Dúvida Prática

grpst

Well-Known Member
Boa tarde SAV's.
Galera, li um baita texto do David e fiquei com algumas dúvidas, quem puder ajudar agradeço.

1) Para monitores de voz, corte abaixo de 100 Hz e acima de 10 kHz. Utilize um roll-off suave. Vá fazendo atenuações de 3 em 3 dB até -12 dB.

Abaixo dos 100hz concordo plenamente, pois só temos aqueles graves de sub e a possibilidade de ocorrer puf puf. O grave das caixas frontais/sub já são perfeitamente ouvidos, o retorno não precisa reposudí-los.
Quanto aos agudos, cortar em 10kh não emprobeceria muito a voz? O lance do roll-off entrendo que seja pra criar uma dinâmica, não cortar tudo, senão fica aquele vazio.

6) Faça inversões da fase elétrica nos monitores e ouça o resultado. Muitas vezes os monitores soarão melhor com a fase invertida em relação ao PA. Caso contrário, volte à fase original.

Perfeito, vou passar a testar. Se eu quiser inverter a fase de um retorno ativo/frontais ativas, como faríamos? Troca-se o positivo pelo negativo apenas e o terra continua no 1?

7) Não utilize side fill em ambientes pequenos. A possibilidade de ocorrência de microfonia e cancelamentos de fase crescerá exponencialmente.

Por que há a necessidade de usar um side fill se já temos os retornos?

8) Não utilize compressão nas vias de monitor.

Alguem poderia citar um artigo sobre compressores aqui no forum? Preciso me aprofundar mais. Aproveitando a oportunidade, por que podemos usar nas frontais e não no retorno?


Abração!!
 
grpst disse:
Boa tarde SAV's.
Galera, li um baita texto do David e fiquei com algumas dúvidas, quem puder ajudar agradeço.

Obrigado pelo elogio... :mrgreen:

Vamos lá.

grpst disse:
1) Para monitores de voz, corte abaixo de 100 Hz e acima de 10 kHz. Utilize um roll-off suave. Vá fazendo atenuações de 3 em 3 dB até -12 dB.

Abaixo dos 100hz concordo plenamente, pois só temos aqueles graves de sub e a possibilidade de ocorrer puf puf. O grave das caixas frontais/sub já são perfeitamente ouvidos, o retorno não precisa reposudí-los.
Quanto aos agudos, cortar em 10kh não emprobeceria muito a voz? O lance do roll-off entrendo que seja pra criar uma dinâmica, não cortar tudo, senão fica aquele vazio.

Me deixa fazer algumas considerações:

  • Apesar de a teoria afirmar que podemos ouvir até 20 kHz, dificilmente alguém consegue ouvir acima de 15 kHz;
  • Poucas caixas reproduzem qualquer coisa acima de 15 kHz. Imagina se essas caixas feitas a facão, que a maioria de nós utiliza como retorno, poderiam fazer isso;
  • O roll-off é a partir de 10 kHz. Isso quer dizer que vc começa a atenuar 3 dB em 10 Khz, mais 3 dB em 12 kHz e assim por diante até 20 kHz.[/list:u]

    Por incrível que pareça, o som fica bem natural. Faça o teste.

    grpst disse:
    6) Faça inversões da fase elétrica nos monitores e ouça o resultado. Muitas vezes os monitores soarão melhor com a fase invertida em relação ao PA. Caso contrário, volte à fase original.

    Perfeito, vou passar a testar. Se eu quiser inverter a fase de um retorno ativo/frontais ativas, como faríamos? Troca-se o positivo pelo negativo apenas e o terra continua no 1?

    Isso mesmo. Inverta a fase no conector, mas apenas em um lado. Não esqueça de identificá-lo.

    grpst disse:
    7) Não utilize side fill em ambientes pequenos. A possibilidade de ocorrência de microfonia e cancelamentos de fase crescerá exponencialmente.

