Dúvida - Cabo P2 Estéreo para Xlr Macho - Ligação do Note em caixa ativa

Olá caros colegas!

Precisei fazer algo pra quebrar o galho enquanto a mesa de som estava sendo usada e fiz um cabo pra ligar o note direto na caixa ativa; a entrada da caixa é apenas XLR, então fiz um cabo p2 stereo pra XlR macho; no entanto, houve cancelamento de algumas frequências e o som ficou péssimo....rsrs....

Detalhe....só uso conectores Amphenol e cabo Santo Angelo....

O que pode estar acontecendo?

Alguém tem alguma dica?
 
Fez assim ?
 

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a saída do notebook é stereo. A caixa ativa é mono, ou seja, para fazer um stereo precisa de 2 caixas.
Como ligar um sinal "stereo" L e R em uma caixa que espera um sinal "mono"?
Aí vc faz a soma no próprio fio tentando juntar o L+R e jogar no pino 2 do XLR. Isso é errado, daí que vem o cancelamento.

Na construção do cabo apesar do conector P2 ser L e R. Vc deve ignorar o R e soldar apenas o L como numa ligação mono padrão.
Todos os detalhes da musica que o notebook tocar no R serão perdidos.

Para somar o L+R de forma correta somente com a mesa de som. 2 canais separados e somados saindo no master.
 
Valeu Sandro, não sabia deste macete, deve ser por nunca ter este problema, pois meu notebook tem 2 saídas de áudio, acreditando uma ser R e a outra L, mas vou fazer pra testar a diferença .
Esclarece aqui pra ver se esta certo.
Na ponta XLR que vai para a mesa eu faço normalmente. 1T 2L 3N
Na ponta p2 eu ignoto o R. (obs: não deveria ignorar o L em vista do R ser o sinal e o L o neutro?)
Obrigado.
 
Peguei este material aqui no SAV... tem todos os tipos de cabos que precisei até hoje...
 

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a saída do notebook é stereo. A caixa ativa é mono, ou seja, para fazer um stereo precisa de 2 caixas.
Como ligar um sinal "stereo" L e R em uma caixa que espera um sinal "mono"?
Aí vc faz a soma no próprio fio tentando juntar o L+R e jogar no pino 2 do XLR. Isso é errado, daí que vem o cancelamento.

Na construção do cabo apesar do conector P2 ser L e R. Vc deve ignorar o R e soldar apenas o L como numa ligação mono padrão.
Todos os detalhes da musica que o notebook tocar no R serão perdidos.

Para somar o L+R de forma correta somente com a mesa de som. 2 canais separados e somados saindo no master.

Valeu pelos esclarecimentos Sandro Alves!
 
Como já foi falado, a saída do notebook é estéreo, portanto desbalanceada. Para vc poder ligar em uma entrada mono balanceada, basa usar um DI, para isso é só fazer um cabo: p2 -> 2 p10 mono entrando no DI usando as entradas input e link, no output do DI faz um cabo normal XLR macho -> XLR femea, e ligar na entrada da caixa, ou onde for necessário.
 
Em uma entrada XLR balanceada o equipamento inverte a fase do sinal do terminal 3. E em um cabo com sinal estéreo desbalanceado os sinais contidos nos terminais 2 e 3 estão em fase, por isso que dá cancelamentos.
 
@DJ GARAM, vou tentar explicar bem no popular.
Essa imagem é um cabo balancado feito com P10 ou P2 stereo.
XLR+para+P10+Stereo.jpg


Então imagina que é um microfone (balanceado).
No fio 2 vai a voz do cara.
No fio 3 vai a mesma voz do cara porem a onda invertida.
Aí uma caixa ativa com 1 entrada balanceada sabe fazer a magica e pegar tudo, menos sujeito a interferencia.
Apesar do fio ter 2 vias, não são 2 coisas totalmente diferentes. São apenas polaridade invertida.
Podemos considerar 1 coisa só.

Agora ligando o mesmo cabo no notebook para mandar L e R. Violão no L e Contrabaixo no R.
Fio 2 vai violao. Fio 3 vai contrabaixo.
Não são ondas invertidas. São ondas completamente diferentes.
Aí a caixa ativa recebe algo totalmente fora dos padroes de um sinal balanceado e na hora de fazer a magica sai tudo errado.
cancelamentos.

