Divisor Passivo.

José Claudionei

Quando falei eu estava embasado,,,pois vamos lá
1ª ordem
graves= bobina em série
médio = bobina e um capacitor em série
agudo = capacitor em série

2ª ordem, pode ser BW ou LR
graves = bobina em série e capacitor em paralelo.
médio = bobina em série, capacitor em paralelo = capacitor em série, bobina em paralelo
agudo = capacitor em série e bobina em paralelo

pode ainda colocar os resistores em série tanto para o driver e para o twiter
ou pode ser feito em L-PAD um resistor ligado em série e outro em paralelo.

tem ainda os de 3ª e o 4ª ordem.

os filtros podem ser Butterword ou BW, que pode ser 1ª, 2ª, 3ª, 4ª ordem
os Linkwitz-Riley ou L-R, que só podem ser aos pares, ou seja 2ª, 4ª e 6ª ordem

Coloquei um desenho tosco para dar uma ideia...rs.rs.rs.


portanto,um divisor de 2ª ordem de 3 vias sem 4 bobinas e no minimo 4 capacitores nunca será de 2ª ordem.....certo.
Quanto a decidir se será BW ou L-R, vai depender da combinação de capacitores e indutores (bobinas) se quiser fazer não é muito dificil, apenas chatinho, pois tem que calcular apenas. Existe formulas na Net, ou baixar calculadoras.
 

Attachments

  • divisor 2ª ordem.png
    divisor 2ª ordem.png
    114.8 KB · Visitas: 24
Qual seria o projeto ideal para um drive dti, um alto falante 10 polegadas, 1 divisor e gabinete me indicaram esta caixa em uma loja mais não conheço a marca e modelo.
http://datrel.com.br/nossos-produtos/sl200-p
 
Heriberto,

Não entendi o seu desenho, kkk! Parece-me que está diferente daquilo que escreveu..

Paulo Cesar,

Não entendi a sua pergunta. Não conheço as caixas dessa marca, você tem que ver as especificações dela. Recomendei aquele modelo da 4vias por causa do preço da caixa, por supor que a mesma esteja sintonizada adequadamente e por causa dos componentes dela também, falante da Snake...Por causa do SPL...
 
Vamos lá Matheus

se voce observar o fio vermelho é o positivo
o fio preto é o negativo
bom, ali está mais ou menos..rs.rs.rs. mas no final é assim mesmo, a bobina é ligada em série e o capacitor em paraleto para as vias de graves
para as vias de médios, ai é uma passa faixas ou seja ele tem uma passa altas e um passa baixa,,,então vamos lá,,,eu acho que aqui eu errei,,,,é um capacitor em série e uma bobina em paralelo, e uma bobina em série e um capacitor em paralelo
a via de alta é um capacitor em série e uma bobina em paralelo

vamos lá seria mais ou menos assim a via de grave o ponte de corte sera 750 hz, e na passa faixa seria uma passa alta com corte em 750hz e um passa baixa em 5000hz,
na via de agudos seria uma passa alta cortando em 5000 Hz, lógico que os cortes não são assim tão precisos.
e o que falei é uma bobina para a via de graves
duas bobinas para via de médios
uma bobina para a via de agudos
um capacitor para a via graves
dois capacitores para a via de médios
um capacitor para a via de agudos
vou tentar localizar um esquema melhor explicado


pronto, consegui um esquema mais profissional,,,não,não pense que fui eu,,,foi o famoso ctrl c e ctrl v..rs.rs.
só apaguei algumas coisas que tinha mais.

[attachment=716]
 

Attachments

  • II divisor 2ª ordem.png
    II divisor 2ª ordem.png
    212 KB · Visitas: 16
Olá Heriberto,

Desculpe-me, vou olhar a sua figura com mais calma. Como vejo sempre o esquema desse divisor na configuração da figura abaixo, por isso que achei estranho a primeira figura que você anexou.

http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/APCXOver/

3way_xover_zps93213ffa.png
 
se ainda assim desejar, pode fazer um...leia abaixo esse artigo

http://sombox.com.br/caixas-de-som/calculando-os-componentes-do-crossover-pasivo-de-2-e-3-vias/
 
Heriberto,

Na sua primeira figura, para mim no filtro superior, que acredito que seja para o falante, o indutor está em paralelo com o capacitor. Mas vamos esquecer essa figura, rsrs! Não precisamos explicar um ao outro o que é um divisor passivo de 3 vias, rsrs.

