Duvida como ligar uma caixa ativa que está em fly?

deneripr

Well-Known Member
Pessoal, me bateu uma duvida... Penso em colocar futuramente 4 rcf art 310 em fly na igreja, mais me bateu um duvida e eu fizesse isso como faria pra liga-las ? os controles poderia deixar no max. e controlar na no crossover mais como faria pra ligar e desligar as caixas?
 
No projeto da minha igreja eu pedi ao eletricista pra instalar tomadas no teto e deixar uma chave On/Off perto da mesa de som. Com essa chave eu ligo/desligo as tomadas do teto e consequentemente as caixas.

Veja aqui: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1322">viewtopic.php?t=1322</a><!-- l -->
 
Pergunta besta: esse procedimento ñ faz mal ao equipamento não, né?
Digo, ligar/desligar fornecendo/cortando a energia, ao invés de usar o próprio botão do aparelho?

(Imagino que não, pq nada disso roda firmware/software, mas é bom tirar a dúvida).


Abraço!
 
também tinha a mesma duvida e como penso em colocar RCF não dá pra dar um vacilo e queimar o equipo se não não tem assistencia aqui....
 
Eu também tenho essa preocupação, por exemplo, con consigo ver se está clipando a entrada dos amplificadores. Acho que para instalações assim, onde a caixa fica em local de difícil acesso, é melhor usar o modelo passivo, com bons amplificadores no rack.

Eduardo
 
TSA disse:
Pergunta besta: esse procedimento ñ faz mal ao equipamento não, né?
Digo, ligar/desligar fornecendo/cortando a energia, ao invés de usar o próprio botão do aparelho?

(Imagino que não, pq nada disso roda firmware/software, mas é bom tirar a dúvida).


Abraço!

Também tenho dúvidas a respeito disso.

sds

Toninho
 
E mais, tem a questão de o volume das caixas ficar sempre aberto.
Minha dúvida tb abrange esse ponto.
 
As minhas Mackie estão instaladas há quase dois anos. Nenhum problema até agora. Mas sempre sigo a sequência: ligo primeiro a mesa e depois as caixas, na hora de desligar eu desligo as caixas e depois a mesa. Simples e sem barulho.
 
E então pessoal, dá problemas ou não ligar e desligar direto? o que eu ouvi de algumas pessoal é que quando não se digital que se roda software, pode se desligar direto sim que é exatamente isso que o botão power faz, não teria diferença nenhuma...

Fica aqui a pergunta alguém já viu estragar alguma caixa ativa fazendo isso? ou ouviu falar?
 
Os meus amplificadores possuem proteção que me permitem ligar ou desligar sem impacto nos altofalantes. Imagino que as caixas de primeira linha também possuem tal proteção.

sds

Toninho
 
no caso eu ainda não comprei ainda...

só estou com uma duvida quanto a isso, estou planejando essa compra por isso tenho que cobrir todas as necessidades...

Ilsinho, você que tem RCF pode responder se tem ou não essas proteção?
 
Olá gente,

amplificadores de primeira linha tem circuito Soft-Start, ou seja, um temporizador que é acionado ao ser ligado, inserindo alguns segundos antes de enviar sinal para os falantes.

As RCF Art 310 dão sim um "TAC" nos falantes quando são ligadas (minhas Yorkville dão um "Tum"), mas ambas tem o temporizador, só abre o som 2 segundos depois. Agora, eu também tenho um par de ativas xing-ling (na verdade, nacionais-ling, pelo menos os falantes são Selenium) que dão um TUM fortíssimo, a depender do volume. Nessas, eu tenho que abaixar o volume antes de ligar/desligar, se não o driver vai embora...

Quanto a ligar/desligar tudo cortando a energia, já vi alguns estúdios onde tudo era ligado/desligado através de disjuntores. Na verdade, dois disjuntores: um ligava mesa/periféricos, outro ligava os amps.

O Raphael falou certíssimo: o mais importante é seguir a ordem de ligação:

Para ligar
PRIMEIRO liga-se equipamentos, exceto amplificadores (e/ou caixas ativas). POR ÚLTIMO liga-se os amps.

Para desligar
PRIMEIRO DESLIGA-SE OS AMPS (e/ou caixas ativas), depois desligue o restante.

Só um cuidado para quem usa no-breaks e estabilizadores. Alguns desses equipamentos mais antigos produzem um pequeno surto de tensão na saída quando acionados. Os melhores equipamentos se ligam e a saída também é temporizada (só passa energia na saída após estar devidamente regulada, não antes), mas nem todos são assim. Uma solução para quem tem estabilizador/no-break desses antigos é instalar um disjuntor na saída no aparelho, de forma que você ligue o equipamento e leve uns 2 segundos até ligar o disjuntor, o suficiente para ele se regular.

Um abraço,

Fernando
 
Também tenho dúvidas conquanto a isso...

Não saberia dizer se a longo prazo - apesar das proteções - se poderia dar algum problema com isso...
 
as rcf 710, tem controle remoto não tem?

No caso seria melhor opção não?

Na opnião de vocês seria melhor adquirir 2 710, no lugar de 4 310?
levando em conta esse fato de as 310 não ter controle e não ter certeza de que não tem problemas a longo prazo com o corte de energia direto com disjuntores, e que as 710 rendem 2dbs a mais que as 310, será que valeria a diferença de preço?
 
as rcf 710, tem controle remoto não tem?
Não, não tem... Quem tinha eram alguns modelos da antiga linha 300.

Na opnião de vocês seria melhor adquirir 2 710, no lugar de 4 310?
Tudo depende! A dispersão de 4 caixas é muito diferente de apenas duas; aí depende muito do projeto!

e que as 710 rendem 2dbs a mais que as 310, será que valeria a diferença de preço?
O timbre muda bastante também, além de diferenças de projeto mesmo, como fonte com PFC ativo, nível de entrada, etc...
 
Sobre o problema de ligar as caixas ativas em fly, tenho a mesma duvida...
Sempre da um estalo quando liga com o ganho todo aberto.
Será que os limiters seriam suficientes para segurar esses picos?
 
Povo, conversando com o David Fernandes, por conta do seminário promovido pela revista Comunhão, ele me falou sobre os gerenciadores de energia Pentacústica, da série PC-9000, que são adequados exatamente ao uso com amps de potência (o que inclui caixas ativas, claro).

Pelo que entendi (e tb olhando o site do fabricante), esses aparelhos têm um acionamento temporizado, ou seja, vão elevando o fornecimento de energia nas saídas aos poucos.
Acredito que esteja aí a solução p/ a questão levantada no tópico. Vc liga e desliga remotamente as caixas, protege, e ainda se livra da preocupação com os transientes típicos de acionamento (ou de ver se o amp tem soft start, ou não).
 
Back
Topo