DUVIDAS!!

VictorDalmaso

Active Member
Estou com dúvidas com relação a MESAS de som.
Estava navegando na NET e vi algumas coisas que me deixaram com algumas dúvidase espero que vocês possam sanalas!
1ª - Qual a diferença entre uma mesa amplificada de uma normal?
2ª - Qual a diferença de uma mesa mixer das outras?
3ª - Qual a diferença d euma mesa digital de uma analógica em questão de sonorização?

podeparecer duvidas idiotas...mas as tenho hehe

grato e fiquem na PAZ
 
VictorDalmaso disse:
1ª - Qual a diferença entre uma mesa amplificada de uma normal?
Com uma mesa amplificada não há necessidade de ter um amplificador nem de caixas amplificadas pois elas já possuem amplificador interno.

2ª - Qual a diferença de uma mesa mixer das outras?
Mixer é um aparelho usado por DJs. Geralmente usado em conjunto com pick-ups ou CDJ.
Mesa de som é um equipamento usado para mistura de diferentes fontes sonoras, de forma a concentrá-las em um único sistema de reforço auditivo (sistema de som em shows - Public Address ) ou no controle de estúdios de gravação.
(Fonte:Wikipedia)
Creio que no geral os dois tenham a mesma finalidade.
3ª - Qual a diferença d euma mesa digital de uma analógica em questão de sonorização?
Com uma mesa digital você já tem praticamente tudo(equalizador, compressor,efeito,...)na própria mesa.

Isso é o que eu acho, se tiver errado alguém me corrija.
 
Victor,

a ligação é feita da mesma forma da ligação amplificador/caixa.

O que você tem que ver é qual o tipo de conector (plug).

Para exemplificar, dá uma olhada no link abaixo.

http://www.behringer.com//PMP5000/PMP5000_back.jpg

É uma mesa da behringer amplificada. Para ligar o amplificador da mesa a caixa de som usa-se conectores SPEAKON.

Para o melhor entendimento sobre conectores dá um lida nesse artigo de David Distler.

http://www.proclaim.com.br/Artigo5.html
 
Deixem-me acrescentar algumas coisas.

No Brasil, mesas de som e mixers são coisas diferentes. Mixers são de DJ´s, em geral com poucos canais e poucos controles. Mas nos EUA o termo "mesa de som" não existe, lá é "mixer" (que pode ser um mixer de DJ ou uma mesa de som) ou "console" (este último é mais usado para mesas de grande porte).

Assim, se você ler um manual em inglês de alguma mesa de som, achará o termo mixer.

Mesas amplificadas tem amplificador interno, e por isso podem ser ligadas diretamente à caixas passivas. Em algumas, existem conectores Speakon, em outras há P10 ou mesmo pino banana!

Mas a grande maioria também permite o uso de amplificadores externos ou mesmo caixas ativas. Isso é comum, pois podemos precisar de mais potência do que o amp embutido na mesa pode dispor.

Um abraço,

Fernando
 
então...vamos supor uam situação:
evento para 250 pessoas usando uma mesa amplificada:
Teria q fazer o cálculopara saber se a potência do amp. da mesa é compatível com a potência das caixas...para não danificar o equip. e nem distorcer do som...certo?
 
Vitor,

Teria q fazer o cálculopara saber se a potência do amp. da mesa é compatível com a potência das caixas...para não danificar o equip. e nem distorcer do som...certo?

Sempre, em qualquer lugar, em qualquer sistema.

Mas a maioria chuta mesmo, e quase sempre dá certo.

O que não pode acontecer nunca é sistema clipando. Todo equipamento de áudio tem luzes para indicar que o máximo foi alcançado (Peak, Overload, etc - em geral luzes vermelhas). Desde que elas não estejam acendendo, seu sistema funcionará bem. O problema é quando o pessoal pede "aumenta, aumenta, aumenta" e você não tem mais potência disponível para isso.

Potência = refrigerante. Na festa, é muito melhor ter refrigerante sobrando que faltando!

Um abraço,

Fernando
 
hummmm...estamos aprendendo....rs
Então, o fato da mesa ser amplificada o "beneício" em relação as outras é só no quesito praticidade para movimentar? se por ventura eu precisar de mais potência, além do que a mesa dispoe, poderia usar um amp. normalmente neh?
 
Então, o fato da mesa ser amplificada o "beneício" em relação as outras é só no quesito praticidade para movimentar?

Sim.

Lembre-se que idealmente os amplificadores ficam bem próximos das caixas de som por razões que você já deve saber (minimizar perdas). Essa praticidade pode ser perdida se você tiver que ficar perto das caixas. A saída para isso, caso queira mixar em um "melhor" lugar é calcular bem as bitolas dos cabos que farão a ligação amplificador/caixa.

se por ventura eu precisar de mais potência, além do que a mesa dispoe, poderia usar um amp. normalmente neh?

Pode sim.
 
Back
Topo