Então se vai usar o cabo direto no notebook, na intenção de mandar L e R, aí complica.
Vc tera de escolher um ou outro.
tipo fazer o cabo acima: 2 = L e o fio 3 vc esquece/aterra.
ou 2 = R e o fio 3 vc esquece/aterra.
vai ficar sobrando 1 perninha de solda no conector P2.
Ele vai virar mono assim como a cx ativa do outro lado.
ou
somar L e R na mesa de som (2 canais) e mandar o master para a caixa.

Se juntar L+R no pino 2. tentar soma-los (para não perder nada de som) no próprio fio, dizem ser errado.
vide: https://somaovivo.org/forum/index.php?threads/traduÇÃo-da-rane-por-que-não-y.6872/
 
@DJ GARAM, vou tentar explicar bem no popular.
Essa imagem é um cabo balancado feito com P10 ou P2 stereo.
XLR+para+P10+Stereo.jpg


Então imagina que é um microfone (balanceado).
No fio 2 vai a voz do cara.
No fio 3 vai a mesma voz do cara porem a onda invertida.
Aí uma caixa ativa com 1 entrada balanceada sabe fazer a magica e pegar tudo, menos sujeito a interferencia.
Apesar do fio ter 2 vias, não são 2 coisas totalmente diferentes. São apenas polaridade invertida.
Podemos considerar 1 coisa só.

Agora ligando o mesmo cabo no notebook para mandar L e R. Violão no L e Contrabaixo no R.
Fio 2 vai violao. Fio 3 vai contrabaixo.
Não são ondas invertidas. São ondas completamente diferentes.
Aí a caixa ativa recebe algo totalmente fora dos padroes de um sinal balanceado e na hora de fazer a magica sai tudo errado.
cancelamentos.

Então se vai usar o cabo direto no notebook, na intenção de mandar L e R, aí complica.
Vc tera de escolher um ou outro.
tipo fazer o cabo acima: 2 = L e o fio 3 vc esquece/aterra.
ou 2 = R e o fio 3 vc esquece/aterra.
vai ficar sobrando 1 perninha de solda no conector P2.
Ele vai virar mono assim como a cx ativa do outro lado.
ou
somar L e R na mesa de som (2 canais) e mandar o master para a caixa.

Se juntar L+R no pino 2. tentar soma-los (para não perder nada de som) no próprio fio, dizem ser errado.
vide: https://somaovivo.org/forum/index.php?threads/traduÇÃo-da-rane-por-que-não-y.6872/

Parece ser um assunto bobo...rs... mas causa dúvidas....

Sempre bom esses esclarecimentos....rs
 
Como já foi falado, a saída do notebook é estéreo, portanto desbalanceada. Para vc poder ligar em uma entrada mono balanceada, basa usar um DI, para isso é só fazer um cabo: p2 -> 2 p10 mono entrando no DI usando as entradas input e link, no output do DI faz um cabo normal XLR macho -> XLR femea, e ligar na entrada da caixa, ou onde for necessário.

Essa idéia de usar o DI vou tentar pra ver como fica...
 
Essa solução do DI, acho que só testando.
O DI foi feito para balancear 1 unico sinal que chega. E tem o out como retorno do sinal de entrada. Não sei como essas entradas estão ligadas internamente. Paralelo???
Agora injetar 2 sinais diferentes. sinal L no DI IN e injetar R no DI OUT
e sair L+R devidamente somado, mono e balanceado ???
Sei não hein. Não seria a mesma coisa de juntar os fios L e R tipo o cabo Y não recomendado?
 
Agora injetar 2 sinais diferentes. sinal L no DI IN e injetar R no DI OUT e sair L+R devidamente somado disse:
Sinal L no DI IN, certo... Mas o sinal R não é no DI OUT, mas no DI LINK, e no DI OUT o sinal L+R somado.
 
Entendi, eu que escrevi errado.
A IN e a LINK devem ser interligadas em paralelo.
Funciona então como juntar os fios positivoL + positivo R - terra 1 + terra 2.
Porem ao inves de juntar na confeccão do cabo, é feito nos conectores de entrada do DI.
 
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