Dúvida sobre Potência

thiago

Member
No dia 25, eu, Fernando e mais dois irmãos fomos a uma igreja dar "uma ajustada" no som.

Chegando lá nos deparamos com o seguinte:
a igreja tem apenas duas caixas de PA idênticas e uma falava mais que a outra. Depois de muito mexer, descobrimos que uma caixa tinha 8 Ohms e a outra 4 Ohms.

Para igualar o som das duas, Fernando atenuou (no amplificador) em 2 db a caixa de 4 Ohms.

Gostaria de saber porque o valor de atenuação foi de 2 db.
 
Thiagão,

é aplicação da Lei de Ohm. Veja:

"A potência P, em Watts, dissipada num resistor, (...), é dada por

Potência (W) = Voltagem² / Resistência"

Um falante é uma resistência, ambos tem impedância (que é o valor da resistência).

Agora imagine a seguinte situação: se você aplicar a mesma voltagem (o que o amplificador "entrega" a um falante é voltagem, nada além disso) a duas resistências diferentes (uma de 4 e outra de 8 ), o que vai acontecer é que a potência sobre 4 Ohms será o dobro da resistência sobre 8 Ohms.

Potência = 10Volts² / 4 Ohms = 100/4 = 25W

Potência = 10²/ 8 = 100/8 = 12,5W

Como as potências são uma o dobro da outra, a relação é de 3dB! Logo, um canal deveria ser atenuado em 3dB em relação ao outro para ambas as caixas "falarem" iguais.

Mas por que então 2dB em vez de 3dB?

Apesar de atender à Lei de Ohm, o comportamento dos amplificadores e dos falantes não é "perfeito", não é uma relação sempre de 2:1. Repare, por exemplo, na potência de um Ciclotron DBL 3000:

Potência em 8 Ohms: 450W contínuos
Potência em 4 Ohms: 750W contínuos

Se o comportamento fosse "perfeito", a potência em 4 Ohms seria o dobro da potência em 8 Ohms, 900W, e não 750W como é. Por isso que a alteração foi de -2dB.

Referência sobre a lei de Ohm, onde inclusive cita o problema de comportamento imperfeito dos materiais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm">http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm</a><!-- m -->

É bom lembrar que Som é um fenômeno físico. Essas explicações acima correspondem à Física de 2o. grau. Lembro que amava as aulas de Física, em especial Eletricidade. Quando o professor falava resistência, lâmpadas, etc, eu imaginava uma caixa de som no lugar.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo