Dúvidas saídas do Amp.

Batista

Member
Olá pessoal!
Em nossa igreja temos um Wattsom DBS 1500, liguei uma caixa em cada canal, na mesa a saída é a MAIN MIX...Mas em cada canal há duas entradas e duas saídas! Eu gostaria de saber se é possível direcionar um ou dois Subgrupos p/ as outras entradas que não estão "ocupadas". Utilizando simultaneamente todas as entradas e, respectivamente as saídas ?!
 
A maioria dos amps tem duas entradas em paralelo em cada canal. Elas estão ligadas em paralelo ( positivo com positivo, negativo com negativo) de forma que permita ao usuário enviar o sinal dali para outro amplificador, montando um sistema de amps em cascata. Veja a foto:

amplificadoresjampeados.jpg


Da mesa, alimenta-se o primeiro amp. Do primeiro amp alimenta-se o segundo, do segundo alimenta-se o terceiro, e assim por diante.

O próprio fabricante nos dá uma idéia disso, ao chamar um dos conectores de IN (entrada) e outro de SEND (envio). Apesar de qualquer um dos conectores servir para qualquer uma das funções (já que estão em paralelo).

Visto esta primeira parte, vamos ver quanto às saídas dos amps:

A maioria dos amplificadores de alta potência tem saídas em forma de conectores Speakon ou banana (estes muito mais comuns - os amps da foto acima tem saída banana).

Nestes, cada conector alimentará uma ou mais caixas. Precisamos ter o cuidado com a impedância resultante do conjunto de caixas, que nunca poderá ser menor que a impedância mínima do canal (em geral 4 Ohms, amps muito potentes em geral 2 Ohms).

Já nos amps de pequena potência, é mais comum vermos saídas com conectores P10. Elas também estão interligadas internamente em paralelo, e precisamos ter mais cuidado ainda na hora de fazer as ligações.

Por exemplo, um amp com 2 saídas P10, impedância mínima de canal de 4 Ohms, que é exatamente o seu caso:

1 caixa de 8 Ohsm ligada no canal - OK - 8 Ohms impedância resultante
2 caixas de 8 Ohsm ligadas no canal - OK - 4 Ohms impedância resultante
1 caixa de 4 Ohsm ligada no canal - OK - 4 Ohms impedância resultante
2 caixas de 4 Ohsm ligadas no canal - ERRADO - 2 Ohms impedância resultante - pode até mesmo queimar o amp.

Logo, as respostas para suas perguntas é: não dá. O que você está querendo são 4 canais, então vai precisar de 2 amps.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo