Dúvidas sobre subwofer

edlopessilva

New Member
Escolhendo um modelo de subwofer para comprarmos para a nossa igreja, deparei-me com um modelo que diz ser do tipo "Band Pass de 6ª Ordem".

Alguém poderia me explicar qual a diferença deste tipo para um sub comum?

Grato,

Eduardo.
 
Olá Eduardo,

Confesso que não conheço muito sobre o assunto. O que eu consegui navegando por aí:

- Band-pass significa "passa-faixa" em inglês. Indica uma caixa acústica que é destinada à reprodução de uma faixa limitada de frequências. Muito usada como caixa para graves e sub-graves.

- O alto-falante fica interno à caixa, sem ser visível, e o som sai por um (ou vários) duto(s). Veja as fotos:

dbb2planeg9.jpg


band_pass.gif


cx1.jpg


bandpass.gif


- Cada "formato" e tipo de duto é considerado uma "ordem". Uma band-pass de 6a. ordem é assim:

bandpass_6.gif


Note que aproveita-se o som gerado tanto na frente quanto na parte traseira do falante. Para esses sons não se anularem, os dutos precisam ser muito bem projetados.

- Uma vantagem desse tipo é a grande proteção dos falantes contra pancadas, chuva/Sol, etc.

Uma caixa band-pass de 6a. ordem é a Ciclotron S-BASS. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/LANCAMENTOS_TITASUBS/pag_S_BASS_1000APortug.html">http://www.ciclotron.com.br/LANCAMENTOS ... ortug.html</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Apenas para completar a idéia, uma caixa band pass de 6ª ordem possui dois volumes internos dutados e sintonizados em freqüências diferentes.

[]'s
 
Acrescetando ao pessoal: band pass 6ª ordem transmite a informação de que se vc pensar a caixa como reprodutra de uma determinada faixa de frequência (neste caso sub), lendo as especificações técnicas da caixa, vai notar que ela responde até determinada faixa de frequência.

Desta frequência em diante quem determina a seletividade do filtro, entendendo aqui band pass como um filtro, é a ordem especificada.

Logo a diferença deste sub para um "sub comum" é que este é mais seletivo na resposta.

Exemplo: Se vc esta alinhando a resposta do seu sistema a ordem do filtro em questão determina muita coisa. O lugar onde vc faz o corte buscando uma transiçã suave entre as vias é diferente para uma caixa com mesma resposta de frequência mas com ordens diferentes.

Quando for adquirir um sub tem que selecionar corretamente. Vc tem que ter em mente, de forma segura, a que sistema vc irá somar estas caixas.


Abraços,
 
Spurgeon,

você está falando da ordem de divisores de frequência, não? 1a. ordem = 6dB/oitava; 2a. ordem = 12 dB/oitava; 3a. ordem = 18 dB/oitava; 4a. ordem = 18 dB/oitava.

Quando li a primeira vez a mensagem original, também pensei nisto. Só que aí eu vi a caixa da Ciclotron S-BASS. Dá uma olhada só:

"SISTEMA ATIVO AMPLIFICADO DE SUBWOOFER - S-BASS 1000 A - tratam-se de caixas acústicas ativas, específicas para reforço de subgraves, Band-Pass de 6a ordem, com diversos processamentos de sinais. O objetivo desse produto é ter em um único aparelho, uma supereficiente caixa acústica especial para grande reforço de subgraves a partir de 30 Hz, seu amplificador de potência, seu transdutor (alto-falante) adequado à função de subwoofer. Além do amplificador de potência e seu transdutor (alto-falante), possuem também embutidos, todos os processadores de sinais necessários ao funcionamento de um bom sistema completo de reforço de subwoofer: pré-amplificador de sinal (audio mixer), com uma entrada de linha mono/stereo balanceada, com controle de sensibilidade, chave Phase Reverse (inversor de fase), uma saída de linha balanceada, crossover ativo Linkwitz-Riley de 4a ordem de 24 dB por oitava"

A partir daí, e olhando em outros lugares, entendi que "band pass de 6ª ordem" na caixa, tem a ver com a sua construção, e que não tem nada a ver com o corte da frequência feito pelo crossover.

Mas o engenheiro é você. Estou correto, ou errado?

Um abração.

Fernando
 
Desculpem a simplicidade, mas se eu entendi corretamente, a diferença é que eu teria de ser mais criterioso para definir a frequência de corte para o sub band pass de 6ª ordem, certo?
 
Fernando,

Vc esta certo em seu raciocínio. O que acontece é que são duas coisas operando e acontecendo paralelamente.

Primeiro: não somos ensinados a pensar em caixas acústicas como sendo filtros, e nem precisa. Só que na concepção do projeto elas são pensadas como tal.

