Dobro da nominal ou musical ?!?!

Prezados,

Em relação a amplificadores, é sempre recomendado o dobro (sub seria quadruplo) da potência do que os transdutores suportam, confere?! Mas esse dobro é da POTÊNCIA NOMINAL ou da PROGRAMAÇÃO MUSICAL?

grato
 
LeonardoPRC disse:
Prezados,

Em relação a amplificadores, é sempre recomendado o dobro (sub seria quadruplo) da potência do que os transdutores suportam, confere?! Mas esse dobro é da POTÊNCIA NOMINAL ou da PROGRAMAÇÃO MUSICAL?

grato

Nao é sempre , nem do que suportam.
A ideia é ter NO MAXIMO a mesma potência de amp e de AF. Na teoria : potência CONTINUA de amp deve ter o dobro de potência AES/RMS do AF.  
Na pratica é um pouco diferente...
Abrcs,
adnry110
 
Tenho um projeto que iria usar um AF Bomber Up 350w no amp Crown 1100w 4ohms. Troquei esse AF por outro, JBL Selenium Matador Max 800w 2+2ohms.

Então diante tanta relatividade entre prática e teoria, somente o que posso esperar mesmo é o feeling, confere?
 
LeonardoPRC disse:
Então diante tanta relatividade entre prática e teoria, somente o que posso esperar mesmo é o feeling, confere?

Muitas palavras porem pouco sentido. Feeling? Relatividade?
Outra coisa a entender : som automotivo? To fora...Deixo para crianças .

Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
Muitas palavras porem pouco sentido. Feeling? Relatividade?

Desculpe se rebusquei além do seu vocabulário/dicionário... Talvez eu esteja mesmo fora do contexto social aqui. Sou obrigado a concordar contigo. A maioria das vezes o povo vem ao fórum cheio de "explicação" e "experiência", fala tudo ("Na pratica é um pouco diferente...") e não diz NADA!

andry110 disse:
Outra coisa a entender : som automotivo? To fora...Deixo para crianças .

A pior ignorância é a que a pessoa julga sem conhecimento. Não vou nem ostentar o projeto completo, tendo em vista que o recalque por aqui já extravasa o controle.

Mas assim, pro seu conhecimento, de automotivo mesmo no projeto só existe o subwoofer. E que mesmo assim está sendo substituindo por outro que apesar ter nomenclatura de auto, detém a mesma especificação técnica de outro modelo profissional do mesmo fabricante. É só comparar a especificação do Matador (15SW12A) com a do modelo Pro (15SW3P) que se constata quase nada de diferença. Somente o preço que alguns "experts"  de plantão preferem pagar mais caro, e só pela modinha.
 
LeonardoPRC disse:
A pior ignorância é a que a pessoa julga sem conhecimento. Não vou nem ostentar o projeto completo, tendo em vista que o recalque por aqui já extravasa o controle.

Mas assim, pro seu conhecimento, de automotivo mesmo no projeto só existe o subwoofer. E que mesmo assim está sendo substituindo por outro que apesar ter nomenclatura de auto, detém a mesma especificação técnica de outro modelo profissional do mesmo fabricante. É só comparar a especificação do Matador (15SW12A) com a do modelo Pro (15SW3P) que se constata quase nada de diferença. Somente o preço que alguns "experts"  de plantão preferem pagar mais caro, e só pela modinha.

Vou filtrar suas passagens "entre palavreias" abstratos como sempre em excesso..Desta forma fica mais fácil de conversar.Ou pelo menos tentar.
Resumindo:
Um troço  automotivo tipo Matador e  modelo 15SW3P tem so uma coisa em comum - tamanho de cone.
Sao dois AF COMPLETAMENTE diferentes com propósitos e destinos diferentes.(Se Voce não ve essa diferença ai ja outra conversa , peco desculpas).
E a diferença essa é gritante : construção, parâmetros TS , campo magnético , etc, etc..Mais facil dizer que um chinês parece com um Yanomami do que esses dois AF tem algo em comum.
Simplificando mais ainda : sacar um deles da caixa e colocar um outro na MESMA caixa (espero eu que projeto completo é muito mais que isso) não leva ao resultado algum alem de um obvio aumento de SPL devido a sensibilidade muito maior da SW3. A resposta final pode ate piorar pois volume equivalente e fatores de qualidade mecânico e elétrico são claramente distantes nos dois modelos.E a potência aplicada com ou sem headroom tem pouca coisa a ver.  
Estudando um pouquinho de influencia dos parâmetros de TS no comportamento de AF você precisaria menos tempo para entender isso do que eu gastei para escrever a resposta.
Outra coisa relevante.
Um AF mal escolhido , com projeto de caixa INADEQUADO , com processamento (via crossover ou processador de PA) errado ou incompleto levam todo projeto para um so final - eficiência baixa com eventual queima de AF. Mesmo se aplicar potência "sugerida" pelo fabricante.Pior ainda se aplicar essa potência em excesso.
Se dividir aqui conosco  os detalhes desse projeto segredo quem sabe podemos ate sugerir algo mais próximo de realidade.   
Abrcs,
andry110 
 
Abstrato foi sua primeira resposta. Agora sim eu acho que você se disponibilizou mais em explicar.

Admitido que as vezes acabo sendo prolixo, porém minha intenção é de provocar mais detalhes e riquesa nas respostas, como de fato agora fez. Grato pela atenção. Vou tentar digerir...
 
Atualmente o projeto é :

1 Amp Crown XLS 1000 (1100w bridge) - sim, pretendo p o sub;
1 Amp Crown XLi 2500 (500w por canal) - para as full range;
1 Processador DBX Driverack PA2;
1 Subwoofer JBL Matador 800w 15" num gabinete 90lt (altura:49 /largura:50 /profundidade:56)
2 full range Leacs 3-vias, de 150w cada;
+ outros equipamentos não menos importante...

- Pelo que você diz, eu estaria matando o projeto com o Matador?!

ps: realmente devo ter muito à aprender. Não consigo ver tanta diferença entre os modelos. Talvez por conveniência dos custos. São 360 reais X 600 do modelo Pro...
 
AF de sub é uma piada (como tudo da linha automotiva) mas vamos analisar somente a parte de compatibilidade energética/economica. 
Temos :
Amp Crown XLS 1000 /1100w em 4 ohms com sub de 800W - OK.

Amp Crown XLi 2500 /2 de 500w em 8 Ohms com caixas de 150 Watts ???  
Processador DBX Driverack PA2 - exagero.Tendo a parte eletroacústica debilitada gastar esse dinheiro sabendo ainda que tem corte disponível no XLS 1000 ?? Acredito que pode ser melhorada essa parte.

OBS : Woofer JBL Matador 800w 15" não vale o dinheiro gasto nem atenção prestada.Troque pela qualquer coisa básica das linhas PRO (oversound, selenium, eros , etc) e mesmo assim não vai conseguir o resultado triste desses.Deixe ele para aqueles "surdos" do som automotivo (eles não sentem a diferença na qualidade de som mesmo :D ) .

abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
AF de sub é uma piada (como tudo da linha automotiva)...

É... É sensato mesmo acreditar que esse ramo seja uma indústria com pouco escrúpulo e um tanto medíocre. Como os trios elétricos desde os primórdios são.

andry110 disse:
Temos : Amp Crown XLS 1000 /1100w em 4 ohms com sub de 800W - OK.

Bingo! Enfim na sua ótica acertei uma...

andry110 disse:
Amp Crown XLi 2500 /2 de 500w em 8 Ohms com caixas de 150 Watts ???

Longa história : me interessei muito pelos gabinetes Leacs, e o preço dessa fullrange pronta estava bem convidativo. Adotei então uma estratégia de usar essas caixas com os "brindes" falantes que vem nelas, usar um tempo e depois substituir com transdutores mais potentes e dignos para esses gabinetes e amp.

andry110 disse:
Processador DBX Driverack PA2 - exagero.

Parece ser exagero mesmo. Porém se puder perceber melhor o projeto, existe uma lacuna : o subwoofer é mono, e como enviar o sinal somado (L + R) sem utilizar gambiarras esdrúxulas.  A princípio a necessidade e dilema era esse. Então um Crossover de 600 paus poderia resolver, MAS como pretendo (um dia) evoluir o projeto, para 3, 4 vias ATIVAS, esse xover seria investimento ineficiente. A outra alternativa DBX então vem a calhar, pois soma o sinal estéreo para o sub, assim como gerência 3 vias perfeitamente. Além de toda interação com tunagem do som, com equalizadores gráficos etc.

andry110 disse:
Tendo a parte eletroacústica debilitada gastar esse dinheiro sabendo ainda que tem corte disponível no XLS 1000 ?? Acredito que pode ser melhorada essa parte.

Como assim "debilitada" ? Aprecio e/ou aceito críticas FUNDAMENTADAS e devidamente QUALIFICADAS. Repetindo a explicação : esse corte do XLS1000 é MEDÍOCRE. Simplesmente não soma os sinais. Além de que o outro amp das vias fullrange merece também (apesar do xover passivo interno) cortes devidos.

Como assim melhorar?! Sugira, por favor???

andry110 disse:
OBS : Woofer JBL Matador 800w 15" não vale o dinheiro gasto nem atenção prestada.Troque pela qualquer coisa básica das linhas PRO (oversound, selenium, eros , etc) e mesmo assim não vai conseguir o resultado triste desses.