Pode não parecer, mas já estudei bastante sobre divisores de frequências, no livro do Vance Dickason, em uma dissertação de mestrado sobre o DivCalc [1], nos artigos da EAM e do Prof. Homero Sette, e em outros papers também da parts express que gosto bastante.

Muito obrigado, mas acredito que já tenho aqui as melhores ferramentas para projetar um excelente divisor DIY, bem mais confiáveis do que esse aplicativo online que vc me passou. Para fazer cálculos simples, gostei bastante do DOSPXO [2] do Robert M. Bullock, um programa escrito em DOS. Vale a pena baixá-lo.

Tenho aqui em casa dois rolos de fio de cobre esmaltado para montar uns indutores, rsrs, só falta tempo para começar executar o projeto e elaborar uma engenhoca para tentar enrolar os fios nos tubos de pvc - porque enrolar à mão é "osso", rsrs.

[1] http://www.linse.ufsc.br/~andre/Manual_DivCalc.pdf
PS: Este link é referente ao manual do DicCalc, um otimizador para divisores passivos. Mas existe uma dissertação de mestrado do mesmo autor a qual vale a pena lê-la também.

[2] http://users.hal-pc.org/~bwhitejr/
 
Eu tenho todos eles..rs.rs.rs.rs.
faz tempo, desde a epoca da audiolist com o EDU
mas sinceramente, eu tentaria uma de duas vias, pois para 3 vias é necessário muita coisa...nesse último que passei, ele tinha uma correção feita para compensar a fase do drive para STW...rs.rs...pense em uma dor de cabeça.
quanto as calculadoras, qualquer uma que baixar, todas elas vão dar diferenças é incrivel, teve uma epoca que eu tinha uma do prof. homero, outra de um site americano, outra do professor paulo albuquerque, mas pense em uma coisa complicada, todos mostravam medidas diferentes..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


tem um programinha de um portugues, chamado calcbob ele é só para calcular a largura, comprimento, e voltas para a bobina...muito bom,,,,mas eu vi uma coisa bem interessante também,,,sabia que a EAM já vende diversas medidas de bobinas,,,,ou seja se voce quiser montar, eles tem bobinas, capacitores, indutores...é só montar

http://eam.com.br/loja/componentes/indutores-fio-16-awg.html
 
Matheus Mendonça disse:
Paulo Cesar,

Continuo achando que vale mais a pena você vender as caixas da Staner do que mexer nelas. Com este orçamento, investiria em duas caixas passivas como estas:

http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=516&dep=1&codigo_categoria=15&tipo_busca=categoria

Para nao mexer na estrutura na caixa, você poderia usar a corneta separada dela.

Sobre a corneta, escolha um modelo que seja recomendado pelo fabricante do driver. Porque cada corneta é projetada para trabalhar em uma dada faixa de frequência. Mesmo com o divisor adequado para o driver vc pode queimá-lo por causa da corneta inapropriada.

Veja no link a seguir os modelos de cornetas recomendando pelo fabricante para o driver d220ti.

http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/dd7b0cf5224cc611fd82d545ec350f8d.pdf

Em relação ao SUB, o seu amplificador vai ter que fornecer para ele no mínimo 600 W ou 960 W RMS, o ideal mesmo seria 1200 W RMS. Caso contrário, esqueça o SUB por enquanto porque o falante e/ou amp irão para o espaço.


Tranquilo José,
Estude sobre Divisores de Frequências com Atenuação que você descobrirá o erro na sua última afirmação.



Gostei da caixa da 4 VIAS vou tentar comprar duas caixas, mandei um e-mail para a 4 vias pedindo informações sobre o divisor utilizado na caixa eles me informaram que é um Nenis DF151. Ai me surgiu uma duvida a caixa só tem divisor para o Ti e para o alto falante não gostaria de entender isso.
 
Heriberto,

Só mencionei este divisor de 3 vias por causa da discussão acima sobre o fato do divisor da Nenis ser de 1ª ou 2ª ordem. Pretendo projetar um divisor para uma caixa de 2 vias composta por um falante Fane SV 12-200 e driver B&C DE 250. Criarei um tópico sobre o projeto desse divisor, mas somente depois de finalizar um outro tópico sobre o alinhamento do sistema de som da minha igreja. Tive que pausá-lo um pouco porque decidi trocar os falantes das nossas caixas de SUB.

