Dúvidas/Amplificador x Caixa

Batista

Member
Pessoal tenho outro problema, ainda nao consegui identificar exatamente onde está o problema...
Ultimamente a nossa caixa(uma PSR da WATTSOM 70w RMS 8 ohms) vem apresentando um chiado que eu nunca tinha notado antes, funcionando junto com o amp. (DBS 1500, em 8 ohms 112,5W RMS) é como se fosse uma distorção daqueles cubos de guitarra, o chiado começa e termina sozinho, e é bem rápido! Levei o amp. na autorizada da marca e os caras disseram que o amp. não tem problema!!! Fiz outro teste liguei as caixas ao cabeçote (WATTSOM CTPR 420A não achei nem na internet nehuma informação deste cabeçote) e não ocorreu o problema.
Gostaria que os irmãos me ajudassem mais uma vez...

Deus abençoe.
 
Não, é um cabo de tres vias acho que 1,5mm...mas o detalhe é que usei o cabeçote alguns dias e nem sinal do problema!

Por causa da diferença de potencia entre o amp. e a caixa, seu eu abrir todo o volume isso pode ocorrer, o falante não aguentar e "chiar" ?!
 
o chiado começa e termina sozinho, e é bem rápido!

Pode ser um transiente elétrico que está gerando o ruído.

Existe uma série de artigos, chamada de "Eletricidade e Sonorização". Interessante dar uma olhada.

o detalhe é que usei o cabeçote alguns dias e nem sinal do problema!

Se você o usou em outro lugar diferente, como na sua casa, é mais um motivo para acreditar que o problema seja elétrico.

Um abraço,

Fernando
 
Eu usei na igreja mesmo, não foi em casa...
Alguém tem o manual desse cabeçote(CTPR 420A) ou conhece algum site que tenha?

Grato.

Abração!
 
Tenho um desse aqui em casa...

Procura no site da Ciclotron qualquer cabeçote com a nomenclatura 420 que é a mesma coisa. As mudanças foram só revisões, a potência, se não me engano, é sempre a mesma.
 
Ciclotron

Batista, tínhamos um amp DB 3000 na outra igreja que congreguei e passamos por um problema semelhante o chiado aparece do nada e some do nada, só que é num volume bem alto, não é? Fiz vários testes, usei outras caixas de som, troquei cabos, troquei a mesa e nada. No nosso caso eu levei o amp na autorizada e o pessoal trocou um circuito integrado, não me lembro das especificações, mas o conserto ficou por R$ 90,00. Espero ter ajudado.

Marcelo.
 
Rapaz é isso mesmo! E quanto ao CI a autorizada me informo que em geral é um dos problemas que estes amp's apresentam mas, nada foi trocado, daqui em diante vou trabalhar com o volume um pouco mais baixo, pra verificar se o problema é mesmo do amp. ou se acontece por causa do excesso de volume.

Um grande abraço.

Deus abençoe!
 
A paz Irmãos...

Aproveitando o topico, preciso tirar uma duvida, qual o melhor som para grave 15" ou 18" na igreja ?
estou usando sistema fly 1 cx de cada lado com 2 fal de 12" 350w em 4ohms, + titanium (cx passiva c/ divisor interno) agora preciso colocar os graves que estão faltando, ai fica minha duvida, pois não posso errar no projeto, temos 2 fal 15" 450w novos, posso usar eles para resolver o problema ? usando uma cx para cada lado ? vai resolver ? ou preciso trocar para 18" ou usar mais falantes ?
Pessoal podem me ajudar, por favor..

Há lembrando... que potencia devo usar tbm, para os graves.!!! vi na net as SKP e Berhinger, o que Vcs me aconselham !! ??
no aguardo..

