Dúvida com ligação de caixas e impedancia

Lucas Ferreira

New Member
E aí galera que eu não vejo a muito tempo!
ahaha

Meu amigo chegou com uma dúvida pra mim que eu pesquisei, fucei, mas não encontrei uma solução.

Na igreja dele a ligação entre potencia e PA está errada.
Vou tentar ser claro,

(fiz um desenho para ser mais claro)
croquiduvidabrasil.png



A bagaça está assim lá eu nem sei como está a fiação por cima do forro,
gostaria que os amigos me ajudassem a ligar isso corretamente.

Abraços!
fiquem com Deus
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Obrigado pela resposta
Não quero que se importe muito com o que está aí, ou como tudo está ligado agora.
Apenas como poderia ser feita a ligação, paralelo? continua? ou sei lá...
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Meu amigo chegou com uma dúvida pra mim que eu pesquisei, fucei, mas não encontrei uma solução.

Na igreja dele a ligação entre potencia e PA está errada.
Vou tentar ser claro,



Atéé então não entendii qual oo problema '
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Lucas Ferreira disse:
E aí galera que eu não vejo a muito tempo!
ahaha

Meu amigo chegou com uma dúvida pra mim que eu pesquisei, fucei, mas não encontrei uma solução.

Na igreja dele a ligação entre potencia e PA está errada.
Vou tentar ser claro,

(fiz um desenho para ser mais claro)
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img703.imageshack.us/img703/9205/croquiduvidabrasil.png">http://img703.imageshack.us/img703/9205 ... brasil.png</a><!-- m -->


A bagaça está assim lá eu nem sei como está a fiação por cima do forro,
gostaria que os amigos me ajudassem a ligar isso corretamente.




Abraços!
fiquem com Deus


No minimo entender qual seriia o problema , para sim tentar ajudar.

Por exemplo::
Qual a potencia qe esta sendo usada ??
Quais caixas e falantes que habitam o ambiente ??

os quadraddos , o qe significam no desenho ???

os textos estão pela metade por isso não consigo compreender o desenho
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Paz do Senhor a tds!!
bom pelo que entendi ta ligado tudo em mono, então o certo seria ligar as caixas por canal separando as caixas da esquerda das da direita L e R, e assim consegue ter um som estereo se esse é o seu poblema ae
abraço fikem tds com Deus
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

:shock: :shock: :shock: :shock:
SEIS caixas em um canal só? Misericórdia de Deus do amp ainda estar funcionando.
A igreja é tão grande assim pra ter oito caixas? Ao que parece nenhuma delas foi devidamente atrasada, resultado: Não se consegue entender bulhufas...

É preciso saber primeiro a potência e a impedância mínima do amp, depois ver qual a melhor ligação(paralela, série ou mista).
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

deluna, se o amplificador for de 2 ohms, e tiverem feito uma ligação série paralelo com essas 6 caixas podem ter conseguido 2 ohms...duvido que tenha sido feito isso pela demonstração de conhecimento dada ao colocar 8 caixas dessa forma...

Impossivel arrumar essa bagunça dessa forma, talvez se, usando o mesmo amplificador e as mesmas caixas se fizesse apenas um cluster com 3 caixas (dependendo do angulo de dispersao) e um Delay também com 3 caixas, usando o outro canal do amplificador (isso com as informações que temos e supondo que o amp tenha 2 ohms de impedância minima)...

Ah... isso aplicando o devido processamento no cluster de Delay é claro...
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Valeu Deneripr e Deluna,
Então.

Vou contar para vcs a parte mais maluca disso tudo.

A reforma desse som terá duas etapas, a primeira com extrema urgência

As caixas estão no TETO da igreja viradas para baixo, são pequenas com falante de 10" e twiter,
tá tipo som de elevador, ambiente... (imaginem como deve ser).

A primeira medida será arrumar a ligação das caixas de modo que todas falem com o mesmo volume.
a Segunda será organizar tudo de maneira que elas formem 2 Clusters em Fly no palco.

Mas como tem irmãos saindo da igreja pq o som na frente é insuportávelmente alto, durante os cultos.
Vou ajudar com isso,

O esquema é ligar 4 e 4 nos canais A e B na potencia.
as caixas são essas, <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.unicproaudio.com.br/produto_08.php">http://www.unicproaudio.com.br/produto_08.php</a><!-- m -->
e a potencia é essa, <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/produtos/DBL/DBL2000.html">http://www.ciclotron.com.br/produtos/DBL/DBL2000.html</a><!-- m -->

O meu problema é saber qual a ligação mais indicada.
abração amigos
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Puts, q bagunça!

