Duas mixe (PA e monitor) em um console só!!!

Rodrigo Rocha

New Member
Pessoal, Bom dia!

Gostaria de compartilhar esse assunto com vocês, estou fazendo o curso técnicas de sonorização e operação de sistemas no IATEC, e os professores Márcio Reis e Fred Júnior, disseram que o sistema de sonorização ao vivo precisa de um controle para o palco (monitor) e outro para a público (PA) por isso que temos técnicos/operadores de PA e técnicos/operadores de Monitor, pois até ai eu já sabia, Ai perguntei e para realidade de pequenos eventos e igrejas onde na maioria dos casos temos apenas um técnico/operador e um console?

Dia cordo com eles uma forma de solução para essa dificuldade é ter disponível o dobro de canais que você vai precisar e ligar o sinal de cada vocal e/ou instrumento que vem do multi-cabos e com um cabo Y ligar esse sinal em dois canais do console enão em um, assim em um canal poderemos realizar a equalização a gosto de quem canta, toca, prega, etc... não endereçando esse canal para RL (PA) usando apenas os volumes do auxiliar/mon, e no outro canal endereça para RL (PA) e realizar uma equalização para o som do PA sendo essa mixagem a critério do operador.

Eu não conhecia tal pratica e em todas as igrejas que vou sempre usam a mesma equalização/mixagem para PA e monitor, tirando o fato de precisamos de bastante canais e muito mais atenção, essa me parece a forma mais indicada para operação e controle de sistemas de sonorização em igrejas, devido a utilização de apenas um console e muita das vezes um operador. Dessa forma poderemos atender aos músicos e cantores em uma equalização/mixagem ao gosto deles sem comprometer o áudio endereçada ao público - PA (Sabemos que cantores e instrumentista costumam ser exigentes e as vezes chatos :evil: com o som de seus retornos).
Gostaria de pedir aos amigos mais experientes em sonorização em igrejas que já realizam essa tal pratica ou não para comentarem sobre o assunto.

Forte abraço!!!
 
Eu já fiz isso, minha mesa tem 16 canais e eu estava usando 7, então deu pra dobrar, só que não usei cabo Y, tirei o som de um canal para o outro pelo Insert, usado como direct out.

Só que acho que dependendo da quantidade de canais é mais viável ter duas do que uma gigante para poder fazer as dobras.
Imagina se você usa 24 canais na entrada, ter que comprar uma de 48 o quanto ela vai custar.
 
Uma coisa que eles disseram é que não necessariamente você terá que dobra todos os canais que você esteja usando, exemplo instrumentos como teclado, etc. que não necessitem de uma equalização específica e/ou diferencia entre PA e monitor, não precisam ser dobrados.

Concordo com você Metal, porém entendo que com a chegada dos consoles digitais e suas expansões esse problema de ser atenuado!!!

Forte abraço!!!
 
rapaz é muito simples isto eu mesmo ja usei em varios shows isto, principalmente na ls9 quando vc usa no maximo 32 canais e vc vai no pach e direciona por ex a entrada 1 para o canal 1 e 33 e assim por diante ai vc pega do 33 em diante e usa para monitor usando apenas os aux. muito simples e pratico dependendo da situação. ha e ja fiz na 01v tambem . abs!
 
Pelo que ele falou a galera que já está na estrada a um tempo já conhece essa prática, porém quem só opera audio na igreja (pelo menos as que eu conheço), é uma exelente novidade.
 
Já fiz muito isso de mixar PA e Monitor no mesmo console, usando 48 canais.
é simples compra uma M7CL-48, ela tem uma página para PA e outra para Monitores, são 16 vias de Mix e mais 8 vias de Matrix, o que no total te dá 24 saída independentes de monitor.
Cada uma dessas vias pode ser configurada independentemente das outras.
O único grande problema é que vc somente terá um pré, ou seja o ganho e equalizador do PA e monitor será sempre o mesmo.
Hoje não estamos mais trabalhando desta forma, compramos um console novo para o PA e a M7CL é usada somente para os monitores.
 
Ola Rodrigo Rocha obrigado por compartilhar conosco essa experiência com seus professores .

E uma ideia realmente boa .

Giorgio Henrique como fez os endereçamentos pela 01V pede dar uma pequena explicação ?

Obrigado a todos um forte abraço ...
 
simples! é só ir no pacth da mesa e colocar a entrada in1 para os canais 1 e 17 ,in2 canais 2 e 18 e assim por diante.
ai vc usaria de 1 a 16 para PA e 17 a 32 para monitor com volumes e equalizações separadas a unica coisa que irá ser compartilhado é o ganho de entrada.
e simples é só começar a fazer e vc entenderá.
 
Back
Topo