Dúvida sobre medusa

vitorcabral

Member
Pessoal,

Preciso ligar duas caixas de retorno com saída P10 em uma medusa completamente XLR (caixa da medusa apenas com XLR fêmeas).

Minha pergunta é: posso fazer um cabo P10 x XLR (P10 macho para ligar no retorno e XLR macho para ligar na medusa)?

Ou precisa ser P10 em uma ponta (caixa) e P10 na outra (medusa)?

Estou perguntando isso pois estou com dúvida de comprar a medusa. Estou pensando em comprar uma de 12 vias: na caixa da medusa 12 XLR e na outra ponta 8 XLR (para instrumentos e mics) e 4 P10 para retornos.

O que seria melhor?

Abraços.
 
Raphael,

que legal você ter respondido!

Eu ví algumas fotos que você colocou por aqui (acho que eram suas) e na sua igreja - a propósito muito bonita - tem uma medusa embutida onde na caixa tinha XLR e P10.
Por que não tudo XLR?
Em que momento seria necessário P10 na caixa da medusa?
 
O motivo eh* justamente igual ao seu, ligar caixa de retorno com ENTRADA P10.

Na verdade os conectores daquela caixa sao XLR e os conectores Combo. O curioso eh* que o Combo eh* mais barato que o P10 de painel.


Coloquei o * pois o teclado do netbook ainda nao esta configurado para o PT.
 
Beleza!
Então realmente não faz diferença. O cabo pode ser P10 (caixa) X P10 (medusa) ou P10 (caixa) x XLR (medusa)?

Vale lembrar que no outro extremo da medusa 4 dos 12 conectores serão P10 para poder ir para o amplificador, depois mesa.
 
Olá Victor.


Segue o link de um arquivo aqui do forum com várias maneiras diferentes de cabos para conexões.


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/cabos_conexoes.zip">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/c ... nexoes.zip</a><!-- m -->


Espero ter ajudado
 
Um cabo com bitola mais fina do que a necessária provoca uma acentuada queda na
qualidade dos graves, além de aumentar o risco de queima dos alto-falantes, pois, com a
diminuição do FATOR DE AMORTECIMENTO que é dispositivo dos amplificadores que protege
a excursão dos alto-falantes evitando assim o seu rompimento das bordas.

Use esse tabela pra escolher a bitola e o tamanho do cabo. Só pra vc ter uma noção a bitola de uma cabo de medusa é de 0,20mm².

perdadepotnciadecabo.jpg


Sugestão... se a distância for grande demais vc pode colocar sua potência no altar, alimentar suas caixas com cabos curtos e receber o sinal da mesa pelo multicabo sem nenhuma perda.
 
Isso. Nunca passe sinais amplificados (nível de alto-falante) pela medusa. No máximo sinais de nível de linha.
 
Boa Denes,

o pessoal respondeu primeiro como se fossem caixas ativas. Até eu achei que eram ativas....

Você lembrou bem que o Vitorcabral não especificou as caixas. Se forem passivas, NÃO PODEM SER ALIMENTADAS PELO MULTICABO! O fio é fino demais.

Um abraço,

Fernando
 
Pessoal,

as caixas de retorno que usamos é essa aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.oneal.com.br/produtos/html/j31.htm?por">http://www.oneal.com.br/produtos/html/j31.htm?por</a><!-- m -->

Nesse caso preciso saber como fazer a medusa!!!

Conectores P10 nos dois extremos?

Se não for pela medusa como que eu vou correr 25 metros de fio de caixas que ficam no chão?
 
Simplesmente não corra!

Coloque o amp lá no palco, próximo da medusa, em local apropriado, claro. Leve o sinal da mesa para alimentar o amp via o multicabo.

Você só terá a ganhar assim: economia de cabos (medusa você já tem), menos perdas por causa dos fios, melhor aproveitamento, melhor fator de amortecimento, etc.

Se não quiser fazer assim (por exemplo, não dá para deixar o amp no palco, risco de segurança), então o jeito é passar o cabo mais grosso possível (no mínimo 2,5mm², ideal 4mm²) nos 25 metros de distância aí. Uma solução é usar algum eletroduto já existente e, se não tiver espaço, canaletas externas.

Agora, uma coisa é certa. Pelo multicabo/medusa, NÃO DÁ.

Um abraço,

Fernando
 
Ah, balanceado aqui, desbalanceado aqui, que raio de falta de padronização.

A melhor frase da palestra do Bruce Olson na AES 2010 foi esta aqui:

"Os circuitos desbalanceados deveriam ter sido extintos lá em 1950, quando surgiu o circuito balanceado".

Pronto, padronizava tudo, e fim de papo.

------------------
Eu acho que, mesmo com cabo desbalanceado, haverá sucesso na empreitada. Que tal testar? Não vai custar nada mesmo. Se não der certo, aí sim compra-se o cabo paralelo de 2,5mm².

Fernando
 
Caraca... Não acredito... :cry:

E se eu passar os cabos do retorno por dentro do cano que está passando a medusa?

Não é fazer uso da medusa, mas ligar as caixas de retorno direto no amplificador. Assim os cabos passariam pela mesma tubulação que passa a medusa.

Teria problema? São 25 metros.
 
vitorcabral disse:
Caraca... Não acredito... :cry:

E se eu passar os cabos do retorno por dentro do cano que está passando a medusa?

Não é fazer uso da medusa, mas ligar as caixas de retorno direto no amplificador. Assim os cabos passariam pela mesma tubulação que passa a medusa.
perfeito, só lembre de usar o cabo certo para a ligação das caixas!
nao va usar cabo coaxial.

Os circuitos desbalanceados deveriam ter sido extintos lá em 1950, quando surgiu o circuito balanceado
os politicos poderiam criar uma lei assim, né?kkkk
 
Beleza!

Então sem problemas de passar junto com a medusa!

Basta comprar cabo paralelo de 2,5mm (de preferencia 4mm).

Desse aqui né?

img


A mesa são de 4 auxiliares.

Se quisermos podemos passar 4 desses mais a medusa sem problemas?
 
Back
Topo