Vamos la..
Sabendo-se, que a uma diferença de potencial entre os circuitos (ddp), pois corrente que passa pelo terra é menor do que a que passa pelo neutro, então teríamos:
Exemplo: vamos analisar um chuveiro.. que tenha Fase, Neutro e Terra.. se o terra romper, você pode levar um pequeno choque, o suficiente para te assustar.. agora se neste caso o que se romper for o Neutro, com certeza por causar a morte de alguém..
O que isso quer nos dizer.. se em uma ligação você tem Fase/Neutro, esta está correta, exemplo: 127v – corrente passa pelo neutro.
Se em uma ligação você tem Fase/Terra, não tem por onde a corrente passar, e sim pode haver uma descarga.
Agora para 220v o correto é ter Fase/Fase e Terra, isso para evitar sobre carga, e caso ocorra ela será descarregada no Terra, mas se por ventura no lugar no Terra for o Neutro, haverá uma corrente a mais no circuito, que pode ocorrer a descarga elétrica, e essa não tem por onde sair, causando assim o choque.
Então concluindo.. podemos notar em qualquer rede elétrica, com 3 pinos ou 2 pinos que ambas as ligações depende da gerenciadora (fornecedor), em caso de certas cidades do Brasil, que se usa 127+127 = 220v ou 220+neutro = 220v, ambas estão correta. Mas se neste casos o usuários pude colocar um terceiro pino o Terra, ele se garantira mais, a não tomar choque.
E nunca, nunca se deve usar o Neutro como terra.
Casos em que se toma choque ao tocar no aparelho.. isso ocorre porque em determinado ponto da instalação elétrica alguém inverteu a fase com o neutro.
[]'s.