Dúvida sobre line vertical

Dj Smaylli

New Member
Olá pessoal. Sou novo aqui. Tenho acompanhado alguns tópicos para sanar algumas dúvidas porem não encontrei nada que fosse útil nesse ponto então se puderem ajudar.
Sou dj, atuo no ramo a 7 anos e começei em uma empresa de som, fazendo de tudo sabe, desde montando os componentes nos gabinetes a tocar nos eventos, por isso tenho um bom entendimento a respeito. E estou querendo montar um sistema que seja pequeno, já que observo que sistemas pequenos tem mais saida. Então pensei em utilizar 2 lines verticais e 2 sub. Para eventos pequenos e médios. Ja que na minha cidade os salões so comportam até no máximo 400 pessoas. Porém estou pensando que de acordo com que a grana vai entrando eu vou comprando os componentes e montando. Bem, a minha dúvida é que não acho nada a respeito sobre os componentes das caixas então pensei no seguinte: os subs cada um com 1 falante de 15p de 400w oversound. As lines verticais cada uma com 4 falantes de 6p e 150w qvs mais um Ti(da selenium ou oversound não lembro o modelo no momento). Enfim. Gostaria de saber se é uma boa configuração para esse sistema ja que não acho nada a respeito, para ficar um som agradável.
As 2 empresas daqui utilizam no sistema pequeno(pedestal) falantes de 15 150w corneta e tweeter. Embora seja pequeno deixa muito a desejar em algumas ocasiões. Se puderem me ajudar agradeço.
 
Blz @Dj Smaylli ...

Me parece legal pra começar com um par de cada... somente montada e estudando legal a litragem pra poder saber se atende; tem muitos cálculos por aí pra medição do que se usar em termos de RMS. Se vc tem condições de montar por um custo legal, compre bons divisores de frequência e va à luta. Pra um lugar com 400 pessoas os mitos populares girariam em torno de 4000 wats. Faz um tempo vi no You tube um rapaz que montou algo parecido; vou procurar e ponho aki assim que encontrar pra ver se te serve; em relação aos TIs, algo do D220 pra cima serial o ideal na minha opinião !

Sucesso e Abc
 
Muito obrigado pela atenção. Vou montar um par de cada mesmo. Em termos de litragem ta casando direitinho os gabinetes e os falantes que pretendo comprar. O mais foda e isso que disse não encontro nada a respeito para servir de parâmetro. Apenas já montado mas não especificado. E como nunca trabalhei com o sistema vertical fico em dúvidas se ja da pra começar. Vou colocar um processador, equalizador, 2 amps, pra fazer os cortes bacanas. Ficaria por volta dos 2200 w, embora os locais comportem umas 400 pessoas. Vou começar com eventos mais pequenos como um teste sabe. Ae se der bom depois que tiver recuperado pelo menos metade do investimento e iria adquirir mais um amp dobrar as caixas e ficar stereo.
 
Bem vindo ao SAV @Dj Smaylli, você não acha nada a respeito porquê aqui ninguém se arrisca a perder o suado dinheiro.
Comprar caixas prontas é o ideal, sem surpresas, você saberá exatamente o timbre e a potencia do sistema, e economizará dinheiro, já que em sistemas prontos ativos você dispensará todos os periféricos, inclusive os amplificadores, e usando uma mesa digital tipo rack, terá um sistema extremamente eficiente e enxuto. Muito mais prático pra transportar.
Aqui no fórum tem alguns membros que arriscaram fazer suas caixas, mas pra ter a experiencia mesmo, conseguiram ótimos resultados depois de gastar muito mais dinheiro que se tivessem comprado as caixas prontas. Mas eles sabiam disso, já você quer e precisa ganhar dinheiro. Então pense bem.
 
Muito obrigado @Ronaldo1 . No caso acredito não se tratar de jogar dinheiro fora, particularmente. Acredito que sistema ativo só compensa nas altas. Mas enfim. Um sistema passivo com todos os periféricos me possibilita aperfeiçoamento, embora seja de pequeno porte pra mim é interessante um sistema passivo e torna mais fácil um upgrade, ou mudança de sistema.
Se tratando dos gabinetes pela minha interpretação entendi que vc disse sobre fabricar. No meu caso vou comprar prontas de uma marca conhecida, apenas colocarei os falantes, ti, etc, da mesma forma que faço nas 2 empresas que presto serviço. Sanada essa questão. A minda dúvida foi referente aos componentes. Pois o que faço nas empresas que presto serviço(montagem, manutenção etc) é de 1x1 até 6x6. Não tendo muita experiência em sistemas pequenos só queria saber se as configurações que mencionei ficam legal se puder me ajudar em minha questão.
 
