Dúvida Impedância

rodrigor4d

New Member
Olá pessoal,

Ao reduzir a impedância das caixas conseguimos usar mais da potência dos amps. Um amp por exemplo que me da 200rms a 4ohms, me da 120rms a 8ohms.
A pergunta é a seguinte:
Tenho uma caixa: 1 tweetter de 8ohms, mid de 8 ohms e alto-falante de 8ohms. Ligando em paralelo eu tenho 8/3 = 2,66. É isso mesmo?
Posso tocar isso num amp de saída 4ohms. Teoricamente não né.
Como fazer a associação para que a impedancia final dessa caixa ser 4ohms?
Obrigado
 
Ola Rodrigo

A ligacao de impedancia e bem simples se vc ligar 2 autofalantes de 8ohms em paralelo ele cai pra 4ohms se vc ligar os mesmo falantes em serie ele vai pra 16ohms esta regra fala tanto para falantes quanto para drives .

se seu amp for de 4ohms voce nao pode fazer ligacao abaixo disso, 2ohms por exemplo

joab
 
A PAZ

Inicialmente quando voce liga um tw, um midi e um woofer, normalmente é ligado com um divisor passivo, então o que amplificador vai enxergar é a impedancia do woofer. Tanto faz se o divisor será apenas capacitores ou de 2ª ordem com capacitores e bobinas.
 
heriberto disse:
A PAZ

Inicialmente quando voce liga um tw, um midi e um woofer, normalmente é ligado com um divisor passivo, então o que amplificador vai enxergar é a impedancia do woofer. Tanto faz se o divisor será apenas capacitores ou de 2ª ordem com capacitores e bobinas.
A paz
Não usei divisor pra fazer a ligação. Apenas capacitores. Na verdade sou leigo no assunto e aqui nesse fórum estou conseguindo conversar com as pessoas. Tem fóruns sobre som que as pessoas são ridículas quando você faz alguma pergunta mais leiga. Parabéns a todos desse fórum.
Na verdade não faço idéia de como ligar isso.
Atualmente peguei todos os negativos e juntei, peguei todos os positivos e juntei. na positivo do tweeter e do mid tem em cada um capacitor.
Quero poder ligar isso e tirar o máximo da potência.
Muito Obrigado
 
Deste forma que você ligou, o amp só vai enxergar a impedância do woofer, que muito provavelmente seja 8ohms.
 
Veja:

Entrada (Positivo)
>>>>>>>>>>>>>>> WOOFER 8 Ohms
>>>>>>>> CAPACITOR >>>>> MID-RANGE / DRIVER (pode ser 4 ou 8 Ohms)
>>>>>>>> CAPACITOR >>>>> TWEETER (pode ser 4 ou 8 Ohms)

Note: chega no cabo um único fio, dele saem três fios (necessário uma emenda para isso), um para cada falante.
Na volta, os três negativos também são emendados.

O capacitor "mascara" a impedância, ou seja, o amplificador só enxerga a impedância do woofer.

Logo, impedância da caixa = 8 Ohms.

No futuro, quando puder ($$$), experimente trabalhar com um divisor de frequência de 2ª ordem, e com as devidas atenuações, tipo os que você encontra em:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br">http://www.nenis.com.br</a><!-- m -->

será como trocar a caixa de som toda! E para melhor!

Fernando
 
rodrigor4d disse:
Na verdade sou leigo no assunto e aqui nesse fórum estou conseguindo conversar com as pessoas. Tem fóruns sobre som que as pessoas são ridículas quando você faz alguma pergunta mais leiga. Parabéns a todos desse fórum.

Rodrigo, eu pessoalmente gostei muito do site e do forum, justamente por nos tratamos como iguais realizando o melhor de cada um, estamos sempre aprendendo, e sempre há o respeito mutuo.

De qualquer forma Seja bem vindo e pode contar conosco para eventuais duvidas.

8) 8)
 
De fato. Vocês estão corretíssimos. Tive a oportunidade de medir com um multimetro. Deu 7.6ohms em cada uma. Quero usar mesmo um destes divisores. Já li que melhoram bastante mesmo.
Logo eu posso imaginar que se colocar um sub de impedância 4 ohms, tiro mais potência do amp ou não tem nada a ver?
O que tenho aqui é o seguinte:
Um mesa estereo 4 canais oneal omx412
um amp op1800 tb da oneal e duas caixas e quero fazer um up pra um oneal op5500 ou ciclotron dbl4000. Estou na duvida de qual comprar. Aqui mesmo no fórum algumas pessoas optaram pelo oneal. E junto com o amp comprar 2 caixas.
Pelo que eu andei estudando pra ouvir musica o ideal é uma caixa 3 vias, pois abrange um maior intervalo de freqüências. Isso procede?
Falantes de 4ohms a maioria é automotivo.
Espero um dia poder retribuir a atenção e também me coloco a disposição do fórum para ajudar conforme meu aprendizado.

