Diversos Problemas

mateus.dias

New Member
Queridos Irmãos e Amigos!

Bom, estou precisando resolver várias questões e gostaria de contar com a ajuda de vocês, opiniões e o palpites.

1 - Monitoração por Fones

Pretendemos colocar monitoração por fones na igreja.

Na igreja temos uma mesa da da Yamaha MG 32/14 FX (Ela tem 6 auxiliares, na verdade 2 usados para Efeitos no Pós-fader). Segundo um especialista de Som que visitou a Igreja (Onésimo), deveriamos ter uma mesa com 8 auxiliares para ligar em cada um deles, o seguinte setup (não necessariamente nessa ordem): Aux 1: Ministro/Pastor (monitor de chão), Aux 2: Vocais, Aux 3: Teclado, Aux 4: Violão, Aux 5: Guitarra, Aux 6: Bateria. Bom queridos, daí, ficaríamos sem efeito na mesa, o que para nós faria uma diferença enorme. Então esse profissional recomendou que trocássemos de mesa. Já ouvi falar em setups que usam mesas menores para monitoração de fones. Um esquema de "mesa monitora", um esquema de "Split" mas não sei como funciona. Na igreja temos outra mesa Mackie de 16 canais, que é usada somente para evento externo e, talvez pudéssemos economizar.

Outra questão relacionada a monitoração por fones é: Se tivermos que controlar isso na mesa, acho terrível, o ideal era cada músico controlar a quantidade que ele quer ouvir de cada instrumento ou voz, individualmente... Porque se cada músico for pedir no seu fone o que ele quer ouvir, estaremos perdidos. Tem cada músico surdo que você nem faz ideia.


2 - Suporte para monitores de palco

Pessoal, um irmão da igreja doou caixas da SoundBox, que são excelentes em qualidade sonora, porém como são caixas versáteis deste modelo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundboxbrasil.com.br/produtos/linha-master/">http://www.soundboxbrasil.com.br/produtos/linha-master/</a><!-- m --> com falante de 12, são excelentes. Porém, elas não dão uma inclinação boa para os vocalistas, o falante fica posicionado quase 90 graus em relação ao chão. Precisaria abrir mais o ângulo. Fazer um suporte que fosse parafusado, ficaria esteticamente feio e, quando necessário para usar em eventos externos, não daria tão certo.

Outra coisa é: o suporte tem que ter uma traseira vazada, para poder passar os cabos com uma certa folga do chão (que ficam na traseira da caixa).

Vocês já passaram por coisa parecida? Poderiam compartilhar a solução?

Bom pessoal, por enquanto é isto.

Um grande abraço a todos vocês!

Mateus
 
Mateus,
Se a outra mesa lhe atender, você pode sim usar para o monitor, só vai precisar de um multicabo splitado e uma pessoa para operar a mesa de monitor.
Para que cada musico monte sua própria mix, você vai precisar de vários deste <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/EN/Products/P16-M.aspx">http://www.behringer.com/EN/Products/P16-M.aspx</a><!-- m --> que funciona em conjunto com este <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/EN/Products/P16-I.aspx">http://www.behringer.com/EN/Products/P16-I.aspx</a><!-- m -->

Qto a inclinação da caixa, nada que isto não resolva <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.diskmadeiras.com.br/admin/img_item/media/foto_1_101.jpg">http://www.diskmadeiras.com.br/admin/im ... _1_101.jpg</a><!-- m --> , tem de diversos tamanhos é só escolher um que lhe dê a inclinação desejada, e só queem está de frente para caixa vai vê-lo.
 
A situação ideal sempre é com o máximo de controle possível, mas com 4 auxiliares você dá conta perfeitamente.
Basta juntar alguns instrumentos em um único auxiliar. Bateria e guitarra, por exemplo que não interferem diretamente um no outro.
Violão e voz também podem compartilhar sem problemas... Veja as combinações convenientes e que agradem o pessoal também.
Dessa forma acho que você resolve seu problema sem mais equipamentos, só configuração...
 
olá mateus
voce tem a rack audio aí em campinas

essa sua mesa da yamaha da pra fazer o que pretende, pois apenas em alguns canais voce utiliza efeito e tem a opção de ativar a via 5 e 6 em outros.
não precisa de mais mesa.

recomendação de auxiliares, pra nós tecnicos, se a mesa tiver 32 aux, ta ótimo, porem vamos trabalhar com o que tem.

