LeonardoPRC disse:
Longa história : me interessei muito pelos gabinetes Leacs, e o preço dessa fullrange pronta estava bem convidativo. Adotei então uma estratégia de usar essas caixas com os "brindes" falantes que vem nelas, usar um tempo e depois substituir com transdutores mais potentes e dignos para esses gabinetes e amp.
LeonardoPRC, o caminho usual é projetar a caixa levando em consideração os parâmetros de Thiele Small do AF. Supondo que essa sua caixa foi projetada adequadamente, então, o AF digno para a mesma é o seu original.
O caminho inverso, encontrar o AF ótimo para o gabinete, é mais trabalhoso e, geralmente, faz se necessário sintonizar a caixa novamente, ajustar as dimensões dos dutos...
Para isso, você tem que dominar a teoria de caixas Bass-Reflex, ter algum aparato experimental (nem que seja tosco) para medir a frequência de sintonia da caixa....
Sinceramente, o trabalho que você vai ter para fazer tudo isso e resultado final (bastante incerto) não vai compensar, por isso que sempre recomendamos comprar caixas prontas de empresas que tem experiência comprovada no desenvolvimento de caixas acústicas.
Se a sua PROPOSTA DE PROJETO for para estúdio de ensaios, por exemplo, daria outro fim à essa caixa da Leacs, assim como para o sub. Para a via FULL RANGE, pensaria talvez nesta caixa passiva (já que tem os amplificadores) da Electro-Voice:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653098339-electro-voice-caixa-de-som-monitor-zx190-_JM
Como músico, não seria nada motivante ensaiar em um estúdio com uma caixa de 3 vias contendo driver fenólico e tweeter !
PS: digo aparato tosco quando comparado com os sistemas profissionais de medição mais precisos que chegam custar mais de 10 mil reais, por exemplo.
Bom, por ora é isso e concordo com tudo que o Andry disse e deixo as demais contribuições para ele que é expert nesta área!
Abraços,
Matheus