Drivers de Titanium nas caixas da Mark Audio

DJLilo

New Member
Olá galera:

Encomendei hoje 2 peças do driver de titanium da Selenium, modelo D220Ti. Comprei com a Pâmela da Cheda's.

Liguei antes p/ o Eng. Homero da Selenium e expliquei a troca que eu queria fazer e ele me deu os valores do Resistor de Fio (10R x 20W) e do Capacitor de Poliéster (5,6uF x 250V). Respectivamente atenuação de 7dB e corte em 1500KHz.

Assim que chegar o material, vou fazer as trocas, tirar umas fotos e postar aqui, além é claro, contar o que achei do resultado sonoro...


Valeu,

DJ Lilo
 
com certeza c vai gostar, hehe saum selenium !! pagando um pau pra marca!! quanto pagou nas duas ?
 
Sua caixa é ativa ou passiva?
Pergunto pq aqui ná igreja temos 2 CA 900(modelo antigo ativo) e sempre achei que os drivers deixavam a desejar. De repente com as suas informações posso troca-los por drivers titanium o que melhoraria muito o resultado final.
 
Caixas

Victor,

Paguei R$ 339,00 à vista, por depósito no caixa, em dinheiro.


Saul,

Tenho um par de cada (CA1000, ativa e CP1000, passiva). Elas são idênticas, possuem o mesmo woofer e o mesmo driver piezoelétrico.

Vou trocar primeiro nas CA1000 (ativas) e depois nas CP1000 (passivas), até pra poder ver se deu certo e comparar o resultado sonoro.

Aguarde que eu vou contar o resultado aqui...


Valeu,

DJ Lilo
 
DJLilo,

você falou mesmo com o Prof. Homero?

Liguei antes p/ o Eng. Homero da Selenium e expliquei a troca que eu queria fazer e ele me deu os valores do Resistor de Fio (10R x 20W) e do Capacitor de Poliéster (5,6uF x 250V). Respectivamente atenuação de 7dB e corte em 1500KHz.

No texto que ele escreveu em 2005 e está disponível aqui no SomAoVivo para download em:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/divisores_capacitores.zip">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/d ... itores.zip</a><!-- m -->

ele mostra que um capacitor de 5,6uF tem, em 8 Ohms (impedância do D220Ti), um corte de 3,5KHz, e não 1,5KHz.

Está lá no gráfico da página 2, e também na tabela da página 3.

No segundo artigo, realmente um resistor de 10 Ohms proporciona uma atenuação de 7dB.

Por último, ele lhe perguntou as características do woofer da sua Mark Audio? Porque para especificar atenuação e resposta de frequência de um falante é necessário conhecer o woofer ao qual o mesmo está associado. Só assim é possível chegar aos valores corretos.

Um abraço,

Fernando
 
Tabela

Olá Bersan,

Com toda certeza falei pelo telefone com o Eng. Homero, da Selenium e amigo do Roberto, da Cheda's.

Você já leu o artigo escrito pelo Eng. Homero que está no arquivo: DivCapAten.pdf ? Esse artigo data de 10/12/2007.

Lá tem uma tabela que bate exatamente com o que ele me falou...

Com certeza o Eng. Homero deve saber o que está falando, até por que como consultor da Attack e da Mark Audio, ele deve saber que tipos de woofers são utilizados nessas caixas. Eu argumentei se 7dB seriam suficientes de atenuação em vez de 9dB (pois é essa atenuação que o drive que está hoje na CA1000 está recebendo, através de um resistor de 15R x 20W) e ele me disse que o correto p/ o D220Ti na caixa CA ou CP1000 era 7dB de atenuação obtido com o resistor de 10R x 20W.


DJ Lilo
 
Olá DJ,

duas coisas.

1) Você está certo, o Homero está certo. Vi o artigo citado por você, na verdade, tem ele aqui no SomAoVivo para download. O problema: são 3 artigos.

No primeiro artigo, há os cálculos dos capacitores. Neste artigo, 5,6uF em 8 Ohms = 3500Hz de corte.

No segundo artigo, há os cálculos de atenuação. 10 Ohms = 7dB.

No terceiro e não lido artigo, há o relacionamento de uma coisa com a outra. O capacitor de 5,6uF, quando a resistência de atenuação é igual a 10 Ohms e o falante = 8 Ohms, corta em 1500 Hz.

