duvida caixa de grave jumbo

well araujo

Member
images
uma-parede-de-som-caixas-jumbo-dobrada_9b527b1e_3.jpg
olá pessoal alguem aqui no fórum já  usou estes modelos de caixas e poderiam me ajudar em relação a cortes de frequencia e ajustes geral com este tipo de caixa pois adquirir duas pra uso em musica mecanica e acho o rendimento das mesmas muito baixo em spl de graves.eu  sei por fotos no google que essas caixas foram muito usadas nas décadas de 80 em bailes funk no RJ ,não imagino o que pode ser, já tentei varios ajustes sem e com crossover e não notei diferenças.eu não encontro muitos detalhes na net se alguem puder ajudar vou ficar muito agradecido ok abrçs.
 
Fica Muito Difícil Identificar o Problema Mas Vamos Lá:

A Caixa é o Item Mais Importante Do Sistema, E Também No Certo, Deve Ser Projetada De Acordo Com Os Parâmetros do Alto Falante, Logo Não Adianta Colocar Qualquer Alto Falante em Qualquer Caixa e Esperar Um Bom Rendimento, Certifique se Que Esta Caixa Foi Projetada Para o Alto Falante Que Está Usando.
Os Falantes Que Eram Utilizados Na Década de 80/90 Nelas Eram Selenium de 200rms Não me Lembro o db/spl. O Crossover Vinha Com Hpf em 60hz ou 80hz, Pois Naquela Época Não Existia Paixão Por Sub Graves, E Sim Grave, Logo As Frequências Abaixo Disto Não Faziam Muita Falta, Além De que 60 e 80hz Também Estão Na Banda de Sub Grave. Logo Acredito Que Estas Caixas Não Foram Projetadas Para Sub Graves. Portanto Não espere Um Sub Grave e Somente Um Grave Seco.
Uma Coisa Que Pode Fazer é Ir Testando É O Comprimento Dos Dutos, Para Ver Se Alcança O Gosto Desejado, Mas Isso Pode Te Trazer Problemas Com o Alto Falante, Pois Ele Tem Suas Exigências Para o Bom Funcionamento, Por Isso Para Uma Boa e Segura Caixa, Deve se Utilizar o Projeto Indicado Pelo Fabricante Do Alto Falante, Ou Ser Projetada Por Um Engenheiro ou Fera Da Área.
 
entendi então pra começar os cortes inferior devem ser de 60hz a 80hz e os cortes superior poderia ser aproximado nos 400hz ou mais qual o mais ideal. os graves destas caixas até min agradam mais são mais intensos por trás das caixas e já na frente é um pouco menos intenso. inclusive já inverti as polaridades das caixas imaginando ser problema de fase e não mudou muito. outra duvida essas caixas ainda usam aquela estopa de algodão podem estar absorvendo muito o som ou não tem influencia nesta questão. a dez metro de distancia não sinto a pancada do grave isso pode ser um problema da sintonia da caixa com o alto falante pois até ela atingir um grave audível os cones dos falantes estão se deslocando em exagero isto pode indicar problema de sintonia falante x caixas
 
well araujo disse:
entendi então pra começar os cortes inferior devem ser de 60hz a 80hz e os cortes superior poderia ser aproximado nos 400hz 
       Isso Vai Depender Da Frequência Minima de Corte Do Seu Alto Falante, Qual é ? Agora 400hz Tá Meio Alto Demais Não? 
 
well araujo disse:
os graves destas caixas até min agradam mais são mais intensos por trás das caixas e já na frente é um pouco menos intenso. inclusive já inverti as polaridades das caixas imaginando ser problema de fase e não mudou muito.
      Verifique a Vedação De Todas as Juntas Internas, Uma Dica Legal e Barata é Aplicar Uma Boa Cola de Madeira Com Pó de Serragem, Mas Existem Materiais Profissionais Para Isso Também, Mas Como Prefiro Caixas Projetadas, Nunca Me Liguei a Estes.
 
well araujo disse:
 outra duvida essas caixas ainda usam aquela estopa de algodão podem estar absorvendo muito o som ou não tem influencia nesta questão.
       Não Sei Lhe Dizer Sobre Isso, Mas Se Já Tem Muito Tempo, Uma Boa Lã de Rocha Cairia Muito Bem.
 