[/img]
 
Leonardo,

qual o melhor som para grave 15" ou 18"

Em geral, quanto maior o woofer, mais próximo de 20Hz ele consegue responder, ou seja, mais graves ele "fala".

qual o melhor som para grave (...) na igreja

Graves são bons, são gostosos, mas dificilmente absorvidos e muito refletidos. Se a igreja não tiver uma boa acústica, existe uma grande chance dos graves "embolarem" o som. Então, pense bem antes de implementar subwoofers

Mais sobre isso aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=90">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=90</a><!-- m -->

temos 2 fal 15" 450w novos, posso usar eles para resolver o problema ?

Depende. Qual a marca? Modelo? Resposta de frequência? Quanto de graves você espera que ele fale? Até 20Hz? Até 30Hz? Até 40Hz? E a caixa? Já está pronta ou ainda vai fazer? Qual projeto? Muitos fatores para dar uma resposta simples.

usando uma cx para cada lado ?

Depende do tamanho e largura do templo, mas quase sempre a resposta é não. Como graves são ominidirecionais, um arranjo muito comum é colocar os subs no meio da largura. Às vezes nem precisa ser dois, um só dá conta do recado.

vai resolver ?

Qual o problema especificadamente? É o contrabaixo? É o bumbo da bateria? O que está realmente faltando aí?

que potencia devo usar tbm, para os graves.!!!

Outra pergunta complicada. Quando se faz um projeto de sonorização, especifica-se primeiro a potência necessária dos amplificadores e depois compra-se caixas/falantes com a potência necessária.

Você fez uma coisa muito comum, que é comprar primeiro os falantes e depois quer comprar o amplificador. Indico, para uma resposta melhor, ler toda a série "Potência, uma coisa mais que complicada", inclusive os comentários.

Ou então, se quer gastar muito dinheiro e ler pouco, compre amps com 2x a potência do falante, por canal. Por exemplo:

- falante de 15" com 8 Ohms com 450W por canal

Então...

- amplificador com potência de 900W em 8 Ohms por canal.

Mas aconselho mesmo ler a série toda. Vai te economizar um bocado de dinheiro.

vi na net as SKP e Berhinger

Acredito que o nível das duas é bem semelhante.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan ou David..

Tem como eu saber a frequencia de resposta do falante, sem as especificações do fabricante ? tipo com algum software ou osciloscopio ou frequencimetro, coisas desse tipo..
 
Leo,

manda as fotos para mim que eu publico.

<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Não esqueça de dizer onde você quer que publique.

Quanto a descobrir a resposta de frequência de um falante, acho bem possível sim. Você precisará de um mic de calibragem (resposta plana), um analisador de espectro (RTA) e ruído rosa. Só jogar o ruído rosa no falante e ver a resposta que ele está dando no RTA. Entretanto...

os fabricantes fazem isso em camarâ anecóica (isolada de som). Isso porque em qualquer lugar onde você fizer isso o RTA será influenciado pela acústica local, atrapalhando a obtenção do resultado.

Mas penso no porquê você pergunta isso. Bons falantes, de bons fabricantes, sempre especificam os dados, então não seria necessário tal levantamento.

Penso que ou você está com falantes velhos, sem marcação e quer saber até onde eles respondem, ou comprou uns falantes de 2a. linha, sem especificação, ou então está construindo seus próprios falantes.

Acertei algum dos casos? Por que se for, talvez haja outra solução (casos 1 e 2).