Porém com isso surge novo dilema : ao menos os SELENIUM da linha Pro são todos em 8ohms. E o amp para o sub precisa ser em 4ohms para empurrar 1100 watts.

andry110 disse:
Deixe ele para aqueles "surdos" do som automotivo (eles não sentem a diferença na qualidade de som mesmo :D ) .

Powha, escrachou! Sim!!! Ramo desgraçado de importunar a sociedade, e tirar a paz alheia, com desrespeito e ignorância...

Estava já considerando mesmo articular com a loja, a troca do pedido do Matador pelo Pro. Porém a linha Pro é toda em 8ohms...
 
Pergunta indiscreta: Qual o valor investido ate agora nesse setup? chuto uns 7000.
ativo x passivo? se tratando de um simples 2.1, qual o motivo de optar pelo passivo?
Porque escolheu cx 3 vias e não driver TI? preferencia pessoal?

O setup atual tem bons equipamentos (rack amplificadores) e outros mais amadores (caixas)
Se todo o setup foi comprado de uma só vez, eliminando a possibilidade de que o setup foi montado aos poucos, reaproveitando componentes que já tinha; acho que dava para montar um setupzinho ativo mais enxuto e com mais qualidade com o mesmo valor $.
 
Sandro Oliveira disse:
Pergunta indiscreta: Qual o valor investido ate agora nesse setup? chuto uns 7000.
ativo x passivo? se tratando de um simples 2.1, qual o motivo de optar pelo passivo?
Porque escolheu cx 3 vias e não driver TI? preferencia pessoal?

O setup atual tem bons equipamentos (rack amplificadores) e outros mais amadores (caixas)
Se todo o setup foi comprado de uma só vez, eliminando a possibilidade de que o setup foi montado aos poucos, reaproveitando componentes que já tinha; acho que dava para montar um setupzinho ativo mais enxuto e com mais qualidade com o mesmo valor $.

Sandro ?! Recordar é viver!!!

Sandro Oliveira - Tópico: Crossover Behringer Cx2310 em 2.1 disse:
...
Entendeu o funcionamento?
Para cortes mais precisos. somente com processador digital.

As outras respostas estão logo no meu post acima!!!
 
Não entendi esse "recordar é viver".
Não tem resposta ao que questionei acima em nenhum dos tópicos citados.
Eu perguntei o que levou vc a iniciar esse projeto passivo com varios amps e essas caixas (que vc mesmo cita como brindes), e agora esse dilema do sub automotivo.
A pergunta sobre valor gasto R$, isso é muito comum e normal aqui no forum, me expressei mal quando disse "pergunta indiscreta".
O que quero dizer é que com a mesma grana não seria mais fácil optar um sub ativo e 2 caixinhas ativas de 8 ou 10 polegadas. Algo de melhor qualidade, simples de montar e alinhar.
Quero dizer que existe caminhos diferentes. Sem ofensas. Entendeu??

Leia esse topico, veja o resultado final e pergunte quanto foi gasto.
https://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=13480
 
Sandro Oliveira disse:
Não entendi esse "recordar é viver".

Você mesmo estava acompanhando e sugerindo em outro tópico.

Sandro Oliveira disse:
Não tem resposta ao que questionei acima em nenhum dos tópicos citados.

Com boa vontade, encontra sim!

Sandro Oliveira disse:
Eu perguntei o que levou vc a iniciar esse projeto passivo com varios amps e essas caixas (que vc mesmo cita como brindes), e agora esse dilema do sub automotivo.
A pergunta sobre valor gasto R$, isso é muito comum e normal aqui no forum, me expressei mal quando disse "pergunta indiscreta".

O projeto tem a pretensão de upgrades. Os gabinetes fullrange são excelentes, eternos. Valeu o investimento. Depois com mais experiência podemos remanejar os componentes. Tenho um planejamento futuro para eles com mais um terceiro amplificador para as vias altíssimas...

Sandro Oliveira disse:
O que quero dizer é que com a mesma grana não seria mais fácil optar um sub ativo e 2 caixinhas ativas de 8 ou 10 polegadas. Algo de melhor qualidade, simples de montar e alinhar.
Quero dizer que existe caminhos diferentes. Sem ofensas. Entendeu??
...

Qualidade, irmão! A resposta é simples : Estou cansado dessas caixas "multiuso" com componentes inferiores, receivers que prometem o que não cumprem, cubos... Ou você vai querer convencer que teríamos a mesma qualidade, controle e sofisticação?!

Sem falar que a pretensão é realmente a flexibilidade do manejo dinâmico de evoluir o setup num futuro, com upgrades esporádicos. Fato que jamais conseguiria com essas caixas medíocres "multiuso".
 
LeonardoPRC disse:
Longa história : me interessei muito pelos gabinetes Leacs, e o preço dessa fullrange pronta estava bem convidativo. Adotei então uma estratégia de usar essas caixas com os "brindes" falantes que vem nelas, usar um tempo e depois substituir com transdutores mais potentes e dignos para esses gabinetes e amp.