Seja bem vindo Dj Smaylli!

Começo reforçando as palavras do amigo @Ronaldo1.
Curioso ue vc diz algumas coisas que outros membros amigos daqui tb diziam quando chegaram e com relutância foram mudando de opinião. Tomo a liberdade de citar o querido @DJ GARAM , que anda meio sumido e poderia aparecer pra dar uma força.
Não há muito material sobre line array ou vertical line porque esse negócio é realmente complicado, e o ajuste para que eles realmente funcionem como tal deve dar bastante trabalho e exigir componentes que não são baratos.
Estranho vc estar procurando componentes pois se vai comprar a caixa pronta ela obrigatoriamente deve ter sido montada com base nas características de algum falante e portanto esse falante ou suas características deveriam ser informadas pra vc para que tenha garantia, tanto quanto possível for, de que seu sistema terá o desempenho informado. Quando vc diz que vai comprar a caixa, todo o trabalho de que estamos falando, e testes necessários para comprovar que está funcionando como desejado, já devem ter sido feitos pelo fabricante e ele deve ser capaz de demonstrá-los a vc.
Estou falando isso porque o @Elieserfilho passou uma informação importantíssima no vídeo que compartilhou, mas vc provavelmente iria deixar passar batido, que é o senhor SOUZA CUSTOMS. Procure no Youtube e na internet, ele tem vários vídeos com montagens de caixas e de "Vertical lines". Para uso pessoal e semi profissional
eu compraria e pretendo mesmo montar alguns do sistemas pra uso doméstico. Vc verá que ele usa em sua maioria componentes de uso automotivo ( que é o foco dele ) ou doméstico mesmo ( peças de lotes d falantes que foram fabricados para a Gradiente por exemplo e etc...), mas ele faz vários testes antes de lançar seus projetos, que podem ser comprados integralmente com ele, as madeiras, os falantes e demais componentes. Alguns vídeos mostram ele "sintonizando" as caixas e são bem interessantes.
Voltando ao princípio, acredito que mesmo possam vir a ser vantajosos em relação a caixas convencionais nacionais, talvez não sejam tão vantajosos assim com relação as importadas e certamente não serão comparáveis as Vertical Lines dessas marcas em trmos de SPL e dispersão. Avalie com carinho.
 
Isso mesmo @AltVan13 , lembrei justamente do @DJ GARAM, ao qual eu tive muitos atritos. Ele sempre defendeu som oassivo pelos mesmos motivos do @Dj Smaylli, mas diz que chegou ao ponto que nada estava bom, sempre queria melhorar, cansou e passou pro sistema ativo, e viu que perdeu muito tempo e dinheiro ao não optar por elas antes. No caso dele FBT promaxx 14a.
 
Muito obrigado @AltVan13. Bem. Acontece o seguinte: o fabricante informa que nas lines pode ser usados falantes de 50 a 400w cada. E os subs de 400 a 1200w cada. Então tenho uma boa margem de escolha de componentes. A unica dúvida apresentada é se os parâmetros que informei ficam bacanas pra esse sistema. Pois como disse o pessoal da região usa um sistema para esses eventos pequenos que não dá nem 500w nn usa sub, e eu quero fazer algo mais bonito e agradável de se ouvir, pois os sistemas deles ngm merece. Lembrando que embora seja Dj, atuo em eventos sociais e corporativos, não preciso de muito spl.
Quanto a um sistema ativo. Como disse não é interessante tanto por motivos pessoais quanto profissionais. A saida de sistemas ativos na região é apenas para monitores de palco em poucas ocasiões no ano então não é interessante. Então, seria um sistema pequeno para pequenos eventos. Em salões pequenos, residências, coisas simples apenas mecânico e social, é realmente pra coisas simples porque presto serviços de dj em outras cidades, então o que pegasse seria realmente simples na minha cidade para não prejudicar a minha principal fonte de renda, como almoços por exemplo. Nn é um sistema que vai exigir muita capacidade é pra ficar agradável. Claro se houver uma boa saida ae é outra história. Mas pra uma cidade de nem 20 mil habitantes investir em um sistema desse seria bacana e diferente.
Enfim. O fabricante menciona aqueles parâmetros, a dúvida é apenas se está bom.
 
