Distribuição de volume nos fones

danielp

New Member
Galera bom dia, confesso que estou um pouco angustiado, pois essa semana fizemos a troca do som de nossa igreja, já já postarei as fotos, porém fico com medo pois os músicos parecem que não gostaram muito dos fones, é claro que não demos o retoque final na questão de volume dos fones, até pq não tenho pratica com fones, e já vi algumas igrejas em que o sistema de fones não deu certo, gostaria de saber se aqueles que já trabalham com esse sistema tem alguma dica? ou como vcs passam o som com os músicos fico no aguardo, para tentar diminuir está minha preocupação, um grande abraço.
Daniel Pereira.
 
Bom dia Daniel,

A implantação de fones muda muito a dinâmica de trabalho entre músico e operador de som....

Creio que o primeiro passo seja explicar aos músicos como funciona o novo equipamento e quais as possibilidades que ele gera (seja na questão de volume individual, equalização no próprio powerplay, etc)... Mesmo que nos próprios fones, o músico gosta de ter um certo 'poder' nas mãos...

Em segundo lugar, junte todos os músicos (preferêncialmente antes do ensaio geral começar) para fazer a primeira passagem de volumes... nós fizemos da seguinte forma:

1 - o músico toca sozinho, estabelecendo um volume confortável para ele...
2 - um a um, começamos a inserir os demais instrumentos na via de retorno do músico
3 - com a banda tocando por completo, vamos limando ou aumentando os instrumentos de acordo com a necessidade do músico.
4 - no ensaio geral, estabelecer quais vozes os músicos querem ouvir (normalmente ministro e solistas)

Tendo esta primeira passagem, as próximas ficam mais fáceis, e podem ser feitas no próprio ensaio....

Creio que dessa forma, aos poucos vá se quebrando esta barreira criada contra os fones.

Ah, é bom também sugerir aos músicos formas de melhorar seus sets, pedais que simulem amps, por exemplo... ou pra um músico mais exigente, um fone diferenciado....

Enfim, espero ter ajudado.

Fica na paz.
 
hehehe, já passei por isso tb (como instrumentista e operador) é chato né, fazemos todo um investimento e o resultado num priomeiro momento não sai como haviamos pensado.
Uma das maiores dificudades do musico usando fone, é que não terá o efeito da ambiencia mascarando erros... normalmente o musico está acostumado a ouvir o barulho e não o som do instrumento.

Quando o sistema é implantado com o apoio dos musicos é mais tranquilo, que eles mesmo se dispõe a reaprender a usar o sistema.

Eu usava esse esquema que o Thiago descreveu ai em cima, a única coisa que eu pedia era pra que na passagem do som eles executassem uma musica com a dinamica bem alternada, pra eles semtirem no fone a diferença. e a regulagem do ensaio sempre era diferente da passagem do som..
Vc vai ver que é normal tb na passagem do som o musico falar que o som está bom, mas na hora da execução reclamar que está baixo, um instrumento sumir no fone dele (quando vc for testar o som está saindo).

Mas com pouco tempo vc pega os macetes de cada musico, ai é só alegria!!!
 
Temos o sistema de fones tambem aqui em minha igreja.
O negocio é a comunicação com os instrumentistas, dialogo para estabelecer confiança dele em você
e no mais com o tempo você se acostuma e vai conhecendo cada instrumentista e sua
respectiva mix.
 
A 3 meses implantamos a monitoração por fone em nossa igreja passei pela mesma situação que o danielp
esta passando! Sempre fiz da formar que o nosso amigo thiago vallera disse, mas mesmo fazendo isso

encontrei resistência por parte de alguns músicos, quer disser ainda encontro alguns não usam de jeito
nenhum chego na igreja cedo deixo tudo pronto coloco o porta pro no pedestal e nada, não usam!

Cheguei a conclusão que não adianta obrigar eles a usarem, depois de passar muita raiva com essa situação
chamei o Pastor pra conversar e expliquei a ele disse que alguns musicos não quer usar, antes de comprar os

fones expliquei pro pastor que seria melhor para igreja pois os musicos sempre pediam mais volume e acabava
ficando muito alto o som dentro da igreja, que com a implantação dos fones o volume ia diminuir e a igreja e os

vizinhos iam agradecer! Ele concordou e agora depois do investimento alguns não querem usar, falei com o Pastor
que quem não usar não adianta pedir para aumentar o volume na caixa pois eu não iam colocar!

Neste final de semana em nossa igreja teve uma congresso sabado e domingo nos dois dias vieram grupos de louvor
de outras igrejas, quando eles chegaram mais cedo uma hora antes do culto começar para passarem o som e viram

que na igreja tinhamos os porta pro ficaram maravilhado foram só elogios ambus os grupos apos o final do culto elogiaram
hoje conversando com o Pastor, ele me disse que um rapaz veio perguntar quando custavam cada fone!

Eu fiquei pensando depois alguns musicos da nossa igreja não da valor com o esforço que a igreja faz pra eles
tem que vim alguém de fora pra dar valor!
 
Se peca muito na implementação de fones de ouvido quando se quer fazer um P.A. no ouvido do músico!!!

Se você perguntar ao músico oque ele quer no seu retorno de ouvido a resposta vai ser "um pouquinho de tudo" aí que reside o erro! O fone de ouvido adequado para uso como retorno auricular é do tipo aberto como os da marca Koss modelo Portapro, esses permitem que o músico além de ter o retorno no seu fone também perceba copm bastante clareza oque está acontecendo em sua volta.

Então oque deve ir no fone do músico?? Apenas o mínimo necessário para ele executar seu instrumento, se é o basista, seja tecladista violonista ou guitarrista, mas sendo oque conduz a base da banda ele deve ouvir a voz principal dos vocais (se preciso um pouco dos backs mas bem pouco), e seu próprio instrumento, o over da bateria normalmente ele consegue ouvir do vazamento da própria bateria ou do P.A..
os demais músicos devem receber um sinal da base, e seu próprio instrumento, além de um cheirinho da voz principal, diferencial apenas para o contrabaixista que se possível deve receber o sinal do bumbo da bateria...

Resumindo quanto mais sinais você insertar no fone do músico mais dificuldade ele vai ter de se ouvir, outro detalhe é que se deve evitar mixer estéreos muito exagerados, o ideal é que oque chegue em um ouvido também chegue no outro, eu tenho o costume de mesmo usando os retornos auriculares manter ainda os amplis só que com volumes bem mais baixos, para somente quando todos estiverem bem ambientados se preciso eliminar mantendo tudo emlinha no P.A.
 
O Arley falou tudo!

Os músicos que não são acostumados a fone sempre vão sugerir um pouquinho de cada instrumento no fone...
Cabe ao operador ir monitorando as vias, para encontrar um ponto de equilíbrio.

Com o tempo, você se acostuma aos 'gostos' e 'necessidades' de cada músico.
 
Back
Topo