tem qualidade também, mas em foruns gringos encontrei um usuário da rcf relatando que esta caixa (art 425a) torna o áudio extremamente detalhado e definido a ponto de expor a má qualidade de músicas baixadas em mp3 ou entregar semitonadas de um cantor de pouca técnica. Seria o efeito da força do driver de 2,5 ? Quanto maior o diâmetro do driver maior a definição?
 
Nao amigo
Bom eu apenas suspeitava que uma linha a cima na resposta aliada à uma resposta plana significava qualidade ..
Imaginei.Mas a realidade manda outra coisa : a qualidade deve ser associada com conjunto das características como resposta de frequencias, comportamento de fase , transiencias e outras. Nivel de sinal so deve ser considerado em função de relação sinal/ruido e distorções (afinal , Voce pode aumentar um pouco volume , nao 'e ?;) ).
Seria o efeito da força do driver de 2,5 ?
"Forca de driver" não ajuda.Agora frequência de corte do conjunto de duas vias pode ajudar sim já que woofer não entra na região onde resposta dele não fica tao "bonita". De forma geral , não gosto quando engenharia de caixa de som prevê divisão da faixa de "frequências de presença" (1..3 kHz) entre falantes diferentes.
Quanto maior o diâmetro do driver maior a definição?
Existem limites : físicos , mecânicos e acústicos.
Maior diâmetro = maior peso , menor transiencia , aumento de efeito de Doppler e etc , etc.
Então , diria que não. A definição vai ser ultima coisa (se tiver) que Voce tera como beneficio de aumento de tamanho.So tamanho. Teria que mudar outras coisas (construção , material de suspensão e membrana , configuração de ímã , etc)
Abcrs,
andry110
 
Back
Topo