É possivel regular um equalizador gráfico usando microfonia?

nando.itatiba

New Member
Olá a todos do SAV. Acabei de ver um video a qual uma pessoa usou a microfonia para regular um equalizador grafico, achei isso um pouco estranho devido o ato de ser prejudicial para os drivers, enfim como não consegui tirar as sobras das caixas até hoje, gostaria de saber se esse metodo é valido. Para quem quiser ver o video ele se encontra abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=K8ah0zVWFjI[/youtube]

abraços para todos.
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Olá nando!! Grande abraço e paz pra você. Rapaz, com um pouco de "bom senso" de nossa parte, sim. Experimentei este método algumas vezes, pois tambem curtí esse video no referido link, mas usei a seguinte tática: low cut em 100hz // higt cut em 16Khz.Com isso, mantive uma certa cautela em relação aos esforços no falante e nos drivers.Fiz esse roll-off por se tratar de monitores de púlpito_Outra questão importante é conhecer bem as curvas de resposta, do microfone e das caixas, isso nos dá um norte mais seguro,pois assim sabemos o que podemos e o que não podemos exigir do sistema.Um fator básico:resposta mais plana possivel das caixas e uma boa rejeição de imagem por parte do(s) mic(s), tornam esse trabalho mais fácil.A paz do Senhor e até breve !!
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Já tinha visto esse vídeo e outros e acho que é sempre bom ver de tudo e analisarmos mesmo pra agregar mais e sabermos o que fazer em cada situação diferente que nos aparece.

Só que dentro do meu conhecimento acredito que aquela regulagem ali é pra tirar apenas as frequências que podem causar microfonias e alguns ruídos, mas outras que podem sobrar e incomodar não ao ponto de causar microfonias, vão continuar sobrando usando esse método.

Como o engenheiro fala em alguma parte do vídeo (senão me engano, pois faz um tempo que vi) o negócio é treino, treinar o ouvido e como a maioria dos mais experientes dizem equalização é questão de gosto e muito treino.

Enfim, acho que o método é válido pra evitar microfonias e pode ser feito antes da equalização digamos que real. Por exemplo, na minha igreja eu tirei a pouca incidência de microfonia que existia utilizando esse método e depois peguei um microfone que é padrão no templo e fui testando frequência por frequência até chegar numa equalização que fosse o mais próximo possível da ideal pro caso. Depois testei instrumentos, cds até chegar no ponto em que ao meu ver estava tudo ok.

Espero ter ajudado e não ter dito nenhuma besteira :p

A Paz!
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Olá Cavalcante!! Muito bem lembrado meu nobre!! Falava eu tambem do meu caso em particular.Obrigado por não deixar passar despercebido.
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

A Paz e muito obrigado pelas respostas, agora já tenho as informações que precisava para testar na igreja. Abraços.
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Só tem um problema com esse método: em geral, a resposta sônica da caixa fica horrível e completamente descaracterizada pela alteração de muitas frequencias. Basta dar uma olhada na posição dos faders do EQ para ver isso. Outro problema é que a equalização é feita com um mic apenas e normalmente usamos mais de um no palco. Quando se põe mais de um mic no palco, aumenta a possibilidade de microfonia.

[]'s
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Adelsom disse:
Olá Cavalcante!! Muito bem lembrado meu nobre!! Falava eu tambem do meu caso em particular.Obrigado por não deixar passar despercebido.


Não é "meu nobre" é "minha nobre".
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

D som disse:
Adelsom disse:
Olá Cavalcante!! Muito bem lembrado meu nobre!! Falava eu tambem do meu caso em particular.Obrigado por não deixar passar despercebido.
Não é "meu nobre" é "minha nobre".
kkkkkkkkkk é verdade!
Cavalcante, bota umas flores na sua assinatura pra gente sempre lembrar que você é varoa não varão :lol:
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Cavalcante!! Peço-te sinceras desculpas.Perdoe-me pelo terrível engano. D som, muito obrigado!! Sou novo, tenho muito o que aprender. :cry:
Por isso escolhí o SAV. :) Aqui tenho aprendido o que não tive oportunidade de aprender nesses cursos rápidos de sonorização, uma verdadeira escola particular que trata caso a caso de forma especial .Se o meu engano tiver afetado ou ofendido mais alguem peço tambem que me perdoe em nome de Jesus, obrigado e uma excelente semana para todos nós. Amém !!
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Que isso meu irmão, não tem como adivinhar que sou mulher né? kkkkkkkkkk