LeonardoPRC, o caminho usual é projetar a caixa levando em consideração os parâmetros de Thiele Small do AF. Supondo que essa sua caixa foi projetada adequadamente, então, o AF digno para a mesma é o seu original.

O caminho inverso, encontrar o AF ótimo para o gabinete, é mais trabalhoso e, geralmente, faz se necessário sintonizar a caixa novamente, ajustar as dimensões dos dutos...
Para isso, você tem que dominar a teoria de caixas Bass-Reflex, ter algum aparato experimental (nem que seja tosco) para medir a frequência de sintonia da caixa....

Sinceramente, o trabalho que você vai ter para fazer tudo isso e resultado final (bastante incerto) não vai compensar, por isso que sempre recomendamos comprar caixas prontas de empresas que tem experiência comprovada no desenvolvimento de caixas acústicas.

Se a sua PROPOSTA DE PROJETO  for para estúdio de ensaios, por exemplo, daria outro fim à essa caixa da Leacs, assim como para o sub. Para a via FULL RANGE, pensaria talvez nesta caixa passiva (já que tem os amplificadores) da Electro-Voice:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653098339-electro-voice-caixa-de-som-monitor-zx190-_JM

Como músico, não seria nada motivante ensaiar em um estúdio com uma caixa de 3 vias contendo driver fenólico e tweeter ! :( :(

PS: digo aparato tosco quando comparado com os sistemas profissionais de medição mais precisos que chegam custar mais de 10 mil reais, por exemplo.

Bom, por ora é isso e concordo com tudo que o Andry disse e deixo as demais contribuições para ele que é expert nesta área!

Abraços,
Matheus
 
Mesmo que eu consiga te convencer que seguiu o caminho diferente da maioria, Não adianta mais nada já esta tudo comprado. Eu opinei no outro topico sabendo que voce já tinha os componentes comprados, então tive que seguir a sua linha de raciocinio e dar continuidade no que começou; para não dizer vende tudo e tente algo mais pratico e melhor qualidade.

Qualidade?? Caixas ativas mediocres?? O que voce tem como referencia sobre cxs ativas?

Por isso perguntei quanto gastou $ (ate agora não disse) para se ter uma ideia do que SERIA possivel comprar caso tivesse escolhido o caminho do ativo. Por ex: uma RCF (modelo de entrada 310) e coloque lado a lado com o sistema atual e depois me diga o que é qualidade. É só para efeito de comparação considerando custo e qualidade final.
Algo tipo:
seu setup atual por R$ xxxx ou 1 par de ativas RCF 15" pelos mesmos R$ xxxx ???
seu setup atual ou 1 par de Yamaha 10" + sub de 12" tudo ativo ???
Colocar tudo na balança e decidir as vantagens e desvantagens de cada sistema.

Mas de qualquer forma isso não tem relevancia nenhuma agora, pois seu sistema ja esta pronto e voce ja tem uma opiniao formada sobre assunto. Ate mais
 
LeonardoPRC, se pensa que com Sub (automotivo) e caixas Leacs terá um sistema passivo de qualidade superior, desculpe mas está muuuuuito enganado. Qualquer caixinha "multiuso" da RCF, EV, EAW, Clair etc... terá qualidade muito superior a este teu sistema.

Se quer um sistema passivo de qualidade superior, venda tudo e parte logo para isso:
http://eaw.com/products/subwoofer-touring/
http://eaw.com/products/point-source-installed/

Ou isso
http://www.electrovoice.com/family.php?id=116

Ou isso
http://www.clairbrothers.com/products/full-range
http://www.clairbrothers.com/products/subwoofers
 
LeonardoPRC disse:
Qualidade, irmão! A resposta é simples : Estou cansado dessas caixas "multiuso" com componentes inferiores, receivers que prometem o que não cumprem, cubos... Ou você vai querer convencer que teríamos a mesma qualidade, controle e sofisticação?!

Sem falar que a pretensão é realmente a flexibilidade do manejo dinâmico de evoluir o setup num futuro, com upgrades esporádicos. Fato que jamais conseguiria com essas caixas medíocres "multiuso".


Eu não sabia que caixas ativas eram generalizadas como "multiuso" mas é vivendo e aprendendo

E aqueles italianos da RCF, dentre outros, não devem saber oque fazem. Vendendo caixas "medíocres" aff.... E eu pensando que eram boas!
 
mateusict disse:
Eu não sabia que caixas ativas eram generalizadas como "multiuso" mas é vivendo e aprendendo

Acredito eu que a culpa neste caso pode ser atribuida a uma "geração" das copias das EON feitas pelas pseudo-marcas tipo CSR e similares...
Abrcs,
andry110
 
Back
Topo