DSLR e Lente para Transmissão

deneripr

Well-Known Member
Nesses tempos de quarentena todo mundo está se virando pra fazer as lives dos cultos e isso abre muitas portas que antes dificilmente seriam abertas para estruturar um sistema de vídeo nas igrejas.

Como eu trabalho em uma Câmara Municipal e também trabalho na igreja essa é uma demanda dupla pra mim.

Pesquisando bastante por equipamento fácil de manusear, pequeno e com valor não muito alto encontrei como principal equipamento a Blackmagic Atem Mini que permite até 4 entradas HDMI com 1 saída preview e integração muito simples com o software usado pra transmissão, sendo inclusive possível usar pra fazer as lives diretamente pois a interface aparece como uma webcam...

Aí passo ao ponto do tópico que é o passo seguinte do sistema após definido o coração, que são as câmeras... Quais câmeras com saída HDMI seriam as mais adequadas para uso em no máximo 1080p? considerando que deve ser ter um zoom adequado para a câmera poder ficar de 20 a 25 metros do palco...

Vi que é muito comum o uso de câmeras DSLR como as Cannon, encontrei artigos sobre a Cannon SL2 que seria mais adequada a vídeos por conta do foco automático muito rápido e que funciona bem na função vídeo.

Quem já trabalhou com esse tipo de equipamento o que acha? Existe alternativas mais baratas?
 
As imagens dessas dslr tem uma qualidade mt boa. Gosto mt de ver.

Porém, pra transmissão ao vivo, uma filmadora se encaixa mt melhor. São mais robustas e fáceis de usar. Em geral, é mais fácil fazer takes estáveis com ela na mão. Sempre tem bastante zoom. Comandos de zoom e foco são mais faceis e precisos. Mts filmadoras tb já tem entradas xlr, o q é mt melhor q entrada p2 das DSLR.

Essas filmadoras tb já são projetadas pra usar em tripés fixos com fontes pra n depender apenas de bateria.

O preço que é um fator de bastante impacto. No mercado de usados, até se consegue achar uma HD por uns 2000 reais, talvez menos. Já uma nova, não sei se conseguiria por mt menos que 10 mil(por vias legais).

Outra coisa sobre as DSLR, mts comprimem o vídeo q sai pela porta hdmi. Isso é um grande problema. Vc só consegue total qualidade do q é gravado no cartão.
 
*Não sei se rolou alguma atualização por aqui, sempre q vou responder dá erro. Qd tento de nv a resposta vai duplicada.
 
*Não sei se rolou alguma atualização por aqui, sempre q vou responder dá erro. Qd tento de nv a resposta vai duplicada.
Sim houve atualização do sistema do fórum, realmente está sendo bem comum esse erro de duplicação das postagem, mas em breve deve estar solucionado.
 
O preço que é um fator de bastante impacto. No mercado de usados, até se consegue achar uma HD por uns 2000 reais, talvez menos. Já uma nova, não sei se conseguiria por mt menos que 10 mil(por vias legais).

Este é o fator limitante para mim nas duas situações, muito mais na igreja do que na Câmara, mas a idéia de usar as DSLR era ter algo mais barato que possibilitasse a compra de pelo menos 2 câmeras...
 
Já vi uns anúncios da sony z7 usada por volta de 2500/3000. Boa câmera, robusta, entradas pra mic, bom zoom, fácil de usar... Pra igreja, se aceitarem usado. Mais barato q mt dslr + lente.

Falando de lente, uma lente zoom não é nada barato. Especialmente as mais claras. Qt mais zoom, menos luz vc capta. Pra ter uma lente com zoom e uma boa abertura... não é barato. Nada barato.
 
Back
Topo