Dúvida Ganho mesa

Sem passagem de som não há equipamento que resolva. Se não é possível antes do culto, siga a sugestão do Murilo. Apenas lembre-se que muito provavelmente serão necessários alguns ajustes na hora.
 
É verdade.
Mas acho que já captei o raciocínio do ganho-retorno-etc...
Minha maior preocupação é aprender a fazer as coisas seguindo o padrão, o jeito que a maioria faz, visto que não fiz curso e tenho aprendido lendo.
Claro que cada lugar tem sua peculiaridade, mas o negócio é evitar gambiarras, rsrs.
 
Estrutura de ganho é importante, mas não fique paranóico tentando achar o melhor ponto. No caso dos microfones que passam de mão em mão, só é preciso alterar o ganho se mudar muito mesmo. Quanto ao microfones estarem "igualados", não sei se entendi, mas siga os seus ouvidos e pronto.
 
Disse igualados em relação ao volume do retorno. Pra que todas as vozes tivessem o mesmo volume no retorno.
Mas já saquei. Agora é só ir fazer mais testes na prática!
 
Não precisa ficar abitolado em manter todos os volumes iguais no retorno, tem cantor que ouve muito bem e o volume pode ser mais baixo, tem cantor que é surdo e o volume vai ter que ficar mais alto. Você tem que conversar com eles, perguntar se estão se ouvindo, se tem algo que querem que abaixe ou levante o volume. No PA sim, o volume deve estar em equilibrio e para isso confie nos seus ouvidos, e esqueça os fones, eles engamam muito, pois não tem a influencia do ambiente.
 
vhugobr disse:
E quanto ao revezamento de mics durante o culto? Devo ficar igual um maluco regulando o ganho toda vez que alguem pegar o mic??? Porque pelo o que eu vi, o ganho tem como referencia uma voz né...

As regras em som, pressupõem trabalho profissional, passagem de som, mics específicos para cada cantor. Mas respondendo acerca do ganho, este não tem como referência uma voz, o ganho é o ajuste para equilibrar o nível do sinal, isto depende do equipamento e não da voz. Se um mic tem uma sensibilidade alta, o ganho naturalmente ficara mais atenuado que o de um mic com sensibilidade mais baixa. As variações nas vozes são irrisórias quanto a isto, e outra, quando estiver passando o som, irás ajustar o ganho como em momento de pico dando margem para um trabalho para varios tipos de vozes independente de sua intensidade.
 
Boa tarde pessoal!! Queria primeiramente parabenizar pela grande dica sobre ganho na qual estava procurando em vários fóruns. Gostaria de apenas tirar uma outra dúvida na sequencia, quando faço a regulagem desse ganho o volume do canal e o master vão estar no 0db e depois como ajusto esse volume para saída em uma caixa ativa.... Gostaria de saber como regular um volume ideal para saida da mesa no master e um volume na própria caixa ativa...
 
Olá Bmorais, bem vindo.

O procedimento descrito nesse tópico se refere apenas à entrada do sinal na mesa de som. Ele indica qual é o máximo de sinal que a sua mesa é capaz de processar antes de saturar.

Se a caixa é ativa e o ganho na mesa estiver bem regulado, dificilmente você terá problemas de distorção com o master em 0 dB, porque esse é o ponto em que a mesa entrega a máxima amplitude de sinal antes de saturar. Mas se o ganho do canal estiver clipando, a mesa vai entregar onda quadrada na saída, mesmo com o master abaixo de 0 dB.
A questão é mais complicada em sistemas passivos, porque, se a potência do amplificador estiver abaixo do ideal para os falantes a distorção pode ocorrer na saída do amplificador.

Como regra geral, depois de feita a estrutura de ganho, 0 dB, nos faders do canal e no master, é o limite. Procure trabalhar sempre abaixo desse limite, para que, caso necessário, você tenha uma margem para chegar até 0 dB.

Com relação ao volume nas caixas, isso vai depender de quanta pressão sonora você precisa no ambiente que você as utiliza. Se sentir que está muito alto, pode abaixar no atenuador da caixa, embora o mais prático é fazer esse controle nos faders da mesa. Mas, se estiver fraco, mesmo com o volume no máximo, é hora de colocar mais caixas ou pensar em trocar por outra mais potente.

Procure estudar sobre "Estrutura de Ganho". Aqui no fórum têm artigos muito bons sobre o assunto.
 
Olá Smily DOG!!

Muito obrigado pela dica.. vou tentar trabalhar abaixo de 0db no master e dar mais volume na caixa para como vc disse ter margem na mesa. Tenho uma Behringer QX1202USB e uma Caixa Straner 315A no primeiro teste regulei o ganho como citado porém deixei o master em 0db, com isso consegui chegar o som da minha caixa em apenas 25% e ja ficou muito alto, achei que com isso estava explorando pouco da minha caixa.