Boa tarde pessoal.

Concordo totalmente com o @Ronaldo1 e o @AltVan13

Lembro ainda de um post onde o Grande @bersan comentou o seguinte (Falando sobre alteração de falante em um projeto de caixa de 15" para 12", mas que se adequa a todos que acham que é só instalar o falante na caixa e pronto):

" Não pode mudar. Tem que procurar um projeto já com falante de 12". No Curso de Caixas Acústicas parte 3 tem explicado o porque. Cada caixa é projetada de acordo com o falante instalado.

Da mesma forma, não tem que procurar falante de X, Y ou Z de potência ou sensibilidade. Tem que usar o que está no projeto. Os projetos disponibilizados pelo fabricante foram por eles testados, e aprovados. Se sair do projeto, não se sabe onde vai parar. Pode ficar até melhor (pouca chance), igual (nenhuma chance) ou pior (que é o que acontece a maioria das vezes - as pessoas "montam" o projeto economizando aqui e ali e depois falam que o projeto é uma porcaria).

Por essas e outras (problemas com marceneiros), desisti há muito de montar caixas de som.

Um abraço,

Fernando"

Segue link do Post: https://www.somaovivo.org/forum/threads/como-montar-um-equipamento-de-qualidade.623/

Segue o link do Curso de Caixas Acústicas aqui do Fórum (Que recomendo sempre a amigos e quem quer começar a construir caixas (por Hobby)): https://www.somaovivo.org/artigos/curso-de-caixas-acusticas-–-parte-1-–-os-woofers/

Abraço e desculpem a intromissão!
 
@Thiago Barbosa, não é referente a construção de caixas. Comprarei os gabinetes ja prontos, apenas instalarei os falantes, a dúvida é que o fabricante indica para as lines falantes de 50 a 450w cada e para os subs de 400 a 1200w
Não diz com exatidão. Então pensei para os lines colocar 4 de 150w e os 2 subs 400w cada e gostaria de saber se fica uma boa configuração pois posso estar errado quanto a isso e ja pretendo começar a comprar.
 
@Dj Smaylli muito pelo contrário, é totalmente sobre a construção de caixas.

Um fabricante sério de caixas indicará exatamente os falantes para um rendimento aceitável de seu produto. Digo aceitável, pois a diferença disso para bom é BEM grande.

Aconselho muito a leitura do curso, que é grátis, para não fazer as mesmas besteiras que eu e jogar dinheiro no ralo.

Já construi caixas (Usando projetos da selenium.), já reformei caixas (Substituindo componentes) e já ouvi boas caixas (Inclusive as amadas KF originais e as cópias lado a lado) e afirmo e assino em cartório se for preciso: -Não estudei o suficiente, não tenho dinheiro sobrando, nem tenho tempo pra perder, então SE EU DISSER PRA ALGUM DE VOCÊS QUE VOU FAZER ALGO DO TIPO, ME BATAM. KKKK

Nada se compara a caixas construidas por fabricantes sérios, utilizando bons componentes, com base em parâmetros abalizados por equipe técnica. Fazer barulho é fácil, tirar um bom som depende de muitos fatores. O
 
Enviei a mensagem sem alguns exemplos, desculpe.

Não tenho dedos o suficiente pra contar quantos casos vi e ouvi de Técnico dizendo que usaram equalizadores para corrigir o som de uma caixa, mas EU penso que o ideal é que se use o equalizador para corrigir as sobras em um ambiente específico, ou então para ajustar o acoplamento entre diferentes fontes.

Enfim como sempre digo, não estudei o suficiente para dar opiniões mais profundas e posso estar completamente errado.

Uso bastante a busca aqui do site e ja li e reli tanta coisa, conhecimento, pra mim, vale muito.

Abraço!
 
@Dj Smaylli Você ja tentou algum contato direto com o fabricante? Talvez, diretamente, eles informem o modelo.

Outra coisa, não é incômodo algum, sempre que um de nós aqui do fórum der alguma opinião, será com base em alguma experiência e estamos aqui exatamente pra isso.

E não deixe seu tópico morrer aqui, informe os passos que você tomou, isso sim ajuda bastante.

Abraço!
 