Um abraço,

Fernando
 
Bom é o seguinte...
já te mandei as fotos para o pessoal ver..
agora posso continuar o assunto.. anterior.. vendo as fotos nata-se que ainda nao temos o sistema PA completo, faltando os graves, por isso a pergunta que fiz anteriormente sobre 15" ou 18", entrei em contato com a masteraudio e talves vamos adquirir 2 cx SDA1818 uma para cada lado,(talves), pois o problema é justamente baixo e bumbo da bateria, no mes passado o pr comprou um powerplay ha8000 e um di8000 para os musicos ainda falta um ha4700 para os instrumentos, e multicabos de 28vias, vamos comprar agora na proxima semana, te mando as fotos tbm, as cx PA respondem bem de 50 - 22K, usam falantes 2 Eros E312L + ETD44s passivas, por isso perguntei sobre os graves, o som é bem legal, masi ainda falta entende. Nos side fill uso 1 12pw5 + D210Ti, somente para preencher o ambiente quando esta cheio como nas fotos.
Sobre o pergunta como saber a frequencia, vc acertou, a igreja ganhou a um ano 2 falantes da We de presidente prudente/SP mas estavam sem as especificações, ai eu queria saber a frequencia para poder usar eles pros garves, fazer uma cx para cada lado, entende, eu tenho o ruido rosa, a igreja batista tem o analizador com o microfone que é do tecnico especialmente, vou falar com ele depois pra ver se conseguimos analisar algo.. rs.. depois te dou a resposta do q conseguimos, sei que não vai ser especifica a resposnta obtida, mas dá pra ter uma ideia se vai funcionar ou nao.
Só resumindo eu preciso mesmo é resolver o problema do baixo e batera, pois ainda não posso usa-los na mesa, para os PA´s... mas a ideia é tirar todos os cubos dos musicos, passar para os fones e ficar com o minimo de caixa no chão de retorno, ter espaço mais livres e sem poluir o ambiente com volume sonoro..
 
Ha mais uma..
sei que tenho que comprar uma potencia da serie H para os graves é melhor - Outra coisa.. nós não compramos os falantes 1º e sim estamos fazendo o projeto, para obtermos os equipamentos corretos, falantes, caixas e potencia.. etc..
bersan e outros... desde já agradeço a ajuda..
 
Leo,

você mandou as fotos para onde? Contato@somaovivo ou para o meu e-mail particular? Não achei em nenhum dos dois...

Você falou que suas caixas atuais já respondem bem de 50 - 22K. Já é uma baita resposta. Neste caso, acho que um sub de 18" vai te ajudar melhor que um de 15".

50Hz já é o limite de muitos falantes de 15". Um sub de 15 deve responder bem no máximo até 35Hz. Mesmo que diga nas especificações que fala até 18Hz, a faixa "boa" mesmo é em geral acima de 30Hz. Um de 18 conseguirá ir além disso.

Agora, quanto ao amp...

sei que tenho que comprar uma potencia da serie H para os graves é melhor

Na verdade, não é que a classe H é melhor para os graves. Os graves é que são melhores para ela!!!!

Explico. Amplificadores de alta potência, em geral os requeridos para os graves (para compensar a baixa sensibilidade dos falantes) são grandes, pesados e caros.

Uma forma de contornar isso é fazer amplificadores classe H, que por ter melhor rendimento (85% contra 65% de um classe AB), possuem fontes menores, mais leves e mais baratas (em comparação com um classe AB de mesma potência).

O problema dos classe H é que eles não respondem os agudos tão bem quanto os graves, quando um AB é bastante linear em toda a frequência.

Por isso o que falei: não são os classe H que são melhores para os graves. Um classe AB responde tão bem os graves quando um classe H. Os graves é que são melhores para o classe H.

Mas isso tem mudado com o avanço da tecnologia. Tem uns Hotsound e StudioR novos, classe H, que são bastante lineares tanto em graves e agudos. Das outras marcas, desconheço, melhor usar só para graves.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan..
as fotos foram para <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e --> como vc me indicou..
são umas15 fotos , mandei com o templo cheio e vazio.. para vcs terem uma vista melhor.. rsrs
Há sobre os graves o Sr mauro da (masteraudio.ind.br) me indicou a SDA1818, tem 2 falantes de 18" eu acho muito pro local, 1 já seria bom, para complementar o par PA, eles usam fal da EROS... vou dar uma pesquisada melhor.. já vi tbm as cx da attack SB1188, mas inda não decidimos,, vou pesquisar.. abraços e espero ver as fotos.. rs..rs..
 
Leo,

desculpe, desculpe mesmo. Mas não chegou nada em nenhum dos dois e-mails citados acima.

Nada vindo de <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->.

Não é má vontade, é que não chegou mesmo. Conferi duas vezes.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo