Dúvida sobre medusa

edi3_m4x

Member
Saudações,

esse é o meu segundo post, o primeiro foi sobre o som da minha igreja que
já postei algumas fotos!

estou com uma dúvida sobre o multicabo.

toda a medusa é composta por cabos XLR, em ambos os lados.

há alguns dias descobri (aqui no SAV) que estamos fazendo errado
com os instrumentos, pois estamos utilizandos eles todos com conectores XLR.

decidi resolver o problema trocando por cabos P10, visto que, os canais ficam o tempo
todo acendendo a luz "peak" no topo do canal (mesa ciclotron AMBW 16, detesto essa mesa).

fiquei em dúvidas quanto ao tipo de conector P10 devo utilizar, MONO OU ESTEREO?

fazendo essa troca, obrigatoriamente vou ter que utilizar DI's, nosso multicabo tem quase 35 metros da marca Santo Angelo?
 
NÃÃÃÃÃO! Você entendeu tudo errado!!!
O multicabo deve ser todo XLR mesmo! Aí sim, você usa os Direct Boxes.

O uso de plugs P10, com a finalidade de dispensar os Directs, faz com que você não usufrua do balanceamento (ou seja, seu sinal está sujeito à interferências), e se ligado na porta MIC (XLR) da mesa de som, vai acender o Peak, podendo até queimar o canal. Mude isso imediatamente.

O ideal é usar tudo XLR e usar Direct Box.
Se não der agora ($), a segunda opção é usar P10 dos dois lados, e na mesa, ligar no Line.


OBS: Isso se aplica só aos instrumentos. Microfones, mesmo que sem fio, são sempre XLR, ligadas ao MIC da mesa.
 
Ligue com p10tr(vulgo mono), pois os instrumentos não são balanceados...

É interessantíssima a ideia de comprar DI's, vc perceberá a enorme diferença... 35m de cabo desbalanceado é dose.
 
entendi,

então devo deixar tudo XLR mesmo!

Wellington_ADCN disse:
Você vai trocar ou já trocou?

ainda não troquei nada!


nesse caso o que vocês me recomendam?

eu procurar comprar:

DI de Rack?

ou os DI individuais?

na nossa igreja costumamos utilizar: teclado, baixo, violão e guitarra, as vezes duas guitarras no louvor
 
Se o palco dos músicos for pequeno, pode comprar de rack. Mas se os músicos ficam espalhados pela igreja, compre individuais.
Mas isso é muito relativo. Na minha igreja por exemplo eu tenho que sair recolhendo tudo (falta de educação de alguns músicos) se não fica tudo jogado, com chances enormes de sumir um ou vários.
Apenas um exemplo.
 
Wellington_ADCN disse:
Mas se os músicos ficam espalhados pela igreja, compre individuais.
Na minha igreja, o guitarrista fica no banheiro, o baterista na cozinha, o tecladista no hall... Uma bagunça só :mrgreen:

Agora sério, hahaha.
O Wellington falou certinho. Palco pequeno, o de rack resolve.
Se você precisa de alguma mobilidade, como para mudar o mapa de palco em eventos, ou se o palco é grande, os individuais são BEM mais práticos.
Um ou outro,tá tranquilo, o importante é ter Direct.
 
Wellington_ADCN disse:
Se o palco dos músicos for pequeno, pode comprar de rack. Mas se os músicos ficam espalhados pela igreja, compre individuais.
Mas isso é muito relativo. Na minha igreja por exemplo eu tenho que sair recolhendo tudo (falta de educação de alguns músicos) se não fica tudo jogado, com chances enormes de sumir um ou vários.
Apenas um exemplo.

kra,

nós mudamos isso, sempre tinha uma gaiato que deixava tudo jogado.

começamos a ameaçar os músicos, e falar que isso é IRRESPONSABILIDADE!
principalmente porque todo mundo na igreja fica questionando e dizendo que
não temos zelo com som.

por isso quando vamos pedir alguma coisa sempre tem gente que reclama,
dizendo que não temos cuidado. ta virando um stress!

a igreja aprovou comprar 3 MB3k (sugestão aqui do SAV), mas foi muita
"zuada" por conta disso!

se o DI ficar bem centralizado, vai facilitar também quando nós implantarmos
a monitoração por fone, que acho que vai ser por amplificador de rack tbm.


o que acha?
 
gabriel_equalize disse:
Tá certo, vai fundo no DI de rack, e medusa toda XLR.


gabriel,

me surgiu um dúvida,

para se amplificar fones.... na igreja temos um amplificador pequeno (CP200R ciclotron), não estamos usando pra nada, ele serviria para amplificar os fones, ou estou falando besteira?

desde já agradeço pela ajuda de todos

abração e fica na paz
 
Tá falando besteira sim.
Amplificador para fones é HA 4700 ou HA 8000 da Behringer. Dá uma pesquisada no Google.
Um amplificador de caixa ligado nos fones vai torrá-los em meio segundo :mrgreen:


PS: Existem infinitas marcas de amplificadores para fone. Citei as mais comuns do mercado.
 
gabriel_equalize disse:
PS: Existem infinitas marcas de amplificadores para fone. Citei as mais comuns do mercado.

correto, eu mesmo já vi vários ... mas com relação a DI de rack, existe outros modelos sem contar os da Behringer?
 
uma dúvida


A Ciclotron AMBW 16 da igreja, foi consertada várias vezes, sempre o mesmo problema. o técnico que fez o conserto relatou que alguém tinha ligado algum cabo que não deveria (acho que ele falava que tinham ligado um cabo estéro na saída de fone de ouvido da mesa). eu tenho certeza que ninguem ligou o tal cabo que ele mencionou, porém fiquei a me perguntar:

pode ter sido já problemas relacionados aos canais de instrumentos? pois estamos ligando com o cabo canon e sem Direct Box?


agradeço a quem responder

fiquem na paz
 
Graça e Paz edi, no caso dos instrumentos ligados sem DI'S,se queimassem seriam os respectivos canais envolvidos, na saída de fone, só se alguém a usou como entrada para alguma coisa, ou usou uma caixa ou fone em curto, com potencia e impendancia superiores a da saída,etc..., procure saber e vigiar, lembre-se o nome já diz SAÍDA para fones,grande abraço.

MCIAS GP
VISITE NOSSO SITE
<!-- w --><a class="postlink" href="http://WWW.GRACAEPAZ.ORG.BR">WWW.GRACAEPAZ.ORG.BR</a><!-- w -->
 
Back
Topo