Drives TIs de 1" e 2"

D som

Active Member
Caros amigos, irmãos e profissionais do áudio.

Gostaria que alguem tirasse uma dúvida que me surgiu: Dois drives TIs tendo as mesmas caracteristicas de cortes e de sensibilidade mas um sendo de 1" e o outro de 2" diferem em alguma coisa por causa disso ?
 
Eu pensava que como os auto falantes de maior polegada melhor responderia frequencia mais baixa os drives de TI com maior diametro responderia as frequencias mais altas. Eu achava isso.
 
D som disse:
Caros amigos, irmãos e profissionais do áudio.

Gostaria que alguem tirasse uma dúvida que me surgiu: Dois drives TIs tendo as mesmas caracteristicas de cortes e de sensibilidade mas um sendo de 1" e o outro de 2" diferem em alguma coisa por causa disso ?

Denilson, vou citar a diferença na minha opinião que mais lhe afetará !
Na prática, vamos usar como exemplo o D-405 TI selenium contra o ETD 7200 EROS (melhor nacional kkkkkkk :D )...

O Selenium tem diâmetro da bobina de 100 mm.
O Eros tem o diâmetro da bobina de 72 mm.

Nunca cheguei a ver o gráfico com as curvas de resposta desses dois driver's, mas o que eu posso lhe garantir na estrada é que o Eros ganha em rendimento nas respostas mais altas, entendendo como acima de 10k.
Ou seja, se vc trabalhar com os dois, verá que acima dos 10k, o Eros continua com o rendimento enquanto o Selenium vai caindo.

Em compensação, nas baixas frequências o Selenium da uma lavada no Eros.
Ja vi gente trabalhando com o D4400 que é o mais pesado, cortando a 800, 900 hz. (o que particularmente eu achei péssimo).

Seria como se vc comparasse um falante de 18" com um de 10".
A resposta do 18" vem desde la de baixo com bom rendimento, mas perde eficiência quanto mais alta seja a frequência que vc queira reproduzir nele. E o 10" seria totalmente o oposto.

É por isso que eu não troco meus Eros com garganta de 72mm por nenhum Selenium. Afinal eu não preciso de driver resposndendo a 1k5, 1k3.......aqui é de 1k7 pra frente ! Então tenho um driver que me atende legal e chega bacana nos 15k.

Claro que existem outras diferenças...o assunto é longo...
 
Marcelo, você confundiu as coisas...

Diâmetro da bobina não é a mesma coisa que abertura da chamada garganta.
O Eros e o Selenium citados por você tem 2" de abertura, portanto você não está comparando um drive de 1" com um de 2" de abertura, e sim dois de duas.

Geralmente quanto maior a abertura, mais robusto o drive, com melhor resposta e mais baixo poderá ser cortado...

Não tenho certeza no que vou falar, mas lembrem-se que quanto mais alta a frequência, menor a amplitude da onda; portanto uma garganta maior possibilita a reprodução de uma frequência mais grave (maior amplitude), sem cancelamentos, interferência destrutiva, etc.

Mas não adianta somente o diafragma maior, como uma coisa puxa outra, a bobina também tem de ser maior
 
isinho disse:
Marcelo, você confundiu as coisas...

Diâmetro da bobina não é a mesma coisa que abertura da chamada garganta.
O Eros e o Selenium citados por você tem 2" de abertura, portanto você não está comparando um drive de 1" com um de 2" de abertura, e sim dois de duas.

Geralmente quanto maior a abertura, mais robusto o drive, com melhor resposta e mais baixo poderá ser cortado...

Não tenho certeza no que vou falar, mas lembrem-se que quanto mais alta a frequência, menor a amplitude da onda; portanto uma garganta maior possibilita a reprodução de uma frequência mais grave (maior amplitude), sem cancelamentos, interferência destrutiva, etc.

Mas não adianta somente o diafragma maior, como uma coisa puxa outra, a bobina também tem de ser maior

Isinho, com todo respeito, mas lamento informar que você quem não interpretou corretamente o que eu quis dizer.
Na verdade o que você falou, está correto. Mas eu NÃO confundi diâmetro da bobina com diâmetro da garganta.

O diâmetro da garganta dos dois corretamente é 2 polegadas. Mas a bobina do Selenium é de 4 polegadas (100mm), enquanto a do Eros é 3 polegadas (72~75mm).

Em nenhum momento eu comparei a garganta dos dois drivers, e sim suas bobinas.
Sendo assim, se as bobinas são diferentes, de NADA adianta as duas gargantas terem a mesma abertura....as respostas dos drivers não vão soar iguais.
No caso é como você mesmo disse, e eu tbém.....um terá maior rendimento nas altas, enquanto o outro terá rendimento melhor nas baixas.

se colocarmos um driver com uma determinada guia de ondas, e colocarmos outro driver com características diferentes no mesmo guia de ondas....os dois vão soar iguais devido a guia de ondas igual ? Creio que não...

Quem poderá esclarecer melhor que nós dois juntos este asusnto seria o Prof. Walter....quem sabe ele aparece por aqui... :)


Abraços !
 
Entendi o que você disse...

um terá maior rendimento nas altas, enquanto o outro terá rendimento melhor nas baixas
Não necessariamente...

E outra coisa, então quem fugiu do escopo do tópico foi você... kkkk

Brincadeira ein
 
Não necessariamente...

Um falante de 12" e um falante de 8".....qual dos dois tem maior tendência a responder mais "alto", e qual dos dois tem maior tendência a responder mais "baixo" ?

