Dúvida na escolha de 2 caixas ativas e 1 sub ativo

Lucas Pitondo

New Member
Olá pessoal, sou novo no fórum e preciso da ajuda de vocês para montar um som com 2 caixas ativas boas e 1 sub ativo, dentro do meu orçamento que é de R$7.500.
Sou cantor sertanejo e tenho uma dupla, a finalidade do meu som seria para eventos privados de 30 a 60 pessoas em locais abertos/semi abertos e fechados no formato acústico com cajon/cajonteria, 2 vozes, 2 violões, sanfona e também em eventos que usarei só 2 violões, 2 vozes e cajon.

Mas esporadicamente também precisarei utilizar o som para eventos maiores de 100 a 150 pessoas em locais abertos/semi abertos e fechados com o formato de bateria, baixo, 2 vozes, 2 violões, sanfona.

Tenho uma mesa da behringer xenyx 1832, quais caixas ativas e sub ativo vocês me indicariam?
Desde já agradeço a ajuda!
 
Boa Noite @Lucas Pitondo ,

Creio que aqui vc terá realmente um excelente ponto de partida para sua escolha. Para que vc tenha um sistema simples de PA precisa de mesa amplificadores e caixas (esse seria o som caseiro onde nós apenas ouvimos o áudio e não "participamos" dele) à partir do momento que vc quer tocar ao vivo, vc precisa ter controle sobre o sistema, como vc disse que já tem uma mesa presumo que queira usá-la; colocou ainda um Subwoofer, reforçando os subgraves; desta forma terá de poder mandar essas frequências pra ele em separado, vai precisar de um equalizador ou um processador de áudio que faça isso. Partindo daí, vc poderá optar por subs de 18 ou 21"; suas caixas de 12" pois os harmônicos dos graves seriam supridos por esse Sub.

Irmão, pra realidade do mercado hj, as caixas que aguentariam uma longa jornada são bastante caras e são unanimidade entre quem estuda áudio e já teve oportunidade de vê-las trabalhando - RCF´s. Sem dúvida, devem ser as Top hj no mercado, junto com as K, BOSE que hj são muito usadas nas Igrejas de Grande porte com templos enormes com uma resposta excepcional. Sonho de todo PAzeiro. Trazendo pra nossa realidade, do jeito que vc postou temos conjuntos da ANTERA, ONEAL, ATTACK, JBL, YAMAHA, THUNDER ÁUDIO, as novas BEHRINGER, a CICLOTRON tá com uma linha nova muito legal vertical falando muito... e alguns outros kkkkk.... Bem, das marcas que relatei só não instalei a BOSE e a K (mas vi funcionando). Nesta relação estará bem servido para começar, basta escolher.

Lucas, uma coisa que SEMPRE ACONSELHO pra quem vai comprar caixas acústicas é VÁ ATÉ UMA LOJA E PONHA PRA FUNCIONAR escolhendo a que mais te agradar, muitas vezes vc consegue aquilo que te satisfaz por um custo maneiro !!!


Aki vai um PAzinho que deve ficar dentro do teu orçamento :

equalizador com controle de subs separado na sua traseira - TEM QUE TER CONTROLE SEPARADO DO SUB PRA MELHOR AJUSTE !! 700,00
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1184021577-equalizador-grafico-behringer-fbq3102-_JM

Caixas acústicas de 12" ativas... 1.869,00 cada
https://produto.mercadolivre.com.br...ack-12-versa-vrf1230a-300w-rms-_JM?quantity=1

ou 2 de 15" ativas (minha preferência nos custo x benefício)... 2.199 cada
https://produto.mercadolivre.com.br...ia-1-ano-_JM?quantity=1&variation=39149463220

Subwoofer de 18" são grandes hein, mas os subs de 15 não trazem esse grave deles... 3187,00
https://produto.mercadolivre.com.br...rs-1810a-_JM?quantity=1&variation=38912742559

ou Subwoofer de 21" enormes e complicadíssimos de levar ... 3499,00
https://produto.mercadolivre.com.br...siug1bpr9u_g3PB6xOD4UaAthvEALw_wcB&quantity=1

neste exemplo, com as ativas de 12, o eq e sub de 18 fica uns 7625.... som prakrak.... pelo ML claro !