Forte abraço,

Rodrigo
 
rodrigor4d disse:
Quero usar mesmo um destes divisores. Já li que melhoram bastante mesmo.
Não pense 2x.


rodrigor4d disse:
Logo eu posso imaginar que se colocar um sub de impedância 4 ohms, tiro mais potência do amp ou não tem nada a ver?
O amp entrega mais potência, mas é preciso considerar alguns fatores antes de pensar que o sistema vai "falar mais".

(O mais óbvio é que vc precisa dum crossover ("divisor") adequado, hehe).

Mas, pelo que sei do funcionamento dos crossovers passivos, não adiantaria usar um sub de 4 ohms e os drivers das outras vias com impedância diferente. Quero dizer, o sub faria o amp se comportar como diante de uma carga de 4 ohms, mas não os outros drivers.

Se não tô enganado, o divisor atua "chaveando" o sinal vindo do amp entre as vias, conforme as frequências. Então fica que o amp ora "enxerga" o sub, ora "enxerga" outro driver. Supondo-se o sub com 4 ohms, e os outros com 8 ohms, ora o amp teria 4 ohms de carga, ora teria 8. Então a potência entregue a cada via teoricamente muda.

É claro que tô considerando 1 amp p/ todas as vias, incluindo sub-grave. Se for usar um amp só p/ o sub, fica tudo mais simples.

Entenda, tb, que posso ter errado. Não domino o funcionamento dos crossovers passivos.



rodrigor4d disse:
Pelo que eu andei estudando pra ouvir musica o ideal é uma caixa 3 vias, pois abrange um maior intervalo de freqüências. Isso procede?
Não necessariamente. Vc tá falando de caixas de 3 vias, ou sistemas de 3 vias?
Entenda: caixas de 3 vias pouco são usadas hoje em dia. Caixas atuais (que não subwoofers) costumam ser de 2 vias, woofer + driver Ti.
Os sistemas atuais contam com essas caixas + uma 3ª via, o subwoofer, uma caixa separada.

Caixas de 3 vias costumam ser projetos mais antigos, mais simples. Não propriamente ruins, mas é fato que os drivers Ti são uma grande evolução, e eliminaram a necessidade de usar 3 vias numa caixa.

De qq modo, resumindo, não há pq pensar que caixas de 3 vias são melhores. Caixas de 2 vias de boa qualidade são, no geral, o melhor que temos hoje. Vão proporcionar resultados muito bons. Adicionando subs de qualidade, tb, a diversão é garantida :D .
 
Seguinte galera,

Aplicamos um divisor 3 vias, woofer+drive+twiter certo.

Quando aplicamos o divisor passivo a potência da caixa e impedancia vai ser medida pelo woofer e não pelo drive e twiter.

Então, magina, meu falante 300rms, eu mando la 600, para não ter perigo, o divisor na parte de médios e agudos vai transforma essa energia que é desnecessário para os drivers e twiters em calor, seria o papel dos resistores se não me engano, onde irá converte potencia em calor.

Seria + - isso.

Sobre o sistema de vias, quanto mais vias melhor, terá uma frequencia mais controlada, mas o ideal para se ter muita qualidade seria sub grave, grave, médio grave, médios/agudos

Mas o que funciona muito bem é sub grave, médio grave e médios/agudos.

Abraço
 
Beleza. Obrigado pelas respostas.
Baseado nos estudos cheguei as seguintes conclusões. Veja se está legal por favor.

Vou comprar um divisor mesmo: DF753H ou o DF403H - Não faço idéia de qual é melhor. Ambos Nenis.
Alto-Falante- Selenium: 12PW3
Driver- Selenium: D210Ti
Tweeter- Selenium: ST 200

+ dois gabinetes de 12 pol.

Esse som é pra ouvir em casa mesmo, com um Oneal OP 5500.

A configuração da caixa pode ser essa?

Muito Obrigado

Rodrigo
 
Rodrigo,

Então Rodrigo, o ideal para meter pau escuta alto mesmo, sem se preocupar é ter o dobro da potência em reserva no amplificador, mas como é para escutar em casa, vai ficar bom sim.

Eu mesmo possuo um amplificador caseiro de 130rms, e dá um laço legal no falante de 300, mas temos de sempre tomar cuidado para não clipar, para min o resultado foi satisfatório, o volume que atinge sem clipar para min está bom, então mantive assim.

Mas creio que para você deve ficar bom também, mas lembre-se, cuidado para não clipar o amplificador.