well araujo disse:
 a dez metro de distancia não sinto a pancada do grave isso pode ser um problema da sintonia da caixa com o alto falante pois até ela atingir um grave audível os cones dos falantes estão se deslocando em exagero isto pode indicar problema de sintonia falante x caixas
       Com 2 Caixas Dessas, Sem Certeza Do Projeto, Acho Meio Difícil Conseguir ""pancada"" Por Conta Dos Graves a 10 Metros, Pode Conseguir Uma Pequena Vibração. Agora Com 4 Caixas Bem Projetadas a Coisa Já Muda.
Esse Problema de Deslocamento "Excessivo" é Um Sinal Que Tem Algo Sendo Forçado Demais, Algo Errado Sim.
 
bem os cortes mínimos do meu falante são indicado pelo fabricante em 60hz , em relação a questão da vedação vou procurar melhorar pois é realmente elas vibram muito e também vou tirar a estopa de algodão e colocar lã de rocha. em resumo foi frustrante pra min ter adquirido então estas caixas estão bem abaixo do que eu esperava acredite eu comprei de um DJ aqui no rio que tinha uma e ele está se desfazendo
 
well araujo disse:
bem os cortes mínimos do meu falante são indicado pelo fabricante em 60hz , em relação a questão da vedação vou procurar melhorar pois é realmente elas vibram muito e também vou tirar a estopa de algodão e colocar lã de rocha. em resumo foi frustrante pra min ter adquirido então estas caixas estão bem abaixo do que eu esperava acredite eu comprei de um DJ aqui no rio que tinha uma equipe de som ele ainda tem umas 6 iguais a essa e está se desfazendo as caixas estão com desgaste de uso em bailes e até na rua segundo ele um abrç e grato pela suas dicas ok .
 
Nos bailes funk antigos já vi muitas caixas destas, mas via nas vias do meio fazendo médio grave, embaixo delas eram colocadas as MTL, SBs ou T18, acho que o subgrave eles tiravam de outras caixas e estas fazendo médio e grave. Mas como nunca usei caixas parecidas não sei como seria a resposta delas.
 
EDU+PRIMEIRO+EQUIPAMENTO+PIPOS+2.jpg
timthumb.php
1490744_430362700447763_6971055101236196447_o.jpg
valeu meu amigo eu realmente percebo pelas minhas caixas que este tipo de caixa tem sim o timbre pra médio grave , mais o que eu não entendo é veja estas fotos essas caixas estão no chão elas eram usadas por muitas equipes como via de graves como eles conseguiam e detalhe a maioria usava aqueles amplificadores A1,pm 5000,pa 1800, caso vc possa min ajudar ou min passar alguma dica sobre o assunto vou ficar agradecido talvez vc tenha vivído está época pois pretendo até pegar mais duas e depois vou acoplar os subs grave  
VIP%2BPAULAD%25C3%2583O.jpg
 
Sim Amigão, Eram Usadas Na Via de Graves, as MTL, SBs ou T18, Vieram Depois, Pelo Ao Menos Nestes Tipos de Equipamentos e Vieram Nesta Mesma Ordem MTL, SBs e T18. Mas Anteriormente a Elas Vieram as 45x20 e 45x60.
 
Você não esta conseguindo ajustar a caixa. Não esta gostando dos graves dela. A caixa é um projeto antigo, com dimensões grandes e baixo rendimento. E você esta pensando em pegar mais 2 unidades ??
Por que não investe em outro modelo de SUB, mais moderno, melhor rendimento e com melhor aceitação no mercado ???
 
É nestes últimos dias após algumas mudanças e dicas dos amigos aqui do fórum eu finalmente conseguir uma melhora em relação a caixas vou ficar por enquanto com duas apenas como vias apenas de grave acopladas com subs T-18 nos subs graves desde já agradeço a atenção de todos obrigado pessoal abrçs.
 
Se Já Tem As T18, Diminui Um Pouco o Problema, Coloca as T18 Para Sub Grave Até 120hz e as Jumbo de 120 a 360hz, Apenas Para Grave. Mas Esses 360hz Tem Que Ser Testado Com Moderação A Base De Testes Sacou? Nunca Coloque Dois Tipos De Caixas, Para Reproduzir a Mesma Banda de Frequência.
 
Back
Topo