Assim como existem filtros eletrônicos, existem filtros acústicos, no caso do sub em questão este filtro é uma soma do "design" da caixa somado às característas eletroacústica do falante. Como vc bem disse, neste ponto 6ª ordem se relaciona com a forma como a caixa é construida.

Segundo: o processamento eletrônico via Linkwitz-Riley define a topologia do filtro eletrônico (x-over) usado no processamento da caixa. Na verdade, não acredito que seja possível alinhar sistemas de som com um crossover que não siga a topologia Linkwitz-R, mesmo que seja um algorítimo digital. Em som, quando falamos em x-over deveria estar implícito que é L-R.

Não tendo em mãos os dados desta caixa vou falar por conjectura: se eu tenho em mãos caixas com ordens diferentes, se eu realizo medições em ambas eu percebo que a caixa que possuir ordem maior seleciona uma faixa mais estreita de frequência se comparada com aquela de ordem menor.

Somada a esta caracteristica acústica eu processo esta caixa com um x-over adequado dando uma maior qualidade a caixa. No caso do x-over usado, 4ª ordem, partindo da frequencia de corte, eu tenho para cada oitava uma queda de 24 dB isto na etapa eletrônica do processo.

Entendo que seja isto! Todavia vc, nosso oráculo, esta correto em sua forma de pensar.

Abraços,
 
Falou o engenheiro.... Aliás, gostei dessa parte:

Primeiro: não somos ensinados a pensar em caixas acústicas como sendo filtros, e nem precisa. Só que na concepção do projeto elas são pensadas como tal.

Realmente, nunca tinha pensado nisso. Um sistema multivias nada mais é que uma série de "filtros" empilhados. O crossover é um filtro que atua em conjunto com outro filtro. Interessante a idéia.

Existem filtros HPF (passa-altas, de uma determinada frequência para cima), LPF (passa-baixas, de uma determinada frequência para baixo) e existem filtros passa-banda (de uma determinada frequência até outra determinada frequência). Se pararmos para pensar, uma caixa band pass é um filtro assim mesmo.

Na verdade, não acredito que seja possível alinhar sistemas de som com um crossover que não siga a topologia Linkwitz-R

Teoria básica de filtros (Linkwitzh-Riley, Butterworth, Bessel) dava um bom artigo! Quem se habilita?

Mas essa história de

nosso oráculo

Já disse que quem mais aprende aqui sou eu mesmo. Montei o SomAoVivo para tentar ensinar alguma coisa, mas acabei eu mesmo o maior beneficiado. Hoje aprendi mais uma!!!

Um abraço,

Fernando
 
Olá pessoal.

Gostaria de compartilhar com vcs a resposta que o Mestre Walter Ullmann, uma das maiores autoridades em caixas acústicas no Brasil, me enviou qd fiz a ele a pergunta sobre caixas band pass.

Eu perguntei:

Porque elas são chamadas de 2ª, 4ª ou 6ª ordem? Isso tem ligação com a atenuação acústica fora da banda passante? Por exemplo: numa caixa de 4ª ordem eu teria uma atenuação acústica de 24 dB por oitava fora da banda passante?

Walter Ullmann respondeu:

Inicialmente, não existe band pass de segunda ordem. Mas sim realmente tem a ver com as atenuações, mais precisamente com a qtidade de filtros.

Uma closed box é um filtro de segunda ordem, uma bass reflex de quarta ordem, uma band pass de quarta ordem (uma volume fechado + um volume com duto), uma band pass de sexta ordem dois volumes com dutos e uma band pass de oitava ordem igual a anterior mais um filtro ativo.

Cada grau de filtro aumenta o slope do filtro: 12/24/48 ordem par (2ª 4ª 6ª etc); 6/18/36 ordem impar (1ª 3ª 5ª).

E na verdade, o corte ocorre DENTRO da banda passante.

O Fernando estava corretíssimo quando afirmou que a ordem das caixas band pass depende da forma como é construída.

Pela explicação do Mestre Ullmann, uma band pass de 6ª ordem pode tranquilamente ter um filtro do tipo Linkwitz-Riley de 4ª ordem.

Sobre a afirmação do Spurgeon sobre as caixas serem filtros, veja que a explicação do Walter apóia a idéia.

Então, uma band pass de 6ª ordem é um filtro acústico de 6ª ordem, que aplica uma atenuação de 36 dB/oitava nas bordas da banda passante de forma a limitar a extensão desta banda.

Compliquei? :?
 
Olá

E para quem quiser mais embasamento, tem dois artigos do Prof. Homero sobre caixas de 4a e 6a, tanto no site da Selenium, como no dele.

A PAZ

Heriberto
 
Back
Topo