grpst
Well-Known Member
Boa tarde SAV's.
Galera, li um baita texto do David e fiquei com algumas dúvidas, quem puder ajudar agradeço.
1) Para monitores de voz, corte abaixo de 100 Hz e acima de 10 kHz. Utilize um roll-off suave. Vá fazendo atenuações de 3 em 3 dB até -12 dB.
Abaixo dos 100hz concordo plenamente, pois só temos aqueles graves de sub e a possibilidade de ocorrer puf puf. O grave das caixas frontais/sub já são perfeitamente ouvidos, o retorno não precisa reposudí-los.
Quanto aos agudos, cortar em 10kh não emprobeceria muito a voz? O lance do roll-off entrendo que seja pra criar uma dinâmica, não cortar tudo, senão fica aquele vazio.
6) Faça inversões da fase elétrica nos monitores e ouça o resultado. Muitas vezes os monitores soarão melhor com a fase invertida em relação ao PA. Caso contrário, volte à fase original.
Perfeito, vou passar a testar. Se eu quiser inverter a fase de um retorno ativo/frontais ativas, como faríamos? Troca-se o positivo pelo negativo apenas e o terra continua no 1?
7) Não utilize side fill em ambientes pequenos. A possibilidade de ocorrência de microfonia e cancelamentos de fase crescerá exponencialmente.
Por que há a necessidade de usar um side fill se já temos os retornos?
8) Não utilize compressão nas vias de monitor.
Alguem poderia citar um artigo sobre compressores aqui no forum? Preciso me aprofundar mais. Aproveitando a oportunidade, por que podemos usar nas frontais e não no retorno?
Abração!!
Galera, li um baita texto do David e fiquei com algumas dúvidas, quem puder ajudar agradeço.
1) Para monitores de voz, corte abaixo de 100 Hz e acima de 10 kHz. Utilize um roll-off suave. Vá fazendo atenuações de 3 em 3 dB até -12 dB.
Abaixo dos 100hz concordo plenamente, pois só temos aqueles graves de sub e a possibilidade de ocorrer puf puf. O grave das caixas frontais/sub já são perfeitamente ouvidos, o retorno não precisa reposudí-los.
Quanto aos agudos, cortar em 10kh não emprobeceria muito a voz? O lance do roll-off entrendo que seja pra criar uma dinâmica, não cortar tudo, senão fica aquele vazio.
6) Faça inversões da fase elétrica nos monitores e ouça o resultado. Muitas vezes os monitores soarão melhor com a fase invertida em relação ao PA. Caso contrário, volte à fase original.
Perfeito, vou passar a testar. Se eu quiser inverter a fase de um retorno ativo/frontais ativas, como faríamos? Troca-se o positivo pelo negativo apenas e o terra continua no 1?
7) Não utilize side fill em ambientes pequenos. A possibilidade de ocorrência de microfonia e cancelamentos de fase crescerá exponencialmente.
Por que há a necessidade de usar um side fill se já temos os retornos?
8) Não utilize compressão nas vias de monitor.
Alguem poderia citar um artigo sobre compressores aqui no forum? Preciso me aprofundar mais. Aproveitando a oportunidade, por que podemos usar nas frontais e não no retorno?
Abração!!