• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Drives TIs de 1" e 2"

D som

Active Member
Caros amigos, irmãos e profissionais do áudio.

Gostaria que alguem tirasse uma dúvida que me surgiu: Dois drives TIs tendo as mesmas caracteristicas de cortes e de sensibilidade mas um sendo de 1" e o outro de 2" diferem em alguma coisa por causa disso ?

Eu pensava que como os auto falantes de maior polegada melhor responderia frequencia mais baixa os drives de TI com maior diametro responderia as frequencias mais altas. Eu achava isso.

D som disse:
Caros amigos, irmãos e profissionais do áudio.

Gostaria que alguem tirasse uma dúvida que me surgiu: Dois drives TIs tendo as mesmas caracteristicas de cortes e de sensibilidade mas um sendo de 1" e o outro de 2" diferem em alguma coisa por causa disso ?
Denilson, vou citar a diferença na minha opinião que mais lhe afetará !
Na prática, vamos usar como exemplo o D-405 TI selenium contra o ETD 7200 EROS (melhor nacional kkkkkkk :D )...

O Selenium tem diâmetro da bobina de 100 mm.
O Eros tem o diâmetro da bobina de 72 mm.

Nunca cheguei a ver o gráfico com as curvas de resposta desses dois driver's, mas o que eu posso lhe garantir na estrada é que o Eros ganha em rendimento nas respostas mais altas, entendendo como acima de 10k.
Ou seja, se vc trabalhar com os dois, verá que acima dos 10k, o Eros continua com o rendimento enquanto o Selenium vai caindo.

Em compensação, nas baixas frequências o Selenium da uma lavada no Eros.
Ja vi gente trabalhando com o D4400 que é o mais pesado, cortando a 800, 900 hz. (o que particularmente eu achei péssimo).

Seria como se vc comparasse um falante de 18" com um de 10".
A resposta do 18" vem desde la de baixo com bom rendimento, mas perde eficiência quanto mais alta seja a frequência que vc queira reproduzir nele. E o 10" seria totalmente o oposto.

É por isso que eu não troco meus Eros com garganta de 72mm por nenhum Selenium. Afinal eu não preciso de driver resposndendo a 1k5, 1k3.......aqui é de 1k7 pra frente ! Então tenho um driver que me atende legal e chega bacana nos 15k.

Claro que existem outras diferenças...o assunto é longo...

isinho

Administrator
Moderador
Marcelo, você confundiu as coisas...

Diâmetro da bobina não é a mesma coisa que abertura da chamada garganta.
O Eros e o Selenium citados por você tem 2" de abertura, portanto você não está comparando um drive de 1" com um de 2" de abertura, e sim dois de duas.

Geralmente quanto maior a abertura, mais robusto o drive, com melhor resposta e mais baixo poderá ser cortado...

Não tenho certeza no que vou falar, mas lembrem-se que quanto mais alta a frequência, menor a amplitude da onda; portanto uma garganta maior possibilita a reprodução de uma frequência mais grave (maior amplitude), sem cancelamentos, interferência destrutiva, etc.

Mas não adianta somente o diafragma maior, como uma coisa puxa outra, a bobina também tem de ser maior

isinho disse:
Marcelo, você confundiu as coisas...

Diâmetro da bobina não é a mesma coisa que abertura da chamada garganta.
O Eros e o Selenium citados por você tem 2" de abertura, portanto você não está comparando um drive de 1" com um de 2" de abertura, e sim dois de duas.

Geralmente quanto maior a abertura, mais robusto o drive, com melhor resposta e mais baixo poderá ser cortado...

Não tenho certeza no que vou falar, mas lembrem-se que quanto mais alta a frequência, menor a amplitude da onda; portanto uma garganta maior possibilita a reprodução de uma frequência mais grave (maior amplitude), sem cancelamentos, interferência destrutiva, etc.

Mas não adianta somente o diafragma maior, como uma coisa puxa outra, a bobina também tem de ser maior
Isinho, com todo respeito, mas lamento informar que você quem não interpretou corretamente o que eu quis dizer.
Na verdade o que você falou, está correto. Mas eu NÃO confundi diâmetro da bobina com diâmetro da garganta.

O diâmetro da garganta dos dois corretamente é 2 polegadas. Mas a bobina do Selenium é de 4 polegadas (100mm), enquanto a do Eros é 3 polegadas (72~75mm).

Em nenhum momento eu comparei a garganta dos dois drivers, e sim suas bobinas.
Sendo assim, se as bobinas são diferentes, de NADA adianta as duas gargantas terem a mesma abertura....as respostas dos drivers não vão soar iguais.
No caso é como você mesmo disse, e eu tbém.....um terá maior rendimento nas altas, enquanto o outro terá rendimento melhor nas baixas.

se colocarmos um driver com uma determinada guia de ondas, e colocarmos outro driver com características diferentes no mesmo guia de ondas....os dois vão soar iguais devido a guia de ondas igual ? Creio que não...

Quem poderá esclarecer melhor que nós dois juntos este asusnto seria o Prof. Walter....quem sabe ele aparece por aqui... :)

Abraços !

isinho

Administrator
Moderador
Entendi o que você disse...

um terá maior rendimento nas altas, enquanto o outro terá rendimento melhor nas baixas
Não necessariamente...

E outra coisa, então quem fugiu do escopo do tópico foi você... kkkk

Brincadeira ein

Não necessariamente...
Um falante de 12" e um falante de 8".....qual dos dois tem maior tendência a responder mais "alto", e qual dos dois tem maior tendência a responder mais "baixo" ?

Assim compreende-se a resposta de frequência do driver com bobina de 4" e o de 3"...

kkkkkkkk vo te contar viu ! :D esse povo que fala que fala que o outro ta errado sem ler direito kkkkkk

Tamo junto meu irmão, abraços e Deus abençoe ! :D

isinho disse:
Entendi o que você disse...

um terá maior rendimento nas altas, enquanto o outro terá rendimento melhor nas baixas
Não necessariamente...

E outra coisa, então quem fugiu do escopo do tópico foi você... kkkk

Brincadeira ein

kkkkkk essa de fugir do escopo do tópico eu tbem não entendi ! kkk
Pq eu respondi o que ele queria dizer ! unica coisa é que comparei um driver de 4" e um de 3".....em vez de um driver de 1" e um de 2"
kkkk Abração galera... não armem uma guerra hem !! :D

isinho

Administrator
Moderador
Não, ele perguntou de ABERTURA do drive, e não bobina!

Até porque não existe drive de titânio (por menor que seja) que teria uma bobina de 1" (o mesmo tamanho da menor abertura comercial)

atilacteixeira disse:
Marcelo e Isinho, a minha dúvida e creio que seja a do Denilson é a diferença geral de um drive de 1" e de 2", se isso altera no corte do crossover, na resposta de frequência, considere que ambas tenham o mesmo mm de bobina e a mesma corneta.
Obrigado
Atila o Isinho falou algo bem interessante, driver titanio, pelo menos a menor bobina que eu conheço é a do oversound que seria 45mm ou 1 3/4".
Mas independente de vc estar falando de bobina ou garganta.....da uma re-lida no topico inteiro....acho que nas minhas palavras ou nas do Isinho vc encontrará a resposta.

E mesmo assim se sobrar dúvida, posta ai pra gente !
Abraços !

Marcelo,

se vc me permite, apenas uma observaçãozinha...

Marcelo_X-treme disse:
Na prática, vamos usar como exemplo o D-405 TI selenium contra o ETD 7200 EROS (melhor nacional kkkkkkk :D )...

Nunca cheguei a ver o gráfico com as curvas de resposta desses dois driver's, mas o que eu posso lhe garantir na estrada é que o Eros ganha em rendimento nas respostas mais altas, entendendo como acima de 10k.
Ou seja, se vc trabalhar com os dois, verá que acima dos 10k, o Eros continua com o rendimento enquanto o Selenium vai caindo.
O Selenium citado é fenólico. A faixa de frequência em que ele atua não é a mesma que o Eros.

Abrç.

W. Christian disse:
Marcelo,

se vc me permite, apenas uma observaçãozinha...

Marcelo_X-treme disse:

O Selenium citado é fenólico. A faixa de frequência em que ele atua não é a mesma que o Eros.

Abrç.
Salve Christian tudo bem ? :)
Vc está enganado ! Existe o d405 TI, que no caso ja fora descontinuado pela selenium....e que foi o utilizado por mim nas minhas colocações.
Hoje se vc entrar no site, o d405 é fenólico....passaram o TI o d408.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456695991-driver-selenium-d405ti-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... d405ti-_JM</a><!-- m -->

Inclusive eu estou com dois aqui do meu amigo, o mesmo que está anunciando esses drivers no ML...

Abraços !

D som

Active Member
Muito grato pelos comentários, mas vou apimentar mais ainda os comentários.

Vou dar um exemplo prático: Digamos que eu tenha dois TIs, um de 1" com corte de 1k5 khz e 110 db de sensibilidade e outro de 2" com corte de 1k5hz e tenha os mesmos 110 db.

http://www.oversound.com.br/produtos/drivers/dti-4630/

http://www.oversound.com.br/produtos/drivers/dti-7653/

Estes dois diferem em potência, mas se eu corta-los em 1k5hz vou ter o mesmo 110 db (segundo o fabricante).

Entenderam onde quero chegar? Não seria um desperdício financeiro comprar o mais caro pra fazer o mesmo corte?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK boa Gabriel,

Denilson dá uma olhada melhor. pois os cortes não são os mesmos e as potencias também, alem de que não tem os gráficos, e como faz falta e frequência de cortes minimas diferentes.

D som

Active Member
heriberto disse:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK boa Gabriel,

Denilson dá uma olhada melhor. pois os cortes não são os mesmos e as potencias também, alem de que não tem os gráficos, e como faz falta e frequência de cortes minimas diferentes.

Heriberto, sei que são de potencias diferentes, mas segundo o fabricante tem os mesmo 110 db e os dois dá pra trabalhar com o mesmo corte (1,5khz) na minha comparação.

Por isso é que fiquei pensando se vale apena comprar um TI que desce mais que isso, mas no entanto não vou precisar baixar pois meus falantes MGs respondem bem até essa frequencia.