    Por que há a necessidade de usar um side fill se já temos os retornos?

    Muitas bandas pedem side fill para aumentar a pressão no palco. Isso é aceitável (não justificável) num palco grande, mas em igrejas, que em média têm palcos com boca de cena entre 10 e 15 metros, é extremamente desaconselhado.

    grpst disse:
    8) Não utilize compressão nas vias de monitor.

    Alguem poderia citar um artigo sobre compressores aqui no forum? Preciso me aprofundar mais. Aproveitando a oportunidade, por que podemos usar nas frontais e não no retorno?

    Com a compressão, o volume do canal é dimunuído. Se vc coloca compressão no retorno, o músico vai ficar enchendo o saco toda hora prá vc aumentar o volume.

    Então? Blz?

    []'s
 
BELEZURA, melhor impossível!!!!

Quando o grupo pegar a 01v vou começar a testar na prática todas essas coisinhas!!

De Behringer sem periférico fica meio difícil :?
Um grande abraço mais uma vez David!!!
 
Com a O1V não precisa soldar os cabos invertido para inverter a fase, da para fazer direto da mesa. :)
 
pTjz disse:
Com a O1V não precisa soldar os cabos invertido para inverter a fase, da para fazer direto da mesa. :)
Não brinca?

Huhasushuahauh

Como eu queria morar nos EUA!!!
 
David Fernandes disse:
pTjz disse:
Com a O1V não precisa soldar os cabos invertido para inverter a fase, da para fazer direto da mesa. :)

Inverter a fase nos canais de entrada sim, mas nos de saída? Acho que não.

[]'s

Qual seria o intuito de inverter a fase nos canais de entrada? Só pra caso de soldagem invertida?
 
Não. Por exemplo: quando vc microfona uma caixa de bateria por cima e por baixo, o mic que fica na parte de baixo recebe um sinal com fase invertida em relação ao mic de cima. Para que não haja cancelamentos, um dos dois mics precisa ter a fase invertida. Aí vc inverte no canal.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Não. Por exemplo: quando vc microfona uma caixa de bateria por cima e por baixo, o mic que fica na parte de baixo recebe um sinal com fase invertida em relação ao mic de cima. Para que não haja cancelamentos, um dos dois mics precisa ter a fase invertida. Aí vc inverte no canal.

[]'s

Cancelamento na captação David? Mas a somd e baixo forma uma senoide que vai em direção ao mic de mais, assim como o som produzido pra cima, ou não?
 
David Fernandes disse:
pTjz disse:
Com a O1V não precisa soldar os cabos invertido para inverter a fase, da para fazer direto da mesa. :)
Inverter a fase nos canais de entrada sim, mas nos de saída? Acho que não.
Agora você me pegou, acho que nas saídas realmente não da para inverter a fase... Não tenho certeza.
Nas entradas tenho certeza que sim.
 
grpst disse:
David Fernandes disse:
Não. Por exemplo: quando vc microfona uma caixa de bateria por cima e por baixo, o mic que fica na parte de baixo recebe um sinal com fase invertida em relação ao mic de cima. Para que não haja cancelamentos, um dos dois mics precisa ter a fase invertida. Aí vc inverte no canal.

[]'s

Cancelamento na captação David? Mas a somd e baixo forma uma senoide que vai em direção ao mic de mais, assim como o som produzido pra cima, ou não?

Gabriel.

Sinal de áudio no ar é pressão e descompressão. Quando a pressão do ar é positiva na parte de baixo da caixa, ela é negativa na parte de cima. Quando o sinal acústico é convertido em elétrico, um vai ser positivo e o outro negativo. Resultado: cancelamento de fase. Este é um dos piores problemas na captação de um sinal por mais de um microfone.

pTjz disse:
Agora você me pegou, acho que nas saídas realmente não da para inverter a fase... Não tenho certeza...

Eu tenho. Não há inversores de fase nas saídas da 01V. :mrgreen:

[]'s
 
David Fernandes disse:
grpst disse:
David Fernandes disse:
Não. Por exemplo: quando vc microfona uma caixa de bateria por cima e por baixo, o mic que fica na parte de baixo recebe um sinal com fase invertida em relação ao mic de cima. Para que não haja cancelamentos, um dos dois mics precisa ter a fase invertida. Aí vc inverte no canal.

[]'s

Cancelamento na captação David? Mas a somd e baixo forma uma senoide que vai em direção ao mic de mais, assim como o som produzido pra cima, ou não?

Gabriel.

Sinal de áudio no ar é pressão e descompressão. Quando a pressão do ar é positiva na parte de baixo da caixa, ela é negativa na parte de cima. Quando o sinal acústico é convertido em elétrico, um vai ser positivo e o outro negativo. Resultado: cancelamento de fase. Este é um dos piores problemas na captação de um sinal por mais de um microfone.

pTjz disse:
Agora você me pegou, acho que nas saídas realmente não da para inverter a fase... Não tenho certeza...

Eu tenho. Não há inversores de fase nas saídas da 01V. :mrgreen:

[]'s

Se tivesse seria uma boa hein!! David, manda um e-mail pra Yamaha solicitando a inclusão desse item...caso contrário o SAV's não irão mais adquirí-las suahsuhasuahus
 
Pessoal, aproveitando o tópico ainda...

Acabei de comprar o FBQ 6200 + ECM 8000 + M-AUDIO

Agora posso alinhar meu sistema não só de ouvidêmetro!! :D

Minhas RCF 310a falam a partir de 50hz. Logo, pra não forçar as meninas, vou cortar tudo abaixo dos 50hz pois não usamos SUB ainda.
Antes de alinhar, irei fazer um roll-off nelas da seginte forma:

Roll-off de 100hz a 50hz, onde o ponto -6db será em 50hz e, nesse caso, o ponto final. Logo, fica assim:

100hz(-1,5db) / 80hz (-3db) / 63hz (-4,5db) / 50hz (-6db)

Lá no audiolist, vi que os valores para o produto entre os extremos pode ser de 400.000 / 500.000 pra sistemas que chegam 30hz, para os outros em geral, podemos considerar 630.000 ou 700.000.
Logo:

Para 50hz usando 630.000 = 12,6khz
Para 50hz usando 700.000= 14 khz

Logo, estou aceitando 12,6khz como meu limite superior o qual será meu ponto de -6db e, por este motivo, terei de começar a atenuar um pouco antes para manter a dinâmica. Pensei em começar em 6,3k e ir atenuando 1,5db até 12,5k onde, por não haver área audível tão importante, poderia começar a atenuar db.

Logo:

6,3k(-1,5db) / 8k(-3db) / 10k(-4,5db ) / 12,5k(-6db ) / 16k(-9) / 20k(-12db)

Com relação aos retornos, roll-off começando em 100hz terminando com -12db em 50hz e, para as altas, roll-off começando em 10k, atenuando 12db até 20k.

Após isso, taco ruído rosa em uma das caixas do PA e alinho, e o mesmo em uma das caixas do retorno.

Logo após, em silência total, taco ruído rosa no PA frontal com o ECM no centro e alinho.

Após isso, pensei em fazer o mesmo com os retornos, colocar o ECM no centro do palco e da mais uma corrigida!

Após todo esse alinhamento, acho que já posso começar a passar o som! Estou usando o Impulse.

Alguma sugestões nobres senhores? :D

Fiquem com Deus!
 
David Fernandes disse:
Vai com fé, Gabriel! :mrgreen:

Só não esqueça de conferir tudo com o instrumento de maior precisão: seus ouvidos.

[]'s

Sem dúvida David...e já deixo uma dica pra quem quiser usar o Impulse...
Usar aquela curva em forma de raio é horrível...com as barrinhas fica muito mais fácil! Deixando que elas se movam um pouco mais lento, fica mais fácil ainda pra visualizar!!!

Sexta agora estou indo com meu grupo pra Petrópolis, se alguém estiver por lá, estaremos na igreja adventista de araras, fica no KM 65 da BR040, sentido RJ.

Vou usar as Attack MP404ti da igreja como retorno e as RCF 310a frontalmente.

Vamos ver se consigo alinhar de forma decente uhasuash :lol:

Grande abraço
 
Galera, aproveitando: Como citei, estamos indo pra Petrópolis e pretendo, lá, implementar alguma das coisas que citei no tópico do link abaixo.
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=12263">viewtopic.php?f=23&t=12263</a><!-- l -->

Poderia só me dizer que posso usar 20 metros de 1,5mm pra levar a ligação de 2 RCF + as 2 ATTACK lá pra trás, no gerenciados?

Teoricamente sim pois as 4 juntas tem 1300w...dividindo por 2, 650w ou 5,11A. Com o cabo de 1,5mm leva, na pior das hipoteses, 7,5A, estaria tranquilo, estou correto?

Abração
 
AProveitando o tópico 2.
David Fernandes disse:
Isso mesmo. Inverta a fase no conector, mas apenas em um lado. Não esqueça de identificá-lo.

Podem me esclarecer duas coisa?
-No artigo dá-se a sugestão de inversão de fase em relação ao PA. Sendo assim L e R do monitor Correto? Mas com a resposta do David "Mas apenas de um lado" fiquei em dúvida. Inverto as fases do L e R do monitor, ou de apenas um dos lados.

-Inverter no Conector? não posso inverter na conexão do cabo com o amplificador? ( ligação simples, ou plug banana ou o cabo desencapado)

Questiono isso, pois teremos um retiro e vou aproveitar para depois de tanto tempo testar um monte de coisas que venho aprendendo aqui. Aproveito ainda pra dizer que não sabia desse cancelamento de fase na caixa da bateria, vou procurar mais informações. Achei bem interessante.

Abraço! fiquem na paz!
 
Gabriel,

Cara, de lei, isso tenho impresso. rsrsrs
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/cabos.zip">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/cabos.zip</a><!-- m -->
 
philip disse:
AProveitando o tópico 2.
David Fernandes disse:
Isso mesmo. Inverta a fase no conector, mas apenas em um lado. Não esqueça de identificá-lo.

Podem me esclarecer duas coisa?
-No artigo dá-se a sugestão de inversão de fase em relação ao PA. Sendo assim L e R do monitor Correto? Mas com a resposta do David "Mas apenas de um lado" fiquei em dúvida. Inverto as fases do L e R do monitor, ou de apenas um dos lados.

-Inverter no Conector? não posso inverter na conexão do cabo com o amplificador? ( ligação simples, ou plug banana ou o cabo desencapado)

Questiono isso, pois teremos um retiro e vou aproveitar para depois de tanto tempo testar um monte de coisas que venho aprendendo aqui. Aproveito ainda pra dizer que não sabia desse cancelamento de fase na caixa da bateria, vou procurar mais informações. Achei bem interessante.

Abraço! fiquem na paz!

Philip, quando o Mestre David citou (Apenas em um lado), era com relação à confecção do cabo! Inverter apenas em um lado os condutores.

Se os monitores forem ativos e estiverem recebendo sinais diferentes, precisa-se inverter ambos. Se um retorno A for ativo e o outro B estiver recebendo o sinal dele, independente de ser passivo ou ativo, creio que não haja necessidade de inverter a fase pois o mesmo estará recebendo o sinal com a fase já invertida.

Corrijam-me se estiver errado.

Um abraço
 
Isso aí, Gabriel... certim, certim...

Philip, disse ao Gabriel para inverter no conector pq as caixas dele são amplificadas. Claro que vc pode inverter nos bornes do amp.

[]'s
 
Back
Topo