Tem muita coisa no mercado, e vc pode tb mudar a configuração se achar muito trambolho pra levar; dependendo de onde vc estiver nem precisará ligar estéreo, daí pode optar por caixas mais caras.

Vá até uma loja e experimente cada uma antes de comprar, pois hj, de olho fechado mesmo somente as RCF !!!!

Abraço ai e sucesso !!!
 
Vão sim. O sub pega todo seu orçamento e mais um pouco.
Olá pessoal, sou novo no fórum e preciso da ajuda de vocês para montar um som com 2 caixas ativas boas e 1 sub ativo, dentro do meu orçamento que é de R$7.500.
Sou cantor sertanejo e tenho uma dupla, a finalidade do meu som seria para eventos privados de 30 a 60 pessoas em locais abertos/semi abertos e fechados no formato acústico com cajon/cajonteria, 2 vozes, 2 violões, sanfona e também em eventos que usarei só 2 violões, 2 vozes e cajon.

Mas esporadicamente também precisarei utilizar o som para eventos maiores de 100 a 150 pessoas em locais abertos/semi abertos e fechados com o formato de bateria, baixo, 2 vozes, 2 violões, sanfona.

Tenho uma mesa da behringer xenyx 1832, quais caixas ativas e sub ativo vocês me indicariam?
Desde já agradeço a ajuda!

Ronaldo, quero comprar com o máximo de certeza.. qual a melhor entre RCF ART 712a - Yamaha Dbr12 - Yamaha Dxr12 - Mackie Thump 12a para as necessidades que citei?
 
2 caixas ART 712a da RCF vão me atender bem no que eu preciso?
Ai futuramente vejo de comprar um sub ativo.


As RCF's sao espetaculares; porem, volto ao conselho : VÁ ATÉ UMA LOJA E, SE TIVER TODOS OS SISTEMAS LÁ, PONHA PRA FALAR... TOQUE ALGUM INSTRUMENTO, CANTE E TOQUE UMA MÚSICA QUE GOSTE. LIGUE AS RCF... DEPOIS AS ATTACK'S COM O SUB... devem ficar o mesmo valor.

Digo isto porque eu sempre sinto falta de alguma coisa nas caixas de 12" independente do fabricante. Com o Sub fica tudo redondinho... mas eh questao de gosto !
 
As RCF's sao espetaculares; porem, volto ao conselho : VÁ ATÉ UMA LOJA E, SE TIVER TODOS OS SISTEMAS LÁ, PONHA PRA FALAR... TOQUE ALGUM INSTRUMENTO, CANTE E TOQUE UMA MÚSICA QUE GOSTE. LIGUE AS RCF... DEPOIS AS ATTACK'S COM O SUB... devem ficar o mesmo valor.

Digo isto porque eu sempre sinto falta de alguma coisa nas caixas de 12" independente do fabricante. Com o Sub fica tudo redondinho... mas eh questao de gosto !

Infelizmente aqui na minha cidade e nas da região, não acho caixas do padrão das que estamos falando aqui no tópico, por isso preciso muito da ajuda de vocês para comprar o melhor som com meu orçamento que é de R$7.500 e que atenda as necessidades que descrevi.
 
Infelizmente aqui na minha cidade e nas da região, não acho caixas do padrão das que estamos falando aqui no tópico, por isso preciso muito da ajuda de vocês para comprar o melhor som com meu orçamento que é de R$7.500 e que atenda as necessidades que descrevi.
RCF ou Yamaha DXR. As outras são só outras.
 
Depois, o mais rápido que puder, invista no Sub, mas um que seja no nível de suas caixas. Em local aberto e com cajon você precisará.
 
