Dúvida no Hi Pass e ALT Out - Allen e Heath ZED 22 FX

WAGNER LOBATO

New Member
Gostaria de aprender um pouco com vocês, já que estou começando agora....


Compramos uma mesa Allen e Heath ZED 22 FX e tenho algumas dúvidas...

- O Hi Pass de cada canal dela é de 100 Hz. O Hi pass deixa passar somente frequencias acima de 100 Hz, nesse caso, certo? No entanto, o controle de grave do canal é de 80 Hz e quando ajusto percebo que mudo o som. Como fica esta questão do Hipass de 100 com o grave que é 80 Hz? O Hipass nao deveria bloquear quando acionado? Em quais situações devo aciona-lo de forma indispensável? Nas vozes, nos instrumentos? Não tenho percebido mudança com ele acionado ou não...
Me ajudem.

- Outra, não sei mesmo para que serve e como utilizar a função ALT OUT da mesa.

- Também nao tenho utilizado as funções ST Rtn, ST 1 IN, ST 2 IN, 2 TRK Rtn por não saber para que serve e como utilizar. 

Segue link da pagina da mesa e manual:
PAge: http://www.allen-heath.com/ahproducts/zed-22fx/
Manual: http://www.allen-heath.com/media/AP7085_2+ZED12FX_16FX_22FXUG.pdf

Muito obrigado.
 
Vladimir Ganzerla bem vindo ao SAV

Seria legal se vocês respondessem as dúvidas do nosso amigo aqui mesmo, desta forma um grupo maior de pessoas seriam atendidas.
 
Metal disse:
Vladimir Ganzerla bem vindo ao SAV

Seria legal se vocês respondessem as dúvidas do nosso amigo aqui mesmo, desta forma um grupo maior de pessoas seriam atendidas.

Metal, nos ajude ai...
Você também é entendido de Allen e HEath...kkk
 
WAGNER LOBATO disse:
Metal disse:
Vladimir Ganzerla bem vindo ao SAV

Seria legal se vocês respondessem as dúvidas do nosso amigo aqui mesmo, desta forma  um grupo maior de pessoas seriam atendidas.

Metal, nos ajude ai...
Você também é entendido de Allen e HEath...kkk

Mais uma duvida surgiu, preciso ligar um terceiro Auxiliar. Sei quem em cada canal tenho o AUX 3. No entanto, não tem um "master para o aux 3" como tem para o Aux 1 e 2.  Como faço. E outra, esse aux 3 ligarei atraves de um aplificador e uma caixa passiva. Da certo?

Consigo transformar o FX em AUX 4 ? Como procedo?
 
"O Hi Pass de cada canal dela é de 100 Hz. O Hi pass deixa passar somente frequencias acima de 100 Hz, nesse caso, certo?"
Quase, na verdade ainda passa um pouco das frequências abaixo porque o corte não é abrupto ele é gradual, quanto menor a frequência menos vai passar.

"o controle de grave do canal é de 80 Hz e quando ajusto percebo que mudo o som. Como fica esta questão do Hipass de 100 com o grave que é 80 Hz?"
1º Porque como citado acima ainda passa um pouco das frequências abaixo de 100hz.
2º O eq não atua só em 80hz, ele é centrado nesta frequência, como você pode ver no gráfico do pdf que enviou no link ele também atua em frequências abaixo e acima de 80hz.

"Também nao tenho utilizado as funções ST Rtn, ST 1 IN, ST 2 IN, 2 TRK Rtn por não saber para que serve e como utilizar. "
ST Rtn: Entrada estéreo com jack RCA onde você pode ligar qualquer aparelhos como CD Player, DVD Player, Micro System, fazer volta de efeito externo cuja saída seja rca, etc... Logo abaixo do jack de entrada P10 existe um Knob de volume da entrada, bem como um botão para liga-la e mais abaixo um pequeno botão onde você pode escolher se envia este sinal direto para o main o se envia para o canal estéreo, desta forma pode se utilizar o eq do canal, e também poder enviar aos auxs.

ST 1 IN, ST 2 IN: Entradas estéreos comum. Pode ser usada da mesma forma que a ST Rtn só que com plug P10. Você também pode usar como entrada de instrumentos usando somente o L para instrumento mono (violão) ou LR para instrumentos saídas estéreo (teclado, algumas pedaleiras, etc)

2 TRK Rtn: basicamente a mesma coisa que a St Rtn

"Sei quem em cada canal tenho o AUX 3. No entanto, não tem um "master para o aux 3"
Porque este aux é post-fader ou seja seu "volume" depende exclusivamente o nível de "volume" do canal. Este aux é indicado para uso com efeito externo, não é aconselhãvel usá-lo como saída para monitor.

"Consigo transformar o FX em AUX 4"
Mesmo caso do aux3 indicado apenas para uso com efeito.
Na prática você tem 2 aux para usar como monitor e 2 para efeito, 1 externo e 1 interno.

"como utilizar a função ALT OUT"
É uma saída alternativa.
Você pode reparar que abaixo do knob de "volume" existe dois botões, LR (cópia do master) monitor (cópia dos auxs 1 e 2. aux1 na saída L e aux2 na saída R)
Você ainda pode escolher se esta saída será pré-fader ou post-fader.

Espero ter esclarecido suas dúvidas.
 
Vamos acrescentar:

Segue as curvas de acordo com o manual das ZED:

Quanto ao Hi-pass:

Hi-pass_zps0cff6745.jpg


Veja que ele tem atenuação de 12dB por oitava, complementando assim o que o Metal falou!


Quanto a equalização, quando se altera o grave, veja que a largura Q afeta também outras frequências: 

Low_zpsc89d2f59.jpg


Leia o artigo aqui do fórum a respeito dos equalizadores paramétricos, vai acrescentar muito: http://www.somaovivo.org/downloads/artigo07_eq_parametrico.pdf
 
Obrigado pela ajuda. Valeu Metal e Tonreb

Agora, em quais situações a utilização do Hipass 100 Hz, neste caso se faz extremamente necessária e em outras q poderia deixar pra lá?

Vlw
 
Não é regra absoluta, pois no audio não existe isso. Mas tudo o que não responder de 100hz para baixo você pode usar o Hipass 100 hz do canal. segue tabela de referencia das frequencias
[attachment=748]
 

Attachments

  • Tabela de Frequencias.jpg
    Tabela de Frequencias.jpg
    256.2 KB · Visitas: 27
Principalmente para vozes, o corte vale muito a pena: ajuda a embolar menos, sem atrapalhar no conteúdo das vozes propriamente dito.
 
Back
Topo