Dúvida amplificador Ciclotron e impedância

Cavalcante

Member
Olá a todos,

Primeiramente peço que me desculpem se o tópico parece repetitivo, mas preciso mesmo de ajuda. Ontem fiz uma boa pesquisa aqui no SAV, li vários artigos, tópicos, mas minha dúvida persiste e no medo de fazer algo que possa danificar equipamentos na igreja recorro ao conhecimento de vcs.

Na minha igreja temos um amplificador bem antigo da Ciclotron que é usado pro monitor, mas ainda em pleno funcionamento. O modelo dele é Wattson DBS 720. Na parte traseira dele vi que tem dois canais de saída P10 e cada um deles tem a impedância de 8 ohms.

Até aí tudo certo. O problema é que agora temos a necessidade urgente de comprar caixas novas de monitor e não estou conseguindo chegar numa conclusão de qual par de caixas comprar e nem a impedância correta delas pra casar corretamente com o amplificador!!

Li e reli sobre casamento de impedâncias e infelizmente saí do curso com essa dúvida e continuo com ela (tenho medo de matemática)!

Pra acrescentar mais informação a ligação das atuais caixas de retorno (8 ohms cada uma delas) é feita por um único cabo paralelo passando no mesmo caminho do multicabo por meio de jack P10. O sinal entra na primeira que repassa o sinal pra segunda.

Por favor me ajudem irmãos, não quero estragar nada lá na igreja :oops:

Abraços,
 
Se você ligar duas caixas de 8 ohms em paralelo, você terá uma impedância final de 4ohms.
Sendo assim, para “usar a potencia corretamente”, a caixa de 8ohms deve estar ligado em um único canal de 8ohms.
Como você tem dois canais, ele tocara um par de caixas de também 8 ohms.
Isso se você quiser usar seu sistema na impedância original.
Você pode usar em 4ohms? Pode, você até conseguirá um rendimento melhor do amp, pois quanto menor a impedância final, maior potencia ele renderá.
Mais ai depende do que você realmente precisa...
 
Humm, então isso quer dizer que posso comprar duas caixas de 8 ohms cada uma e ligá-las do mesmo modo que as atuais?
 
A PAZ

Só um adendo, acredito que esse amplificador será muito fraco para as suas caixas, simples caso não esteja enganado é 54 wrms em carga 8 ohms por canal ou 90 wrms em 4 ohms (2x45wrms por canal), ou seja muito aquém para a maioria dos falantes do mercado nacional, um falante de 12" na sua maioria é a partir de 150Watts, rms.
 
Eita... engraçado que com os retornos atuais que são muito antigos tb eles as vezes falam mais alto do que as caixas do PA, mas com um chiadozinho que incomoda se aumentam o volume do retorno acima da metade...

Heriberto fiquei mais confusa agora. Dei uma pesquisada no google e achei essas informações sobre ele:

DBL 720 Wattsom amplificador de som profissional ciclotron de baixo custo com 180w rms para pequenas aplicações de uso geral
Utilização para sistemas de sonorização com caixas acústicas full-range ou especiais para multivias:


Em 4 Ohms: para agudos, acionando 4 tweeters com impedância de 8 Ohms (2 por canal em paralelo). Em pequenos sistemas de sonorização, para médios-altos, podem ser usados 4 drives de alta frequência (de pequena potência) com impedância de 8 Ohms (2 por canal em paralelo)
Em 8 Ohms: para médios-altos acionando 2 drives de alta frequência com impedância de 8 Ohms (1 por canal)

Classe de amplificação: AB

Resposta de frequência (-3dB) em 4 Ohms: 20Hz a 37 KHz

Distorção harmônica Total + Ruído (THD + N) (a -3dB da pot. max): em 4W= <0,08% de 20Hz a 1 KHz / <0,15% de 20Hz a 20 KHz

Slew Rate: 19V/microssegundo

Fator de Amortecimento (Damping Factor): 480 (50Hz em 8W)

Ganho de Voltagem: 24,5x / 27,8 dB

Sensibilidade de Entrada (potência máxima em 4 Ohms): 0 dBu: 0,775 volts/RMS

Impedância de Entrada: 27 K Ohms desbalanceada.

