1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

[Duvida] Ajustes na Mesa de Som e duvidas de som em geral

Discussão em 'Geral - Mesa de Som' iniciado por raul aruajo, 25 Abril 2016.

1. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pessoal, boa noite a todos, tenho algumas duvidas e gostaria de pedir a ajuda de vocês, já avisando que eu não manjo NADA de som, sei o básico pra me virar, mas muitos termos técnicos eu não conheço muito, enfim, minha duvida é a seguinte, faço parte de uma igreja pequena, com aproximadamente 50 membros, temos lá 2 caixas de som master próximo ao altar viradas para os membros da igreja, e temos ligado nessas 2 caixas uma mesa de som da Wattsom MXM 4II, nessa mesa de som, temos ligado o amplificado (não lembro o modelo) e um receptor de microfone sem fio.

A duvida é a seguinte, o som na igreja esta péssimo, esta muito estridente, muito mesmo, queria que o som no geral ficasse mais harmonioso, seria possível conseguir uma qualidade sonora razoável apenas fazendo ajustes na própria mesa de som? tipo naqueles botoes de MID, LOW, HIGH.

O Amplificador também possui esses ajustes, no caso se for tentar conseguir um bom ajuste, o ideal seria faze-lo nos 2 equipamentos?

Outra duvida, a mesa de som é MONO, e o som vem de um DVDPLAYER e é ligado na mesa de som através de um adaptador RCAxP10, sabe aquele RCA de cor branca e vermelha ? então, é esses dois plugues conectados a somente um plug P10, pergunto a vocês mais experientes no assunto, se o dvd produz som stereo o ideal não seria que fosse conectado o rca branco e vermelho de forma individual em cada canal da mesa? pois o dvd atualmente esta ligado em somente um canal.

E com relação a caixa de som, como disse a caixa de som la na igreja são da MASTER, são caixas passivas, como não entendo nada de som, sempre que olho aquelas caixas e tenho a impressão que são de péssima qualidade, não sei se é porque aparentam estar velhas, mais queria que o som melhorasse, seria bom trocá-las por caixas mais novas e colocar também um sub no chão, ou poderia deixar do jeito que esta visto que é uma igreja pequena?

E somente mais uma duvida, a mesa de som da wattsom MXM 4II pelo que pesquisei é BEM simples, seria possível obter uma qualidade MAIOR no som colocando uma mesa de som mais nova e atual? ou a mesa de som é um acessório meio que "padrão" em questão de qualidade, mudando apenas a quantidade de canais e algumas features que cada uma possui em particular? Digo isso porque também acho essa mesa de som muito simples, vi que ela custa muito barato se comparado a outras mesas.

Peço desculpas por tanta duvida, mais a intenção é ajudar, já que pra mim Deus sempre faz o melhor, busco sempre retribuir com o meu melhor também.

Agradeço a todos, muito obrigado.

2. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    up, alguem ?

3. DJ Marcos MT

DJ Marcos MT Member

Afiliado:
    2 Julho 2015
    Aprovações Recebidas:
    10
    Olá! realmente parecem ser equipamentos bem simples! mas sempre tem como dar uma melhorada. vc falou que o som está estridente, isso pode indicar duas coisas, tá sobrando frequencia! recomendo por os controles na posição 12 horas! e tambem pode ser que algo nas suas caixas esteija com problema, falante ou driver parado... tente verificar se ta tudo funcionando em suas caixas! e depois de ter deixado todos os controles de equalização no meio. vai tentando ajustar de pouco a pouco!!! os ajustes tem que ser minimos!!! quanto menos mexer tem mais chance de dar certo....

4. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Entendo, voce me recomendaria ajustar também o amplificador? como disse ele tem os ajustes do mid, high e low.

vou procurar fazer ajustes leves, nao quero piorar mais do que ja esta, mesmo assim agradeço a ajuda.

5. Ronaldo1

Ronaldo1 Well-Known Member

Afiliado:
    25 Fevereiro 2014
    Aprovações Recebidas:
    493
    Não amigo, deixe os ajustes do amplificador em 12 horas, é melhor não mexer em nada.

6. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Obrigado amigo, vou tentar ajustar somente a mesa de som entao.

Será que se seu trocar a mesa de som por uma mesa mais sofisticada, terei algum ganho? ou no geral o trabalho da mesa é algo simples e nao mudaria nada?

7. Ronaldo1

Afiliado:
    25 Fevereiro 2014
    Aprovações Recebidas:
    493
    @Raul araujo, a mesa é o coração do sistema, ciclotron e uma das piores marcas que existe. Tanto que é conhecida por ciclotreco. Trocando a mesa de som você terá sim um ganho na qualidade. Mas coração não vive só, então caixas de som também são muito importantes, e outra coisa importante demais também são os cabos, que embora sejam a parte mais barata do sistema, são eles que levam o sinal até a mesa e até as caixas, então também devem ser de ótima qualidade.

8. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Entendi, voce poderia me tirar 2 duvidas?

Primeiro, qual mesa daria pra colocar com bom custoxbeneficio até 500 reais? pode ser de 4 canais.

E como expliquei ai em cima, do DVDPLAYER vem um cabo RCA vermelho e branco a qual é ligados juntos em um unico plug P10 (atraves de um adaptador) e sao ligados em 1 unico canal da mesa, nao seria o ideal que esses 2 cabos RCA branco e vermelho fossem ligados cada um em 1 canal da mesa?

Sou muito bom na área de informatica ao qual eu trabalho, mais de som, realmente não intendo nada, rsrs, obrigado pela força.

9. Ronaldo1

Afiliado:
    25 Fevereiro 2014
    Aprovações Recebidas:
    493
    Última edição: 30 Abril 2016
  10. AltVan13

AltVan13 Well-Known Member

Afiliado:
    4 Abril 2011
    Aprovações Recebidas:
    649
    @Ronaldo1;
    Mais uma que pensamos igual. Quando o @raul aruajo falou em mesa barata logo lembrei das RCF. Sugiro que se esforce mais um pouco e compre a Livepad 8 pois acho que 2 canais de mic é muito pouco, em ambas as mesas vc terá canais Estéreo com entradas RCA pra conectar o DVD, PC, etc...

Última edição: 30 Abril 2016
  11. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0

Muito obrigado pelas ajudas meus amigos, tirando agora minha ultima duvida, qual caixa de som passiva vcs recomendariam com bom custoxbeneficio para igreja? lembrando que é uma igreja pequena e a capacidade maxima dela é de 50 membros, preciso também de uma caixa de retorno, pois nao temos nenhuma, oque vcs recomendariam?

12. Ronaldo1

Afiliado:
    25 Fevereiro 2014
    Aprovações Recebidas:
    493
    Amigo, não indicaria nenhuma passiva, te indico a staner SR212 pra PA e uma pra retorno. Pra retorno também pode usar a SR110, que esta bem Barata na kabum.
    E aquele caso do DVD, se a mesa é mono não faz sentido ligar em dois canais. Então esta certo sua ligação atual.

13. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Amigo, porque nao utilizar as passivas? já que temos a mesa de som e o amplificador também ?

É que li a respeito e vi que as caixas ativas normalmente sao mais usadas quando nao se tem um amplificador, pois as mesmas ja possuem controle e amplificador de volume internamente

Já as passivas depende de um sistema externo como a mesa de som com amplificador.

Voce poderia me explicar porque usar ativa seria melhor que passiva?

Muito obrigado amigo, voce esta me ajudando bastante.

14. AltVan13

AltVan13 Well-Known Member

Afiliado:
    4 Abril 2011
    Aprovações Recebidas:
    649
    @raul aruajo ;

Acredito que a recomendação do @Ronaldo1 é devido ao fato de, como vc relata, a caixa ativa já possuir internamente uma seção de amplificação projetada e ajustada exclusivamente para ela, está dimensionada de forma correta. Isso poupa o sistema de erros no dimensionamento e ajuste dos amplificadores que podem vir a queimar os transdutores das caixas em um som passivo.
    Qualé mesmo o modelo de seu amplificador?

15. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0

Entendi, vou deixar aqui em anexo a foto com a mesa e o amplificador, assim fica mais facil ajudar :)

Duvida, tenho aqui um SubWoofer Hertz Dieci DS 250 - 300w, seria interessante colocar o sub la pra ajudar a equilibrar nos graves? obrigado!

20160501_115416.jpg 12.jpg 13.jpg

16. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    up! Help me.

17. Ronaldo1

Afiliado:
    25 Fevereiro 2014
    Aprovações Recebidas:
    493
    Se ligar baixo e bumbo na mesa, sim, você precisa de um sub. Se não... Na verdade essa resposta só você pode se dar, depende muito do gosto e programa musical da igreja.
    Quanto a caixas passivas, só recomendo aqueles kits da 4vias, e eles já vem com amplificador. Não consegui abrir as fotos, mas não acredito que seu amplificador seja tão bom. Boas caixas passivas também são caras. Logo, prefiro a praticidade e facilidade de caixas ativas.

18. raul aruajo

raul aruajo New Member

Afiliado:
    25 Abril 2016
    Aprovações Recebidas:
    0
    Muito obrigado pelas sugestoes, a respeito das fotos, eu testei agora e estao abrindo normalmente aqui, agora com relação as caixas passivas e ativas, vou avaliar qual seria melhor opçao para igreja, assim que tivermos caixa disponivel vou providenciar a compra, mas a sugestao da mesa de som de 6 canais que vc passou foi muito boa, já da uma ajuda bem legal pro sistema.

Compartilhe esta Página