Vou fazer mais testes e qualquer novidade eu posto por aqui.

Novamente muito obrigado e abraço.
 
A paz amigos!
Por favor tirem uma dúvida, no caso daqueles pregadores que usam o microfone uns mais distantes (0,30 cm aproximadamente) e outros mais próximos quase beijando o microfone, para essa regulagem também é utilizado o ganho correto?
Exemplo para o que usa distante eu aumento o ganho para buscar a voz do abençoado é isso?
 
O controle de ganho serve pra controlar o nível de sinal de entrada do canal. Se a fonte sonora muda, é provável que o ganho precise ser alterado. Então, se o cara beija o microfone e fala bem alto, diminua o ganho até atingir um nível satisfatório. Se o cara tem medo do microfone e fala bem afastado, ajuste o ganho até chegar no nível satisfatório.

E mais, ensine as pessoas como é a forma correta de usar o microfone. Colar a boca no microfone é errado. Vc expõe muita pressão sonora ao microfone, o que pode provocar distorções perigosas e indesejáveis.
Se a pessoa fala muito longe do microfone, vc precisa dar muito ganho e tem uma grande chance de provocar microfonia.
O ideal é a pessoa manter uma distância de uns 2 ou 3 dedos de distância em relação à boca.
 
Olá irmãos,

Este tópico abriu meus olhos em relação a estrutura de ganhos. Percebi o quanto muitos operadores que conheço tem uma visão completamente distorcida, utilizando o ganho da mesa como um reforço de volume.

A fim de aplicar o que aprendi com as explicações que foram postadas neste tópico, fui a igreja, onde temos uma mesa Behringer XENYX 2442FX , fazer uns testes e me deparei com o seguinte problema:
s9cu.jpg

  • Ao ir regulando o ganho do microfone inserido via XLR no cala 1, percebi que enquanto o LED L do master estava já chegando em 0Db, o LED R estava apenas em 30% com valor negativo. Como resolver este problema?
Obs.: Na igreja usamos 4 caixas ativas JBL 250 Rms posicionadas a cerca de 5 metro de altura, duas frente da igreja e duas no fundo. utilizamos uma medusa com cerca de 30 metros com conexões XLR para microfones e P10 para instrumentos.
 
Olá irmãos,

Este tópico abriu meus olhos em relação a estrutura de ganhos. Percebi o quanto muitos operadores que conheço tem uma visão completamente distorcida, utilizando o ganho da mesa como um reforço de volume.

A fim de aplicar o que aprendi com as explicações que foram postadas neste tópico, fui a igreja, onde temos uma mesa Behringer XENYX 2442FX , fazer uns testes e me deparei com o seguinte problema:
s9cu.jpg

  • Ao ir regulando o ganho do microfone inserido via XLR no cala 1, percebi que enquanto o LED L do master estava já chegando em 0Db, o LED R estava apenas em 30% com valor negativo. Como resolver este problema?
Obs.: Na igreja usamos 4 caixas ativas JBL 250 Rms posicionadas a cerca de 5 metro de altura, duas frente da igreja e duas no fundo. utilizamos uma medusa com cerca de 30 metros com conexões XLR para microfones e P10 para instrumentos.
Ola!

Ja verificou o PAN do canal?

Ate mais,

Vladimir
 
Olá!
Isto acontece em todos os canais ou so no canal 1?

Se estas so regulando o ganho, todos os faders fechados (canais,sub, mono e main)?

E o botao solo esta ativo e o botao main desativado do canal?

Ate mais,

Vladimir
 
Olá!
Isto acontece em todos os canais ou so no canal 1?

Se estas só regulando o ganho, todos os faders fechados (canais,sub, mono e main)?

E o botao solo esta ativo e o botao main desativado do canal?

Ate mais,

Vladimir

Todos os faders fechados (canais,sub, mono e main).
Botão solo ativo, mas o botão main está ativado.
 
Acontece em todos os canais? Vc já testou com um cabo direto no canal? No main o V.U. apresenta o mesmo defeito?
 
Acontece em todos os canais? Vc já testou com um cabo direto no canal? No main o V.U. apresenta o mesmo defeito?

Testei em todos os canais. Neste canal que testei, o microfone estava insertado direto na mesa.



Olá!
Abaixo dos Led VU ha um botão, e este esta selecionado o modo pfl, que no caso funcionaria como pre-fader (mono L) , mude para Solo, os dois Vu funcionarão.

Fonte: http://downloads.music-group.com/so...242FX/SX2442FX_SX3242_PT_2008-01-21_Rev.1.pdf
Manual pagina 8

Ate mais,

Vladimir

Fiz este procedimento, ma o curioso é que quando mudo o botão abaixo do VU para solo, os leds nem seque ascendem, mesmo com o botão solo do canal ativo. Testei em todos os canais.
 
Back
Topo