Relação Sinal/Ruído: 90 dBr (sem ponderação)

Crosstalk: -70 dB (sem ponderação)

Capacitância da Fonte: 4.400µF

Nível de tensão para trabalho em 60 Hz: 230 VAC (+5%) (-10%) / 120 VAC (+10%) (-10%)

Refrigeração (Cooling): dissipativo


Então ele tem 180w RMS

O problema é que temos liberado cerca de R$3.000,00 pra comprar essas caixas de monitor (as velhas estão com brocas), um multicabo novo (16 vias de mais ou menos 20m) e cabos novos (urgentíssimo) e um cubo de contra baixo.

Por isso essa dúvida toda. Se pudesse comprar novo eu compraria um amplificador (com potência inferior ao das caixas de PA que é 800w RMS) de 4 ohms e duas caixas de 8 ohms e nem ia esquentar a cabeça com matemática pq ae 8/2=4 e estaria tudo igual...
 
Pétala.

Vamos por partes. Seu amplificador vai permitir basicamente três tipos de conexão (isso vale para os dois canais A e B):

  1. Duas caixas de 8 ohms, uma conectada em cada jack. Simples e fácil.

    CasamentodeImpedancia8ohms.jpg

  2. Duas caixas de 8 ohms conectadas em parelelo e ligadas a apenas um jack de saída do amp. Neste caso, o outro jack NÃO deve ser usado. Internamente, estes dois jacks de saída do amp são interligados em paralelo. Se vc puser duas caixas de 8 ligadas em paralelo em um jack e mais duas no outro, internamente a impedância cairá para 2 ohms, que poderá levar o seu amp à morte. Vc poderá fazer esta ligação, se cada par de caixas conectadas a um jack estiverem numa ligação em série. Neste caso a impedância interna será 8 ohms.

    CasamentodeImpedancia4ohms.jpg

  3. Uma caixa de 4 ohms. Neste caso, o outro jack também NÃO poderá ser utilizado.

    CasamentodeImpedancia4ohms2.jpg

É lógico, que há outras maneiras de conexão, mas estas são as mais simples e mais comuns.

Outro detalhe que vc precisa atentar é que este amp é de baixa potência (90W @ 4 ohms/canal ou 54W @ 8 ohms/canal). Vc precisa lembrar, que o amp deve fornecer, no mínimo o dobro da potência das caixas. Se este amp trabalha com 90W, sua caixa deveria ter 45W. Vc não vai encontrar uma caixa assim. Este amp serviria para, num sistema multivias, tocar os agudos do sistema.

Acredito que vc precisa pensar em adquirir um par de caixas amplificadas. Isso facilitaria muito a sua vida.

[]'s
 
Nossa David... To vendo que a solução vai ser aposentá-lo então... Negócio agora é dar a notícia pro pessoal aqui e convence-los disso :D

Cheguei a pesquisar monitoração por fones, mas lembrei que retornos de chão são necessários por causa do coral.

Obrigada a todos pela ajuda. Vou sair em campo pra correr atrás dos preços e monitores amplificados :p
 
Pessoal desculpem o flood, mas mais uma vez meu muito obrigada mesmo pelas explicações! Recebi uma mensagem, mas não tenho permissão pra respondê-la, mas mesmo assim muito obrigada pela dica amanhã vou correr atrás disso!

Andei aqui pelas lojas do meu bairro e não achei nada satisfatório... um "técnico" disse que eu poderia comprar jack combo pra colocar na entrada da medusa pra poder ligar tanto XLR quanto P10 e fazer as entradas na mesa todas balanceadas e teimou que isso não ia queimar nada na mesa... Das duas uma: ou eu aprendi errado ou as coisas mudaram desde que fiz o curso no ano passado hehehe

Abraços a todos e fiquem na Paz!
 
Back
Topo