Tentei botar umas flores na assinatura, mas as que achei ficam enormes e ae fica "cheguei" demais :p
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Obrigado pelas respostas, testei o metodo em minha igreja mas não tive um resultado satisfatório, em relação a microfonia até que ajudou mas como o David Fernandes falou as caixas ficaram totalmente descaracterizadas. Abraços para todos.
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Cavalcante disse:
Tentei botar umas flores na assinatura, mas as que achei ficam enormes e ae fica "cheguei" demais :p
Bota essa :p
Flower.gif

LINK: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.emoticons.gr/albums/uploads/Cleares/Flower.gif">http://www.emoticons.gr/albums/uploads/ ... Flower.gif</a><!-- m -->
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

E aí nando.itatiba, tudo bem? Eu não fiz mensão desse importante detalhe antes, porquê queria saber se tinha acontecido isoladamente comigo, mas outras experiências tal como a sua comprovam o que o David Fernandes já nos dissera.Agora sabemos que o método tem suas limitações, que são muitas por sinal.Quando falei dos cortes de frequências principalmente dos agudos é porque tenho drivers D220TI nas caixas que "falam" muito agudo e o mic em questâo é o AKG WMS 40, que segundo o fabricante tem uma resposta até 20k
uma bobeada nas altas por alí e...... era uma vez um driver D220TI bem frito e tostado.
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

pTjz disse:
Cavalcante disse:
Tentei botar umas flores na assinatura, mas as que achei ficam enormes e ae fica "cheguei" demais :p
Bota essa :p
Flower.gif

LINK: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.emoticons.gr/albums/uploads/Cleares/Flower.gif">http://www.emoticons.gr/albums/uploads/ ... Flower.gif</a><!-- m -->


Não apareceu nada aqui =X
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

David Fernandes disse:
Só tem um problema com esse método: em geral, a resposta sônica da caixa fica horrível e completamente descaracterizada pela alteração de muitas frequencias. Basta dar uma olhada na posição dos faders do EQ para ver isso. Outro problema é que a equalização é feita com um mic apenas e normalmente usamos mais de um no palco. Quando se põe mais de um mic no palco, aumenta a possibilidade de microfonia.
Em relacao de primeira observacao 'e relativo.Depende muito de variaveis (tipo de ambiente, caixa precisao de amplificacao vs precisao de caixa/crossover e etc..).
Agora sobre micorfones 'e vero !200% (ou mais :))..
Ultima vez que fez essa tecnica funcionar foi no lancamento de CD das Raizes Caboclos no Teatro Amazonas.Com TODOS MICS ligados e ganho operacional!Sem gates, com FX e 100% de estrutura de ganho funcionando.Evitamos praticamente 99% dos "mexe-mexe" nos faders durante show.'E valido mas com certa cautela e mente (ouvido) aberta :) !

Abrcs,
andry110
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Equalizei a saída principal da O1v96 usando essa técnica da microfonia.

Estava pensando, e se eu deixasse a saída principal em flat e equalizasse os microfones individualmente usando essa técnica. Não seria melhor?
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

tecnicodesom.no.comunidades.net/menu do site/monitores de palco/retorno/como usar o EQ ?
Manual do usuario behringer ULTRAGRAPH PRO FBQ 1502/3102/6200-pag. 07/ cap. 3/ tópico 3.1
Agora eu encuquei de vez!!!!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :?: :?:
Obs: Quem achar que vale a pena e quiser linkar o(s) end(s). fique a vontade, eu ainda não conseguí.
Até mais !!!
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

andregui7 disse:
Equalizei a saída principal da O1v96 usando essa técnica da microfonia.
Estava pensando, e se eu deixasse a saída principal em flat e equalizasse os microfones individualmente usando essa técnica. Não seria melhor?
Não.
Microfones tem timbres diferentes, e as pessoas que usam esses microfones também tem timbres diferentes.
Correção do sistema é feito no L/R.
 
Re: É possivel regular um equalizador gráfico usando microfo

Eu só usaria esta técnica nos retornos ou em casos que o PA vaza muito no palco.

Depois de regulado é sempre bom dar uma suavizada no eq, evitando "saltos" de mais de 2db entre frequências vizinhas.
 
Back
Topo