pra ganhar mais uma via, no caso a via 3, coloca esse teclado numa caixa ativa de monitor e depois vem pra mesa.

coloque esse violão num cubo.

pelo que eu lí no seu texto
tive a impressão que a profissão de tecnico de monitor é terrivel
pois é isso que agente faz: controla o mix dos fones de ouvido para o musico
como é que adivinhou? haha

o ideal é o monitor de palco no chão, porem voce pode fazer um side fill L e R no fly bem fletado.

mensagem_musicos.jpg
 
Leal, eu achei nesse site pra vender, mas talvez não seja uma venda oficial.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.americanmusical.com/Item--i-BEH-P16M-LIST">http://www.americanmusical.com/Item--i-BEH-P16M-LIST</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.americanmusical.com/Item--i-BEH-P16I-LIST">http://www.americanmusical.com/Item--i-BEH-P16I-LIST</a><!-- m -->
 
Heitor ainda não usei nenhum dos dois.
As diferençãs são: Qualidade, Durabilidade (por dedução) e o da Behringer dá para usar com mesas analógicas enquanto o Avion se não me angano só com mesa digital.
Quando e se comerçar a comercialização oficial pretendo pegar essa da Beh
 
David Fernandes disse:
mateus.dias disse:
... Na igreja temos outra mesa Mackie de 16 canais, que é usada somente para evento externo e, talvez pudéssemos economizar.

Qual Mackie vc tem e com quantos auxiliares?

[]'s

David, temos uma CFX 16 com 4 Auxiliares, mas acredito que só duas funcionam no pré fader.
Não sei como resolver isto. Poderia me dar uma força me explicando como poderia conectar as coisas?

A Yamaha 32, tem no total 6 auxiliares, porém, duas são pós-fader, o que não é legal para monitoração (só funcionariam com o fader em uso). Daí ouvi a galera falar de usar outra mesa como monitora. (Temos multicabos separados de palco, o que poderia dar certo segundo alguns colegas).

Abraços,
Mateus
 
Mateus.

Prá começar, vc vai precisar de um multicabo splitado:

multicabo_splitado.gif


Vc tem uma banheira, onde vc pluga os mics e instrumentos, e duas medusas. Uma vc conecta à mesa de palco e a outra na mesa de PA. Um detalhe importante é lembrar, se for usar phantom power, de ligá-lo apenas em uma das mesas.

Não vou me preocupar com o PA, apenas com o monitor. Vamos lá:

  1. As mandadas auxiliares podem ser alternadas entre PRÉ ou PÓS fader. As mandadas EFX são PÓS fader e não podem ser mudadas. A opção que vc tem é enviar a mesa para um técnico em eletrônica e pedir a ele que transforme as mandadas PÓS em PRÉ fader. Se isso não for viável, vc terá de aprender a fazer monitor usando mandadas PÓS fader.
  2. Vamos aproveitar a saída MAIN da CFX16 para fazer os monitores. Vc pode fazer isso em duas vias usando o PAN dos canais de entrada. Por exemplo: canal L para o Pastor, canal R para os backs. Para o que vc quiser enviar aos dois monitores, deixe o PAN no centro; o que for só para o Pastor, ponha o PAN todo à esquerda; o que for só para os backs, PAN todo à direita.
  3. Para os músicos, use as mandadas AUX e EFX. Exemplo: AUX 1 - Baixo, AUX 2 - Guitarra, AUX 3 - Violão, AUX 4 - Teclado. Estas mandadas são enviadas para as entradas dos canais do amplificador de fones. Para a monitoração da bateria, use a saída UTILITY OUT, que é cópia do L&R e pós-fader, mas o volume desta saída é independente do L&R. Esta saída pode ser enviada para um monitor ou para o amp de fones.

Vê se ajuda.

[]'s
 
Hm David,

Entendi e não entendi heheheheh.

Me perdoe irmão, ainda estou aprendendo.

Na igreja temos duas meduas, uma na direita do palco e outra na esquerda (são multicabos separados) e chegam ambos na housemix. Isto não atende? Podemos colocar a mesa monitora na house mix para fazer um teste...

Não entendi como fazer as conexões na CFX. O que devo ligar e onde. Poderia me dar mais essa força?

Abraços,

Mateus
 
Back
Topo