Depois, o mais rápido que puder, invista no Sub, mas um que seja no nível de suas caixas. Em local aberto e com cajon você precisará.

Um Sub do nível das RCF ART 712a sairia de 8k pra cima né, o melhor a se fazer seria eu comprar 2 caixas RCF 715a, o um custo x benefício fica melhor pro bolso e me atenderia em quase tudo no que descrevi, correto?
Ou melhor ficar com as 712a?
 
Creio que Sub vc poderah pegar de qq fabricante por se tratar de frequencias que pouco se sentirá a "versatilidade" da construção.
Como foi descrito pelo Ronaldo, pra comprar sem medo sao essas ai !! Embora eu curta mais as caixas de 15", realmente nao substituirão os subs... o gravão de 18 e 21 são "cereja do bolo"
@Lucas Pitondo, tem vídeos comparativos no You Tube, pode ttr assistir, mas só servirão pra te provar que as RCF's estão em outro patamar.

Irmão....
Como vc vai usar bateria, baixo e cajon; eu como PAzeiro, prefiro entregar toda a sensação do evento ao público e nao ter o sentimento de puxa cade akela pressão do bumbo, porque o baixo nao vibra o ambiente no solo... . Eu optaria em comprar cxs com sub !!! Mesmo que dislensando as RCF.

Abc ai e sucesso !!!
 
Não @Elieserfilho, subs tem MUITA diferença entre um e outro. Pode ser um de 18 ou 21 e ter alto falante ruim, que reproduzirá ruídos graves. E pode ter um de 12, 15, 18 ou 21 bem projetado e reproduzir frequencias graves, onde a gente ouve o bum do bumbo e o tum do baixo e consegue definir o som de cada um.
 
Srs, Srs, por favor...

já postei aki no SAV sobre as novas tecnologias usadas para se fabricar caixas e respostas....

Não @Elieserfilho, subs tem MUITA diferença entre um e outro. Pode ser um de 18 ou 21 e ter alto falante ruim, que reproduzirá ruídos graves. E pode ter um de 12, 15, 18 ou 21 bem projetado e reproduzir frequencias graves, onde a gente ouve o bum do bumbo e o tum do baixo e consegue definir o som de cada um.

Pois é amigo, como falei em outro post, adoro ver as pessoas criando, não posso entrar numa de que as caixas de hj em dia não retratam grave... o que dizer dakela caixinha da apple que vem no All in One deles os falantezinhos faltam pular na nossa cara; recentemente coloquei uma B77 BK no quarto da minha filha porque a menina é exigente com qualidade de áudio - pesquisem aí essa caixa, dizem que é a referência do estúdio de pobre; os falantes originais do meu carro troquei por quadriaxiais BOMBER..... sem amp... só pra curtir melhor os vídeos... então irmão. Porém Ronaldo, sou carioca véi... e aqui não existe esse negócio de "tum" e "bum" ... a parada aki é TUNZÃO e BUNZÃO, aqui o bicho pega kkkk se o surdo, o BB e o BAXÃO não for definido o som não presta... e acabou... é 40 ~ 50hz vibrando o chão e socando o peito kkk, e em se falando de "profissionalismo" qq um sabe que frequências graves tem ondas grandes .... sendo assim.... para serem melhor retratadas.... não vai rolar chapinha de garrafa de refri com um induziduzin qualquer !!

há SUBs e subs, alguns são musicais e outros só fazem barulho. O que já ouvi por aí nem dá pra descrever.
Isso acontece quando o operador não sabe o que está fazendo ou não possui o eqp adequado para usar aquela caixa, se foi sempre o mesmo som com a mesma pessoa ta aí o problema kkkkk.
E mais, existem caixas ruins sim (embora em matéria de sub não se perceba muito), por isso falo sempre VÁ ATÉ UMA LOJA E PONHA PRA FUNCIONAR.... CAIXA, MICROFONE, HEADPHONE, EQ, MESA ... o que vejo muito são operadores de áudio que não vão testar, mas os guitas, tecladistas, metais, baixistas e até os bateras perturbam os caras das lojas... esse/akele/com essa corda/ com akele cubo/com akela pele.... TEM DE TESTAR !

