Duvida: O que é um mic cardióide?

Paulo A

New Member
Oi gente!!
Desculpem a minha burrice. Estou começando agora a trabalhar com eventos e não entendo muito ainda destas especificações.
Li muito estes dias aqui no forum sobre mic ser cardioide ou não... o que isso quer dizer?
O que é um mic cardioide?
E se um mic não for cardioide, que outras nomeclaturas são dadas?
Aguardo noticias

P.A

P.S.: Pq alguns mics vem com um desenho de algo parecido com um cogumelo abaixo do globo?
 
Re: Duvida: O que é um mic cardeoide?

Padrão de captação de Microfones
A característica mais fundamental de um microfone é seu padrão de captação tri-dimensional. Talvez 90% de todos os microfones estejam dentro de duas categorias: Omnidirecionais e cardióides

Ominidirecional
Omnidirectional.jpg


O padrão omni é obtido restringindo a entrada do som no microfone a um único ponto na frente do diafragma. Por causa disso existe pouquíssima distinção quanto à direção em que o som incide, e assim o microfone responde igualmente aos sons vindos de todas as direções. Nas freqüências muito altas há uma tendência à captação maior pela frente.

Os microfones do tipo cardióide são, basicamente, unidirecionais, e existem três variações: Cardióide, Hiper-cardióide, e Super-cardióide. Alguns modelos, geralmente referidos como “shotgun”, possuem um tubo longo que os torna altamente direcionais em freqüências médias e altas. Esses designs exóticos não usados nas aplicações mais comuns, mas são extremamente úteis quando a captação precisa ser feita a uma distância razoável da fonte sonora.

Cardióide
Cardioid.jpg


Este padrão, como sugere o nome, tem formato de coração.Ele apresenta menos sensibilidade a sons vindos de trás, comparando com sons que chegando pela frente. O Padrão cardióide é também chamado de unidirecional e é mais sensível a sons vindos de frente.
Exemplo: Shure SM58, LeSon SM58, Samson Q7, AKG D880 etc

SuperCardióide
Supercardioid.jpg


Ele é similar ao cardióide, mas possui uma pequena bola que o faz menos sensível a sons que vindo de um ângulo de 135 e 225 graus. A presença desta bola o torna mais sensível nas costas, comparando ao cardióide normal.
Exenplos: Shure Beta 58, Samson Q8 etc

HiperCaidióide
Hypercardioid.jpg


Já este padrão polar é a segunda derivação do cardióide. Nas costas há uma pequena diminuição na sensibilidade, em relação à frente.
Exemplo: Akg C1000
 
Re: Duvida: O que é um mic cardeoide?

Uma dica.. a posição ideal de seu retorno DEVE ser de acordo com o tipo de microfone.
Os microfones usados por cantores e músicos são sempre da família dos unidirecionais (Cardióide). Conforme o padrão do microfone, a posição ideal dos retornos atrás dele varia. Sabemos que o microfone cardióide (exemplos: Shure SM58, Sennheiser MD421, Le son SM58, Beyer M88, etc.) tem o mínimo de sensibilidade a um ângulo de 180º da frente (ou seja, atrás). É nessa posição que se deve, idealmente, colocar a caixa.
QA_5a.jpg


Já os supercardióides e hipercardióides (Shure Beta 58, Sennheiser MD441, AKG D880, etc. por exemplo) têm o cancelamento máximo entre +-140º e +- 150º, e é nessa posição que devem ficar as caixas (uma de cada lado).
images
 
Back
Topo