DÚVIDA/PROBLEMA: Ligação de Mesa em Caixa Ativa

SJames

New Member
Prezados,
primeiramente agradeço a oportunidade de participar desse fórum.

Estou com um pequeno problema/dúvida e peço a ajuda de vocês.
Recentemente adquiri duas caixas ativas Mark Audio MK1530A e uma mesa de som Oneal OMX 16USB. A mesa possui duas saidas master p10 não balanceadas (L + R) e a caixa possui 2 entradas Mic (XLR e p10) e uma entrada "line in" RCA (vide foto)
14315665_1098915466856252_611412245_o.jpg


Minha dúvida: Qual a entrada apropriada para ligar a mesa na caixa? Vieram cabos p10/RCA junto com as caixas e ligando no "line in" perde muito em volume do que nas entradas mic. Uma diferença bem considerável de potência. Isso é normal? E quanto as entradas mic da caixa, posso ligar a mesa nelas sem receio?

Espero que possam me ajudar. Desde já, agradeço.
 
Prezados,
primeiramente agradeço a oportunidade de participar desse fórum.

Estou com um pequeno problema/dúvida e peço a ajuda de vocês.
Recentemente adquiri duas caixas ativas Mark Audio MK1530A e uma mesa de som Oneal OMX 16USB. A mesa possui duas saidas master p10 não balanceadas (L + R) e a caixa possui 2 entradas Mic (XLR e p10) e uma entrada "line in" RCA (vide foto)
14315665_1098915466856252_611412245_o.jpg


Minha dúvida: Qual a entrada apropriada para ligar a mesa na caixa? Vieram cabos p10/RCA junto com as caixas e ligando no "line in" perde muito em volume do que nas entradas mic. Uma diferença bem considerável de potência. Isso é normal? E quanto as entradas mic da caixa, posso ligar a mesa nelas sem receio?

Espero que possam me ajudar. Desde já, agradeço.


Não misture os sinais.
Mantenha line com line
e Mic com Mic.
Simplificando... A entrada line espera um alto sinal, então ela não amplifica muito o sinal que está chegando.
A entrada mic, trabalha com baixo sinal, então ela amplifica muito o sinal que está chegando, por isso a sensação de mais "volume". Foi o mais simples que consegui, espero que ajude.
 
Olá amigos.. hoje é meu primeiro dia neste Forum. Tenho algumas dúvidas em relação á utilização da mesa de som. Não sou profissional e nem DJ mas gosto de música, de som, aparelhos, equipamentos , etc. Utilizo os seguintes aparelhos pra " fazer um som" em pequenas festas, reuniões.. envolvendo 20, 30, 6o pessoas. Sábado mesmo agora cuidarei do som e iluminação de uma festa de fim de ano, pra 60 pessoas. Utilizo um note book Acer, i5 somente pra essa finalidade, rodo o programa virtual DJ7 PRO... meu note está conectado a uma interface UCA 222 Behringer , essa interface conectada ao note está ligada a uma mesa Xeny Behringer 1002; esta, está conectada a UMA caixa apenas, Staner SR 315 A, bi ampificada, 300 w RMS. Estou aprendendo a mexer com equalização e ajuste da mesa. Então, começo assim:
Deixo o equalizador do note flat, deixo o equalizador do virtual DJ flat; deixo o equalizador da caixa Staner, flat e primeiramente ajusto o GAIN da mesa da seguinte maneira: Level da mesa ( um canal) O db; controle master da mesa ( fader) O db, aciono uma música no virtual e vou dando ganho na mesa até aparecer os primeiros sinais do led amarelo...e daí tiro até não clipar... é assim que ajusto o GAIN.. depois, quando toco, uso apenas o potenc. LEVEL do canal pra aumentar ou diminuir o volume. A Dúvida é: qual deles é melhor " trabalhar" o volume do som? O potenc. LEVEL do canal ou o fader MASTER da mesa, aquele perto dos leds?
Outra questão? Não forço o volume nem Gain do virtual DJ7 e nem da mesa Behringer e uso mais o volume do amplificador do caixa?
A Staner também tem um led vermelho atrás que não pode clipar...

Outra questão: como uso apenas UMA caixa, como devo deixar o botão PAN? e meu cabo que sai RCA da interface entra p10 na mesa... e ele tem os dois conectores p10: conecto somente um ou não tem problema conectar os dois.. uso somente um canal da mesa...

QUAL É A MELHOR MANEIRA DE UTILIZAR O QUE EU TENHO PRA EXTRAIR O MELHOR DOS EQUIPAMENTOS?

Alguém pode me ajudar, opinar, orientar?

Grato pela acolhida.

Grande abraço.

MARCO AURÉLIO
 
Última edição:
A melhor forma de trabalhar é exatamente como descreveu anterior a sua pergunta... ( A Dúvida é:)
Só tem que eliminar esta interface que não está tendo utilidade nenhuma, pode conectar... Not>mesa>caixa.
 
Obrigado por ter me respondido. Você pode ter razão quando disse que a interface não tem utilidade nenhuma mas percebo uma razoável diferença quando a utilizo com o note e quando não a utilizo com o note. O som fica mais encorpado e mais alto, tanto é que sem ela, o volume do virtual DJ7 fica quase que no máximo e quando a utilizo, já na metade do vl. do Virtual Dj7 o som atinge um volume alto, encorpado. Fiz experiências e prestei atenção no som e " de ouvido" senti diferença... mas ouvi bastante gente a respeito e as opiniões divergem, não é unanimidade nem para um lado e nem para o outro. Assunto interessante. Nada melhor do que ouvir o som e comparar.... mas muito obrigado pela dica, tudo é válido. A gente só aprende. abçs.
 
Se lhe passou mais segurança e tem certeza que está melhor, continue assim.
Realmente existem casos e casos...
 
Obrigado mais uma vez por ter respondido. Realmente se eu não tivesse sentido nenhuma diferença, com certeza teria vendido a interface por questão de inutilidade mas ouvindo "com" e " sem " a interface, noto diferença sim, som mais encorpado e aumento do volume, afinal a placa de audio do note dá lugar uma um placa de audio específica...

Mas mesmo assim, valeu pelas considerações.

Grande abraço

Feliz 2017 !

Marco
 
Back
Topo