Dúvida inicial básica

Raffer

New Member
Olá gurizada! Sou novo no forum e também estou iniciando há bem pouco tempo nesta área de sonorização e iluminação.

Não tenho muitas dúvidas, tenho todas as dúvidas! kkk Mas vou iniciar por aquelas que neste momento me ajudariam muito no que pretendo.

Para iniciar, gostaria de informar que meu objetivo é apenas animar pequenas festas, como por exemplo, aniversários e confraternizações da família e amigos para públicos na faixa de 50 a 150 pessoas em ambientes pequenos. Mas com certeza sendo este meu hobby, provavelmente irei desenvolvê-lo com o passar do tempo e novas oportunidades poderão aparecer, as quais irei analisar a seu tempo.
Não investi recursos porque não tenho muito conhecimento ainda e temo por desperdiçar grana comprando coisas que não vão me ajudar em atingir os objetivos neste momento.

Sem mais delongas, vamos aos meus equipamentos:

- 2 Caixas CSR, modelos 4000a / 4000 (uma ativa e outra passiva), potência 300 w;
- Mesa de som Oneal 4 canais, omx 4;
- Notebook bem simples, apenas com placa de som onboard.

O problema principal é que ao tocar algumas músicas, parece que chego facilmente no limite das caixas, já que a música começa a sair com ruído ou elas começam a "clipar", e o volume nem chega a ser suficiente para que as pessoas mais ao fundo ouçam de forma tão alta. Obs: ambiente em torno de 10m x 10m.

O estilo das músicas varia desde disco até funk (limpos). Não pretendo fazer mixagens.

Dúvidas:

1) a potência das caixas sendo 300w realmente não é suficiente para este ambiente?
2) a compra de caixas de sub seriam solução?
3) A placa de som do notebook influencia drasticamente a qualidade do som neste cenário que atuo?
4) Aqui no grupo, vocês têm membros que se prontificariam a analisar o caso mais detalhadamente? Por exemplo, via contato de whatsapp, por exemplo? Seria permitido?
5) onde posso encontrar mais informações "básicas" sobre sonorização? Tenho assistido muitos videos no youtube, mas não encontrei canais onde o foco são as pessoas que estão iniciando "mesmo", que ensine por exemplo, a plugar cabos e etc... Todos já partem para mixagem.

Agradeço pela atenção de todos e fico na expectativa de seus comentários.
 
@Raffer;

Seja bem-vindo ao SAV!

Primeiramente vc deve procurar no SAV e no youtube mesmo pois tem muito material que vai te atender neste primeiro momento. Consulte, por exemplo, a área de download do SAV e baixe as apostílas para treinamento em Áudio. Lá vc terá idéia do que é, para que serve e como interligar cada componente de um sistema de som.
Tb precisa pesquisar sobre caixas, mesas e o que mais tiver dúvidas nos fóruns daqui mesmo, encontrará resposta para vários dos questionamentos feitos.
Quanto á questão do Zap, pode até rolar em algum momento mas se todos fizessem assim oque seria do fórum? E o número de pessoas alcançado seria bem menor tb, não acha?
Adiantando o que vc encontrará abundantemente, suas caixas são muito ruins mesmo. Tanto em potência ( são fracas ), quanto em qualidade de som ( tudo embolado e excessivamente agudo, na minha avaliação ). Então comprar subs e continuar com elas seria um tiro no pé.
Vc precisa definir que tipo de som vai querer, na minha avaliação uso de sub não combina com aplicações não profissionais, ou seja, aquelas que não geram receita, pois é caro e dificulta em muito o transporte além de, dependendo do sub, exigir o uso um processador de áudio. Se decidir que em algum momento vai usar sub, compre caixas de 10" ou 12".Se a possibilidade de usar é remota, e vc quer um pancadão, compre caixas de 15". Existem soluções muuuito melhores por preços não tão maiores do que o das CSR, seria o caso das caixas Staner SR, dB Tecnologies Cromo e FBT X-Lite, e tb Soundbarrier. Num patamar mais caro, mas tb bem melhor, estão as RCF Art3xx, Yamaha DBR, FBT Promaxx e EletroVoice. Tb tem Mackie SRM, mas costumam ser mais caras e as boas mesmo são as do modelo antigo com luz indicadora de uso azul.
Se for usar sub pode ser interessante ainda um sistema compacto, que éuma mão na roda em termos de transporte e uso.
Se vc não pretende fazer mixagens então usar o laptop não me parece ser uma má opção, vai ser mais importante a mesa que vc usar do que a placa de som. A má notícia é que sua mesa tb é fraquinha. Uma Behringr seria melhor e uma RCF seria melhor ainda.
Com relação ainda ao laptop o que vai dar muita, mas muita diferença no seu som, e normalmente não se dá conta, é o formato do arquivo de áudio que vc vai usar. Se quer qualidade mesmo use WAV.
Bem, acho que já dá pra vc começar a pensar.
 
@AltVan13 , agradeço pela pronta resposta. Realmente já abriu um pouco os horizontes. Vou me desfazer destas CSR e investir em outras melhores. Entretanto, algumas dúvidas surgiram:

- Quando tu sugeres outras marcas (e vejo que as Staner são muito comentadas aqui no forum) qual potência seria mais adequada para meu caso? Realmente a utilização delas não vai gerar receita (neste primeiro momento, quem sabe futuramente?!) e por isso, queria que o grave batesse satisfatoriamente bem.
- Além disso, tens alguma sugestão de mesa da Behringer para mim, iniciante?