Para projetar o divisor de 2 vias, pretendo:
1 - levantar as curvas de impedâncias e SPL de cada via;
2 - projetar um circuito básico para cada via tendo vista o comportamento das curvas medidas;
3 - importar ambas as curvas no lspCAD e mandar este software otimizar o circuito em relação a uma curva alvo (com resposta plana por ex.)
4 - criar o protótipo do divisor e testá-lo nas caixas através das simples medição da curva de SPL e no ouvidômetro também.

Valeu, mas já tenho o calcbob também e alguns indutores prontos feitos pela EAM que eram de um projeto antigo de uma caixa de 3 vias, rsrs!
 
Paulo Cesar,

Em projetos de caixas de 2 vias de baixo custo, pode-se aproveitar o roll-off natural do falante nas altas-frequências e colocar um divisor somente no driver por exemplo. Mas o ideal mesmo é um divisor de 2 vias. Veja com a 4vias, quanto que ficaria essa caixa com o DF372ti. Sempre antes de comprar qualquer caixa é bom vc ouvir o timbre da mesma.
 
Amigo Boa Noite. Sou musico e não tenho o knowhow que vc possui p esse assunto especifico. Tenho 2 caixas 3 vias (Woofer-Corneta-Tweeter) em casa e elas estão muito agudas ou desconfiguradas para uso em voz (minha opinião) e tbem instrumentos (Guita-Violão-Teclado) Provavelmente a divisão é feita c/ capacitores não adequados. Queria colocar um divisor de frequencia IDEAL para deixa-las equalizadas e com pontos de corte perfeitos. Desde que o custo x beneficio valham a pena. Tenho Potencias Cygnus PA1800 e Potencia Wattsom DBS 720, Pre amplificador Cygnus CP 1800, Equalizador Cygnus GE 1800, Mesa De Som 12 Canais Ciclotron Ambw 12 Xdf e Mics Shure UHF e Leson SM58.
Segue kit eqptos hj instalados em cada uma das caixas. Woofer Gambin 15pol 8 ohms 400W RMS (antiguinhos mas funcionando), Driver Corneta Selenium HC 23-25 8 ohms e Super Tweeter Selenium Profissional ST322 50-100W 8 ohms.
Dados Tecnicos Acessorios:
Woofer 15 pol 400W RMS 8 ohms Resp Freq (+- entre 35 e 2000 Hz - Não achei ficha tecn produto net) Freq Min Corte Recomendada (+- 60Hz Não achei inform net) Sensibil +- 99 dB (idem s/ ficha tecn) - Todas informações médias de outros fabricantes de eqptos similares;
Driver Corneta 8ohms Resp Freq@-6dB 1500 a 1500 Hz Sensibilidade c/ drive 1W@m no eixo 106 dB SPL Freq Corte Min Recomendada 600 Hz;
Super Tweeter 50/100W RMS Imp Minima 7,5 ohms @6700 Hz Resp Freq @-10 dB 3500 a 20000 Hz Sensibilidade (2,8-3V @1m) media entre 3 e 10 KHz 105 db SPL Freq Corte Recomendada a 12dB/Oit 8000 Hz
Vc poderia calcular e especificar o Divisor de Frequencia Passivo IDEAL para eu instalar nestas caixas ?? Desde já agredeço a atenção dispensada.
 
Olá Odeir,

Qual o modelo do driver fenólico?

Essa sua caixa tem somente um capacitor em série com o driver (e outro c/ tweeter ) para efetuar os cortes de frequências? Se sim, quais são os valores dos capacitores?

Para calcular esse divisor otimizado, são necessários arquivos de dados (em formato .txt por exemplo) referentes às curvas de resposta de frequência/impedância de cada via. Para isso, teríamos que medir tais respostas com um analisador FFT e, em seguida, exportá-las em arquivos de dados etc.

Neste projeto da Selenium, temos o esquema do divisor de 3 vias da caixa com o tweeter ST322 e driver D250 acoplado à corneta HC-2325. O modelo do falante é diferente do seu. Mas acredito que as sensibilidades de ambos sejam semelhantes.

Projeto_Selenium.png

Faria um teste com um divisor parecido com este. Porém, na via de médios, alteraria o capacitor de valor 22 uF para 10 uF (HPF em 1220 Hz) ou 8 uF (HPF em 1500 Hz). Também alteraria o indutor da via do falante de forma que o corte do LPF de 1ª ou 2 ª ordem Butterworth seja 1220 Hz (1 mH) ou 1500 Hz (este deixo pra você calcular o valor da indutância*). Para o corte em 1500 Hz, já utilizaria um filtro de 2 ª ordem Butterworth na via do woofer.

* https://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/SpeakerCrossover/
 
Back
Topo