Abraço
 
Olá pessoal. Sou novo no forum e preciso da ajuda de vocês. Tenho 2 caixas gradiente Concert IV que tem uns divisores de frequencia gigantes dentro. Deve ser por isso o ótimo som. Pois é, assim que as comprei estavam com outros tweeters e queimados. Arrumei de outras caixas também gradiente GS5 mais 2 tweeters originais iguaizinhos que deram certinho no lugar. Botei e em pouco tempo de uso já queimaram. Comprei no ML mais 2 tweeters originais Gradiente, dos mesmos, aqueles redondinhos numa moldura quadrada. Só que observando direito, vi que os tweeters são de 4 ohms enquanto a caixa é de 8 ohms. Um resistor daqueles quadrados brancos e grandes de um dos divisores estava com seu miolo solto, mas soldado. Acho que se fosse a causa teria queimado somente 1 tweeter. As perguntas são?
Há alguma maneira de eu aproveitar esses tweeters nessas caixas tendo essa diferença de impedância?
 
Pessoal, certa vez, vi em um post que dizia que caixas com impedância mais alta, apresentavam um som de melhor qualidade, e que o som agride menos quem esta mais próximo e ainda viaja mais, chegando mais lonje e com mais qualidade, neste mesmo poste afirmava que orquestras usavam caixas com impedância mínima de 16 ohms.
A pergunta é... Essa informação procede? Caso a resposta seja positiva, eu queria saber o seguinte...
O som de um Woof de 16 ohms, será o mesmo som (no quesito qualidade e distancia de "viagem") de 2 falantes de 8 ohms ligados em serie? ou por ter uma engenharia diferente a qualidade do audio será o mesmo que o fabricado (nesse caso a qualidade de um falante de 8 ohms, por mais que o amplificador "enxergue" 16 ohms)
Sei que para tocar uma caixa de 16 ohms precisarei de um amplificador "especial", mas para mim, esta é a parte mais fácil de se resolver.
Estou precisando reprojetar o meu som e queria ter certeza destas informações para saber exatamente o que vou fazer
 
Pessoal, certa vez, vi em um post que dizia que caixas com impedância mais alta, apresentavam um som de melhor qualidade, e que o som agride menos quem esta mais próximo e ainda viaja mais, chegando mais lonje e com mais qualidade, neste mesmo poste afirmava que orquestras usavam caixas com impedância mínima de 16 ohms.
A pergunta é... Essa informação procede? Caso a resposta seja positiva, eu queria saber o seguinte...
O som de um Woof de 16 ohms, será o mesmo som (no quesito qualidade e distancia de "viagem") de 2 falantes de 8 ohms ligados em serie? ou por ter uma engenharia diferente a qualidade do audio será o mesmo que o fabricado (nesse caso a qualidade de um falante de 8 ohms, por mais que o amplificador "enxergue" 16 ohms)
Sei que para tocar uma caixa de 16 ohms precisarei de um amplificador "especial", mas para mim, esta é a parte mais fácil de se resolver.
Estou precisando reprojetar o meu som e queria ter certeza destas informações para saber exatamente o que vou fazer

Alguém já experimentou fazer esse teste para saber as diferenças???
 
image.jpg Boa noite pessoal!!!

A tal da impedancia!

Tenho uma caixa com 4 transdutores 4”, de 4ohms cada. Liguei 1 par em paralelo, o outro também, ficando cada par, 2ohms. Em seguida liguei estes 2 pares em série, voltando a 4ohms. Até aí tudo tranquilo. Mas preciso adicionar mais uma caixa igual, na mesma saída da potência. Minha duvida é, posso ligar estes dois conjuntos em série para obter impedância final de 8ohms?

Grato.
 
Alguém já experimentou fazer esse teste para saber as diferenças???

Caramba... não sei não... boiei nisso ai, mas pelo que já estudei quanto mais folgado vc deixa o amp trabalhar mais potência ele entrega, consequentemente vc usa menos ganho pra atingir mais qualidade... boiei.

o que tenho visto muito é usarem as cxs de sub uma atras da outra para direcionar o som, mas esse ai ta me obrigando a voltar aos estudos kkkkkk

A gente ta sempre vendo novidades no mundo do áudio !
 
Fiz alguns testes aqui trabalhando em série (8Ohms) e em paralelo (2Ohms). São 8 drivers totalizando uma carga de 640Wrms. A potência em 8 Ohms entrega 800Wrms e em 2 Ohms entrega 2500Wrms. Em 8 Ohms elevei o ganho à 0dB sem distorção; Em 2 Ohms o máx sem distorção foi 50% do ganho. Concluí que a teoria que fala sobre aplicar o dobro de potência da carga está correta já que 50% de 2.500 daria 1.250 aplicado sobre 640.
Em questão de segurança fica perigoso, é mais fácil queimar os drivers.
E na questão da ligação paralelo/Série/Série se um driver queimar, todos param de funcionar. É um risco que se corre.
Abraço.
 
Back
Topo