Assim compreende-se a resposta de frequência do driver com bobina de 4" e o de 3"...

kkkkkkkk vo te contar viu ! :D esse povo que fala que fala que o outro ta errado sem ler direito kkkkkk

Tamo junto meu irmão, abraços e Deus abençoe ! :D
 
isinho disse:
Entendi o que você disse...

um terá maior rendimento nas altas, enquanto o outro terá rendimento melhor nas baixas
Não necessariamente...

E outra coisa, então quem fugiu do escopo do tópico foi você... kkkk

Brincadeira ein


kkkkkk essa de fugir do escopo do tópico eu tbem não entendi ! kkk
Pq eu respondi o que ele queria dizer ! unica coisa é que comparei um driver de 4" e um de 3".....em vez de um driver de 1" e um de 2"
kkkk Abração galera... não armem uma guerra hem !! :D
 
Não, ele perguntou de ABERTURA do drive, e não bobina!

Até porque não existe drive de titânio (por menor que seja) que teria uma bobina de 1" (o mesmo tamanho da menor abertura comercial)
 
atilacteixeira disse:
Marcelo e Isinho, a minha dúvida e creio que seja a do Denilson é a diferença geral de um drive de 1" e de 2", se isso altera no corte do crossover, na resposta de frequência, considere que ambas tenham o mesmo mm de bobina e a mesma corneta.
Obrigado

Atila o Isinho falou algo bem interessante, driver titanio, pelo menos a menor bobina que eu conheço é a do oversound que seria 45mm ou 1 3/4".
Mas independente de vc estar falando de bobina ou garganta.....da uma re-lida no topico inteiro....acho que nas minhas palavras ou nas do Isinho vc encontrará a resposta.

E mesmo assim se sobrar dúvida, posta ai pra gente !
Abraços !
 
Marcelo,

se vc me permite, apenas uma observaçãozinha...

Marcelo_X-treme disse:
Denilson, vou citar a diferença na minha opinião que mais lhe afetará !
Na prática, vamos usar como exemplo o D-405 TI selenium contra o ETD 7200 EROS (melhor nacional kkkkkkk :D )...

O Selenium tem diâmetro da bobina de 100 mm.
O Eros tem o diâmetro da bobina de 72 mm.

Nunca cheguei a ver o gráfico com as curvas de resposta desses dois driver's, mas o que eu posso lhe garantir na estrada é que o Eros ganha em rendimento nas respostas mais altas, entendendo como acima de 10k.
Ou seja, se vc trabalhar com os dois, verá que acima dos 10k, o Eros continua com o rendimento enquanto o Selenium vai caindo.

O Selenium citado é fenólico. A faixa de frequência em que ele atua não é a mesma que o Eros.

Abrç.
 
W. Christian disse:
Marcelo,

se vc me permite, apenas uma observaçãozinha...

Marcelo_X-treme disse:
Denilson, vou citar a diferença na minha opinião que mais lhe afetará !
Na prática, vamos usar como exemplo o D-405 TI selenium contra o ETD 7200 EROS (melhor nacional kkkkkkk :D )...

O Selenium tem diâmetro da bobina de 100 mm.
O Eros tem o diâmetro da bobina de 72 mm.

Nunca cheguei a ver o gráfico com as curvas de resposta desses dois driver's, mas o que eu posso lhe garantir na estrada é que o Eros ganha em rendimento nas respostas mais altas, entendendo como acima de 10k.
Ou seja, se vc trabalhar com os dois, verá que acima dos 10k, o Eros continua com o rendimento enquanto o Selenium vai caindo.

O Selenium citado é fenólico. A faixa de frequência em que ele atua não é a mesma que o Eros.

Abrç.

Salve Christian tudo bem ? :)
Vc está enganado ! Existe o d405 TI, que no caso ja fora descontinuado pela selenium....e que foi o utilizado por mim nas minhas colocações.
Hoje se vc entrar no site, o d405 é fenólico....passaram o TI o d408.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456695991-driver-selenium-d405ti-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... d405ti-_JM</a><!-- m -->

Inclusive eu estou com dois aqui do meu amigo, o mesmo que está anunciando esses drivers no ML...

Abraços !
 
Muito grato pelos comentários, mas vou apimentar mais ainda os comentários.

Vou dar um exemplo prático: Digamos que eu tenha dois TIs, um de 1" com corte de 1k5 khz e 110 db de sensibilidade e outro de 2" com corte de 1k5hz e tenha os mesmos 110 db.

http://www.oversound.com.br/produtos/drivers/dti-4630/


http://www.oversound.com.br/produtos/drivers/dti-7653/


Estes dois diferem em potência, mas se eu corta-los em 1k5hz vou ter o mesmo 110 db (segundo o fabricante).

Entenderam onde quero chegar? Não seria um desperdício financeiro comprar o mais caro pra fazer o mesmo corte?
 
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK boa Gabriel,

Denilson dá uma olhada melhor. pois os cortes não são os mesmos e as potencias também, alem de que não tem os gráficos, e como faz falta e frequência de cortes minimas diferentes.
 
heriberto disse:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK boa Gabriel,

Denilson dá uma olhada melhor. pois os cortes não são os mesmos e as potencias também, alem de que não tem os gráficos, e como faz falta e frequência de cortes minimas diferentes.


Heriberto, sei que são de potencias diferentes, mas segundo o fabricante tem os mesmo 110 db e os dois dá pra trabalhar com o mesmo corte (1,5khz) na minha comparação.

Por isso é que fiquei pensando se vale apena comprar um TI que desce mais que isso, mas no entanto não vou precisar baixar pois meus falantes MGs respondem bem até essa frequencia.
 
gabriel_equalize disse:
...


OFF: Só eu fiquei impressionado com essa foto de galã da SBT do Isinho?


:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Não escapa nada nesse fórum :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Back
Topo