Já em relação ao whatsapp, tens razão. Eu havia pensado nisso, mas levei em consideração o fato de que poderia ficar fazendo questionamentos muito básicos e isso poderia ser considerado chato para quem lê.

Agradeço e fico na expectativa dos comentários. Abraço!
 
Caro @Raffer;

Não permita que a vergonha de disser algo errado ou fazer uma pergunta boba te impessa de se expressar e participar. Todos passamos por isso é ainda estamos nesta condição em relação aos membros mais antigos e de maior conhecimento, afinal tem gente muito, mas muito fera mesmo aqui. Preocupe-se isso sim um se informar pesquisando no site antes de perguntar pois sua dúvida pode já estar respondida e de forma extremamente completa em algum tópico que vc ainda não leu. No mais, relax.
Quanto à mesa não indicaria uma Behringer mas sim uma RCF, que é melhor e deve ter preço parecido. Quantos canais vc acha que vai precisar ou quantos equipamentos acha que ligará à mesa?
 
@AltVan13 Obrigado. Já estou lendo mais os tópicos, sim. Eu entendo que a mesa de 4 canais que tinha era suficiente para o que eu preciso neste momento, já que ligo as caixas e microfone. Não via necessidade de mais canais. Mas se houver uma opção de 6, por exemplo, e com preço proximo, teria canais reservas caso necessitasse.
E é realmente por vocês todos serem feras no assunto é que me sinto à vontade para tirar minhas dúvidas. Abraço.
 
Com relação às caixas os modelos que te falei já tem uma potência adequada, muito provavelmente até mais.
Fazendo um merchandising, se vc for pegar as Staner SR ou as Cromo ou as X-LITE de 15" avalie a possibilidade de pegar um par de maior qualidade usado de boa procedência. Às vezes aparece RCF, FBT e Turbosound ( como o par que peguei com o @tonreb ) põe preço semelhante ao das caixas mais simples 3 que caiba em seu orçamento. Quanto à mesa, acho que 6 canais são ideais pra vc pois vai poder tocar de DJ e ainda fazer um voz e violão se pintar . Vou dar uma olhada em algum modelo e mais tarde te passo.
 
Voltei !
Dá uma olhada quanto está custando uma Livepad 6X na CBorges, com o @wagner oliveira . Na Ninja Pro Áudio tá R$ 587,09 á vista, com o Wagner deve estar mais barato.
 
É essa mesmo. Não acho que vale a pena usar passiva + ativa. Eu uso, e acho que a maioria tb, 2 ativas .
 
Entendi. Então @AltVan13 , com essas caixas, mesmo sendo de mesma potência que as minhas CSR atuais, utilizando também a mesa RCF, terei ganho substancial de qualidade, além de poder preencher melhor o ambiente?
 
Cara, se vc me colocar gritando as músicas no lugar da CSN, já ia ficar melhor! ;););) Perdoe, não resisti a zuacao. Mas não fica bravo comigo não, a gente pede mil desculpas mas não resisti a fazer as brincadeiras:cool:.
Acontece que a CSR deve ser construída com tudo de mais barato que tem na china, daí a qualidade ruim do som e o baixo rendimento. Um Bizu pra vc garfar pra vida inteira: o que dado que determina o quanto uma caixa fala mais que a outra é o SPL. Logo vc pode ter uma caixa ruim, de 15" com 1000W declarados que fala menos, bem menos, a que outra de 10" com potência declarada menor.
Como é que pode essa mágica? Segredo é a sensibilidade do falante e do driver. Quanto mais sensíveis, mais volume terão com menos potência. O caso que citei da caixa menor dando surra na maior, bem maior, aconteceu comigo usando minha Art310 contra uma CSR de 15" pra fazer um louvor um quadra aberta. Levei minhas meninas mas o pastor tinha conseguido uma CSR emprestada com a prefeitura. Quando viu o tamanho das Art310 insistiu pra usar a CSR junto com ela. Não adiantou eu explicar. Atendido o pedido dele quando comecei a ajustar o 0 dB das caixas ele já ficou com aquela cara de tacho característica da primeira vez que alguem ouve uma RCF sem nunca ter ouvido uma caixa de verdade antes. Conclusão : a CSR virou peso morto, nem pra retorno deu pra usar.
Então, acredito que vai acontecer semelhante com vc quando comparar a CSR com a Staner. Mesmo não sendo top como a RCF a Staner é uma caixa de verdade.
 
Então @AltVan13 , to passando pra dizer que comprei a caixa sr315A. Ainda não consegui testá-la de acordo, pois chegou na sexta e, como moro em apartamento, tenho que maneirar no som. Mas o pouco que ouvi dela é muito boa mesmo. Tenho uma dúvida: é terminantemente proibido ligar ela com as minhas CSR? O que aconteceria neste caso? Tenho umas festinhas (aniversarios da familia) pela frente e to pesando como vou fazer pra usar esta caixa, se sozinha ou se ligaria com as demais até que eu compre a outra sr315A. Abraço!
 
Olá, @Raffer;
Que bom que teve a consideração d3 voltar pra compartilhar com a gente. Valorizo demais isso.
Ligar modelos diferentes não é proibido mas acredito que vc não vai gostar nada do resultado. A diferença de qualidade é extremamente incômoda, pelo menos pra mim. Vc pode experimentar.
Acredito que a Sr vai segurar a onda de suas festinhas satisfatoriamente até vc comprar mais uma.
 
Back
Topo