@Thiago Barbosa, fiz contato semana passada pra saber sobre. E nesse contato que me informaram que poderia usar de 50 a 450 w, da oversound, vou ligar novamente para ver se me falam com exatidão o que fica melhor se não procurarei outro fabricante.
Muito obrigado mesmo parceiro!
Não vou deixar morrer não. Qualquer avanço venho aqui informar. Obrigado a todos!
 
Muito obrigado @AltVan13. Bem. Acontece o seguinte: o fabricante informa que nas lines pode ser usados falantes de 50 a 400w cada. E os subs de 400 a 1200w cada. Então tenho uma boa margem de escolha de componentes. A unica dúvida apresentada é se os parâmetros que informei ficam bacanas pra esse sistema. Pois como disse o pessoal da região usa um sistema para esses eventos pequenos que não dá nem 500w nn usa sub, e eu quero fazer algo mais bonito e agradável de se ouvir, pois os sistemas deles ngm merece. Lembrando que embora seja Dj, atuo em eventos sociais e corporativos, não preciso de muito spl.
Quanto a um sistema ativo. Como disse não é interessante tanto por motivos pessoais quanto profissionais. A saida de sistemas ativos na região é apenas para monitores de palco em poucas ocasiões no ano então não é interessante. Então, seria um sistema pequeno para pequenos eventos. Em salões pequenos, residências, coisas simples apenas mecânico e social, é realmente pra coisas simples porque presto serviços de dj em outras cidades, então o que pegasse seria realmente simples na minha cidade para não prejudicar a minha principal fonte de renda, como almoços por exemplo. Nn é um sistema que vai exigir muita capacidade é pra ficar agradável. Claro se houver uma boa saida ae é outra história. Mas pra uma cidade de nem 20 mil habitantes investir em um sistema desse seria bacana e diferente.
Enfim. O fabricante menciona aqueles parâmetros, a dúvida é apenas se está bom.

@Dj Smaylli;

Desculpe mas precisamos te advertir, como o @Thiago Barbosa, claramente, que o fabricante não te informou absolutamente "parâmetro" nenhum. Talvez ele nem saiba do que se trata quando perguntamos por parâmetros. Esse é um assunto que não domino mas sei que é o que garante o sucesso de uma montagem de caixas. Os parâmetros aos quais nos referimos são os parâmetros Thielle Small e são específicos de cada transdutor. Logo não é possível, ao que me parece, que uma faixa de potência tão grande ( 50w a 400w e 400w a 1200w, embora o quesito que usamos para nos guiar seja o dB SPL e não a potência ) possa de adequar corretamente a uma mesma caixa. Mas como eu disse, não saco nada de montagem de caixas.
Recomendo fortemente que vc entre em contato com o Souza Customs, talvez ele tenha um projeto pronto que atenda a sua aplicação ou possa desenvolver um que venha a atender.

Com relação a sua afirmação sobre sistemas passivos ou ativos, não entendi bem pois os ativos são mais compactos, oferecem maior portabilidade e se adequam perfeitamente a aplicações como a que vc descreve. Eu mesmo uso apenas 2 caixas ativas de 10" e atendo público de 300 pessoas para eventos de igreja. Mas são 2 caixas de 400wRMS, 127dB SPL. Já pra 400 pessoas eu usaria outro par, com 131 dB SPL e uns 500wRMS eu acho.
 
@AltVan13 tentarei contato sim. Obrigado pela informação.
Ocorre que eu realmente prefiro sistema passivo, ninguem usa sistema ativo aqui mas nem é por isso. É mais dificuldade de logistica se precisar de uma manutenção por exemplo. Cidade pequena é foda. E os amp ja vou achar facil aqui. Isso ja ocorreu antes com um rapaz que comprou 2 caixas ativas. Uma deu pau e ele se ferrou aqui é muito sem recurso entende. E também. Se eu nn gostar do resultado aposento as caixas ou deixo apenas para umas sociais em casa e talzz e vou pra outras com mais facilidade pois nn vou precisar comprar tudo de novo poderei usar os amp os periféricos nos 2 por exemplo. No final é um gasto a menos. Pelo menos esse é meu pensamento se der td errado kkkkk.
 
E outra. Se der certo e tiver saida fazer um upgrade sairá mais fácil. Pq veja bem. Um amp de 4000 um de 1000. Vou precisar só de mais um se quiser por exemplo montar um 1x1 com sb850(que anda muito barato por sinal) e kf. E botar stéreo. Mas de momento é como um teste de mercado.
 
Back
Topo