Faz um tempo, fui chamado pelo diretor da escola Arte com Júbilo para fazer o evento de fim de ano deles em um Teatro em Nova Iguaçu aki no RJ, perguntei o que seria e ele disse que o Pedro Ribeiro vencedor do programa do Sílvio Santos ia se apresentar... disse que aparelhagem queria... sua resposta: Irmão, te chamei porque não tenho verba pra alugar nada e sei que vc pode fazer rolar com o que tenho aki na escola, não havia subs, mas com dois eqs fiz as cxs de 15" com duas Staner cônicas do arco da velha, parecerem PA de gente grande... SOM É ARTE.. NÃO TEM REGRA.... VÁ ATÉ NÁRNIA SE PRECISO FOR, MAS VOLTE COM A SOLUÇÃO !

Abc a todos !!
 
Tem regra sim. Você usou caixas staner que desde sempre oferecem qualidade a preço justo. Não são os melhores equipamentos do mercado mas não passam vergonha em ninguém.
Será que não sei operar som?
Pego uma caixa oneal e depois de muita equalizacao consigo um som mais ou menos, pego uma staner e deixo em flat, só elogios. Então não vem com essa que equipamento não conta, conta sim, e se não for decente é melhor se abster de operar.
 
Baile funk é uma coisa. O que o autor do tópico quer é algo mais refinado. De qualidade.
Aqui no SAV recomendamos os melhores produtos dentro do orçamento. Quando o orçamento não dá, aconselhamos espera. Improvido aqui não.
 
@Elieserfilho ;
Está meio complicado de entender o que vc está querendo dizer.
Uso minhas Art310 de retorno, coloco baixo, bateria, teclado, violão, guitarra e voz nelas. Até hoje TODOS os baixistas que tocaram comigo primeiro fazem cara de contragosto quando olham pro falante de 10" da Art, me dão o cabo com sorrizinho de "não vai dar certo" e ficam de boca aberta no primeiro acorde. O ultimo deixou o Hartke de lado a tocou com o menina amarradão. Perdeu, pouco no timbre, mas ganhou muito na integração com os outros instrumentos ( todos fora de seus cubos e reproduzidos nas 310). Então a questão aqui pode ser de referência. Minha Milan por exemplo fala a partir de 36 Hz e pra usar ela no PA tenho que segurar legal o grave no eq. gráfico que tive que inserir no LR da XR18.
Sua afirmação em relação a diferença entre subs só é possível se vc nunca tiver ouvido um sub da RCF ou da FBT. Os da Attack, da O`Neal, Antera e Leacs ( as linhas acessíveis e que a gente encontra fácil por aí ), EU nem recomendo.
Quanto as caixinhas que falam muito, elas realmente falam... dentro de casa, a curta distância e com som mecânico. Coloca som ao vivo nelas pra ver o que acontece.
@Lucas Pitondo ;
Sua aplicação não exige muito de uma caixa de verdade. Pro seu tipo de som, EU escolheria uma RCF 722 ou 732. A 732 é um monstrinho que vai atender um público maior que 150 pessoas, mesmo em lugar aberto, vc vai alcançar 200 pessoas ou mais. 300 pessoas eu faço com minhas duas 310. A limitação de seu sistema vai ser a sua mesa, então eu te recomendaria trocar por uma XR12. Com ela eu garanto que, muito provavelmente, vc vai ter que dar uma bela segurada nos graves, como eu tenho que fazer. Aí, mais tarde, SE sentir necessidade vc compra um sub.
Recapitulando, então, a recomendação seria:
- RCF7 722 ou 732 + Behringer XR12. Deve ficar dentro do seu orçamento.
 
Back
Topo