Duvida sobre Curso de sonorização ao vivo.

Rodrigo Rocha

New Member
Prezados, Bom dia!

Sou morador do RJ, e acerca de 6 meses estou como responsável pelo aúdio da igreja onde congrego, e durante estes 6 meses venho aprendendo muito aqui com vocês, aprendi a inportancia e o cuidado que deve-se ter com todo o processo de sonorização ao vivo. Por esse motivo quero me especializar o maximo que puder no assunto.
Pesquisei sobre cursos aqui no RJ e encotrei estes Dois.

Técnicas de Sonorização - Operação de Sistemas no IATEC -

APRESENTAÇÃO: O técnico de som tem de estar em perfeita sintonia com o artista e/ou banda para ser capaz de transportar ao público o que absorve do palco com sensibilidade e qualidade.
O CURSO: Apresenta a prática de sonorização de shows e eventos, incluindo alinhamento de PA, passagem de som e mixagem. Oferece ao aluno a oportunidade de participar do processo de sonorização de um show do início ao fim. Na última aula é realizada a simulação de um show musical, com uma banda tocando ao vivo. As aulas práticas são realizadas em sistema de sonorização profissional no Teatro Anglo Americano, na Barra da Tijuca.
EMENTA: • Sistemas de sonorização
• Sistemas de PA
• Sistemas de monitor
• Coordenação e planejamento
• Montagem
• Passagem de som
• Operação

Curso de Áudio para Shows e Eventos - PA e Monitor na Home Studio

Conteúdo

● Mesas de som digitais e analógicas; conexões, funcionamento, operação, modelos
● Redução ou eliminação de microfonias, ruídos, vazamentos, distorções
● 'Passagem de som': prática de captação e monitor
● Prática de mixagem ao vivo: operação do P.A. com mesa digital
● Alinhamento do P.A.; software, line array
● Áudio analógico e digital
● Auxilio na escolha dos equipamentos mais adequados às suas necessidades
● Efeitos, equalizadores, filtros, compressores, noise gate: conexões, funcionamento e operação
● Microfones: modelos, técnicas de captação, phantom power
● Conectores e cabos: formatos, direct box
● Montagem do sistema: endereçamento para PA e monitor
● Amplificadores: impedância, potência
● Alto falantes e caixas: amplificadas e passivas, woofers e subwoofers, cornetas, tweeters, crossovers
● Acústica: noções de isolamento e tratamento acústicos, técnicas e materiais mais adequados

Quem puder me ajudar na escolha ficarei muito grato!!

Forte Abraço!
 
Observação: A carga horaria dos cursos são de 30 horas. e se Deus quiser esse será o primeiro de muitos cursos e treinamentos que participarei!!!
 
sim, sou da Igreja Metodista Ortodoxa, sou empregado da igreja, tec. de audio, e trabalho tambem na igreja Ass. de Deus Missão Vida, nos meus dias de foga, e tenho meu som particular para locação, com esse som faço um evento para o Pr. Bené Gomes do Koinonia de Louvor toda penultima 4ª feira do mês em um cinema, to ralando muito rsrsrsrsrsrsr
 
Alex,
Gostaria muito de poder participar de um culto e/ou evento desse, para menos como observador, poder acompanhar o processo de sonorização, tendo em vista que a igreja em que congrego o nosso PA é bem modesto!!rsrs!!!, e não tenho vivência em outros ambientes com sonorização ao vivo (PA).
 
podemos combinar, em agosto vai ter um congresso aqui na igreja vai custar em torno de R$30,00 com direito a camisa, para esse congresso vem uma banda dos EUA, vai ser sexta sábado e domingo, já está confirmado a banda, teremos reuniões para confirmar o dia, e vamos ver se a galera que vem de longe pode dormir nas salas aqui da igreja, é me lembrar que posto aqui, ou até mesmo abro um topico sobre o evento
 
IATEC eu posso sugerir: conheço.
E tenho orgulho de dizer que fui um dos primeiros alunos, onde as aulas eram revezadas entre os Mestres Carlos Pedruzzi e Sólon do Valle !!! Tempo mágico... Muita teoria e muita experiência ao mesmo tempo dos dois professores... Foi demais!
 
Pessoal, Bom dia!

Séra que alguém conhece algum curso aqui no RJ especifico para conhecimento de equipamentos de audio fora o do IATEC?

Forte Abraço!
 
off topico, meu set é composto por:

mesa: V-mix M-300 da roland
caixas: line array versa 206 da attack " são 4 celulas e um sub por lado"
power play: 4700 e 8000 da berhinger "fazendo retorno por fones para os instrumentistas e backs"
monitores: da peavey " são 2 caixas fazendo retorno para oministro"
amplificador: studio r z700 " amplificando os monistores"
microfones: 5 shure c/fio, sendo para os backs e 1 para o sax, 1 sennheiser para o ministro, 1 shure het set para a pregação, 1 kadosh "detale, esse kadosh está aguentando o tranco perfeitamente, pois tinhamos shure sm58 s/fio e deu pau e estou com preguiça para concertar, eu até já sei o defeito rsrsrsrs"
microfone: akg s/fio para a flauta
kit de mic da batera: 7 mics "esqueci a marca, é uma marca de custo beneficio mesmo, nada top"
guitarra: fender "mexicana"
baixo: tagima 6 cordas
violão 6 cordas: SX
violão 12 cordas: yamaha
teclado; xp 80 roland
piano eletrico: yamaha
bateria: mapex pars pro " está montada dentro de aquario da isoacustica", ela não está montada por completo pois ela tem 5 tom + o bumco e a caixa
kit de pratos: zildjan avediz + 1 avediz de 6" e um 10"
e um lap top "meu" gravando em multipista

a maioria desses equipamentos você pode estar vendo no tópico Igreja Metodista Ortodoxa na Barra, é um tópico antigo, ele foi a 1ª fase da reformulação do nosso som
 
Boa noite, Rodrigo!

Poxa, e também sou super interessado por essa área. Sou do RJ e também andei procurando informações sobre os cursos, tanto IATEC, Homestudio e também na CAP-RJ. Essa última, caso não conheça, segue o site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://caprj.com.br">http://caprj.com.br</a><!-- m -->

Da IATEC só achei ruim por não ser continuo, onde tem de ser esperar abertura de turmas para efetuar cada módulo, mas pelo que vi é a melhor referência no segmento. Fora esse, acho que o do homestudio e da caprj já poderiam nos dar uma ótima base pré-IATEC.

Depois passa o teu contato aí, facebook e etc. Dá pra gente iniciar um networking com o pessoal do áudio daqui do RJ, pra trocar infos, conhecimentos e quem sabe até trabalhos futuramente.


Abraço!
 
Fala Eloy Jr, Bom dia!!!

Conheço o CAP sim, inclusive o curso tem sido em Duque de Caxias, onde moro, porém como pretendo trabalhar com áudio, quanto mais reconhecido os cursos que irei fazer forem melhor, e o IATEC como você mesmo pode comprovar e todos que participaram do tópico disseram é o melhor do RJ e um dos melhores do Brasil, por isso optei por ele, e até pelos instrutores Marcio Reis e Renato Muñoz duas feras da sonorização ao vivo, não que os outros não sejam bons, porém pelos motivos já citados optei pelo IATEC. Vou pagar essa semana o curso: Técnicas de sonorização e Operação de sistemas que está marcado para iniciar dia 27/05 no IATEC Barra.
Em relação ao contato, meu cel. 9334-0749 e facebook é só me procurar lá meu nome é Rodrigo Costa da Rocha e me adiciona que manteremos contato!!!

Forte Abraço!!!
 
Back
Topo