Prometo que leio melhor da próxima vez. Desculpe.

2) O Homero está na Attack???? Desde quando? Eu não sabia. Sei que ele trabalhou na Selenium, não sabia que tinha mudado.

Um abraço,

Fernando
 
Fiquei surpreso ao ver isso, também não sabia que ele era consultor da Attack, alias, como conseguiu falar com ele?
 
Eng. Homero

Olá Bersan,

Chega atirando e depois vem pedir desculpas é?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Estou só pegando no seu pé, já aconteceu comigo também... risos

O Eng. Homero é consultor da fábrica Attack, mas não significa que ele trabalha lá. Falei com ele ligando p/ a Selenium, pelo menos até hoje tive sorte e sempre que liguei, ele estava lá e me atendeu prontamente.


Valeu galera,

DJ Lilo
 
O Eng. Homero é consultor da fábrica Attack, mas não significa que ele trabalha lá. Falei com ele ligando p/ a Selenium

Interessante... bem interessante mesmo.

Estou só pegando no seu pé, já aconteceu comigo também... risos

Também pediu desculpas, igual eu pedi???? (heheheh, só devolvendo a gozação)

Fernando
 
Alto-falantes

Olá Bersan,

Sim, tive que reconhecer meu erro pra não ficar numa situação pior...

A Attack utiliza em vários produtos alto-falantes da Selenium (não é em todos os produtos, mas numa boa parte sim), então nada mais legal do que o próprio "pai da criança" poder dar as explicações quando os clientes precisam.

DJ Lilo
 
Recebi os drivers

Olá galera:

Recebi agora há pouco os 2 drivers D220Ti. Vou comprar os capacitores e os resistores agora à tarde e amanhã vou ver se consigo fazer as trocas nas CA1000 da Mark Audio.


Valeu,

DJ Lilo
 
Finalmente...

Olá galera:

Finalmente coloquei os tão sonhados drivers de titanium da Selenium, modelo D220Ti nas minhas duas caixas CA1000 (ativas) da Mark Audio.

Vou contar a minha experiência mas já adianto que cada caso é um caso, por isso não estou aqui afirmando categoricamente que o que eu fiz vai ficar bom pra todo mundo, ficou excelente no meu caso, mas pode ser que não fique para outros colegas.

Abri a caixa retirando os parafusos que prendem a corneta ao gabinete. Como o buraco na madeira é meio pequeno o conjunto driver + corneta não sai se estiver montado, tive que desrosquear a corneta antes pra só depois retirar o drive lá de dentro.

Dessoldei os fios que ligavam o driver piezoelétrico, juntamente com o resistor de fio de 15R x 15W.

Soldei o conjunto RC formado pelo resistor de 10R x 20W e pelos capacitores de poliéster metalizado de 2,2uF e 3,3uF ligados em paralelo p/ obter 5,5uF (capacitor de 5,6uF não consegui encontrar no comércio) no fio positivo que vem do amplificador da caixa. Liguei o fio negativo no terminal fornecido no negativo do driver, bem como o terminal do capacitor no outro terminal que foi ligado no positivo do driver.

Liguei a caixa com o driver de titanium ao lado da caixa com o driver piezoelétrico, pra testar.

Escutei demoradamente cada uma variando o gênero musical que tocava em cada uma.

A maior mudança que notei, pelo menos no meu caso, foi que o driver de titanium tem uma resposta de agudos muito melhor que o driver piezoelétrico. Outra coisa que me chamou a atenção é que o driver de titanium não distorce quando o volume está alto, já o piezoelétrico distorce um pouco.

Bom, conclusão, pra mim valeu à pena o investimento de R$ 175,00 em cada caixa. Vou juntar uma graninha e fazer a troca nas outras duas CP1000 (passivas).

Indico essa troca p/ os outros colegas que tenham caixas da Mark Audio, parecidas, ou até de outras marcas, mas aconselho a verificarem qual a atenuação necessária, em função da sensibilidade do woofer que existe em cada caixa.


Valeu,

DJ Lilo
 
Fotos

Olá galera:

Seguem as fotos da troca dos drivers:

CA1000-01-1.jpg


CA1000-02-1.jpg


CA1000-03-1.jpg



Valeu,

DJ Lilo
 
DJ,

quando você puder ($$$), arranje um divisor de frequências para essas caixas. O som vai mudar, e para melhor!

Fernando
 
Back
Topo