Primeira coisa é fazer a ligação certa, R e L, 4 e 4. Isso vai corrigir o problema de controle do volume.

Estranho esse negócio das caixas ficarem viradas para baixo ein?!! Não sei, mas pode ser até q evite um pouco o problema do atraso do som, que iria acontecer se estivessem no modo digamos convencional.

Daí cara tem que ver como tá a reverberação, tem na minha igreja 4 caixas dessa servindo de PA, ligadas em paralelo pressas à parede(desproporcional ao tamanho da igreja), daí como não tínhamos como controlar a reverberação optei por coloca-las como monitores e as de monitores como PAs(é estranho, mas não vem ao caso, a história é muito longa, outro dia eu conto hehe). Pois bem, reduzi um pouco a "emboleira" do som causada pelo atraso das caixas.

O que eu faria(fiquem a vontade para me corrigir):
Neste caso, se houver muita reverberação, ou eu colocaria as caixas formando clusters à frente do púlpito. É a solução mais barata, no entanto não sei se é correta, mas, dinheiro não está sobrando pra todas as igrejas.


Faça o seguinte, peça umas fotos para seu amigo e coloque aqui no tópico, assim o pessoal vai te ajudar melhor. Flw.
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Eu penso que o ideal seria duas na frente e mais duas do meio para trás com o devido delay.

Para usar da forma que está hoje a ligação mais coerente que vejo é ligar 4 caixas em cada canal

L:
Caixa 1 ligada em série com caixa 2 (forma conj-1)
Caixa 3 ligada em série com caixa 4 (forma conj-2)
Conj-1 ligado em paralelo com conj-2

R: faz a mesma coisa que foi feita no L

Dessa forma você vai ter o controle de volume por igual em toda a igreja.

Só acho que esse ampli não tem potencia suficiente, mas com todo cuidado para não deixar clippar....
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Dessa forma Metal se obteria 8 ohms e como esse amplificador é de 4 ohms e fraquinho não daria conta...
 
Re: Dúvida com ligação de caixas e amperagem.

Dener, eu sei que vai faltar potencia, até escrevi isso.
O máximo que ele aguenta é uma caixa dessa por canal, ou duas em 4 Ohms
Mas como o Lucas queria saber como fazer pra ligar todas as caixas nele...

Inclusive Lucas arruma o título, pois creio que a sua dúvida é sobre caixa x impedância.
 
E ae trutas!

hahahaa
acho que vcs não entenderam meu problema, (vcs estão lendo tudo oq eu escrevo?! HAHAHAHA)

então,
eu já estou com a ideia dos clusters e tal, na verdade já estou desenhando o projeto no Auto CAD,
MAS,
eu preciso semana que vem subir no forro da igreja com ele, pra nós arrumarmos essa ligação entre as caixas.
só isso,

e já está definido que serão 4 em cada canal,
agora o problema é COMO ligar isso? serie? paralelo? faz diferença? sei lá
haha isso que eu não sei.

Obrigado Trutas!
 
Lucas

Não sei se entendi bem, mas parece que um dos canais são ligadas as seis caixas que estão no teto e no outro canal é ligado os retornos para o púlputo (ou altar como queiram chamar).

Claro que está tudo subdimensionado, mas vamos lá:

Ligue 3 em paralelo ligadas em série com tres em paralelo tambem ligados no canal "A" . No canal "B" ligue as duas caixas de rotorno em paralelo.

OBS: alguem poderia desenhar ? ficaria mais didático para entender (eu não sei desenhar).

cada caixa do PA vai ficar com 41,66 watts e cada monitor vai ficar com 125 watts. Penso eu que assim dará pra controlar melhos o sistema pois terá volumes iguais entre as 6 caixas e os retornos terá seu próprio volume.

Se alguem tiver outra sugestão melhor, que se pronuncie.
 
Valeu a intenção Dluna

Mas não corresponde a minha sugestão.

são tres caixas ligadas em paralelo (que equivale a aproximadamente a 2,66 Ohms) ligadas em série com mais tres caixas ligadas em paralelo (impedãncia total de aproximadamente 5,32 ohms).

Se não for incômodo, desenha novamente com essa configuração.

Obrigado por desenhar
 
Back
Topo