Efeito na 01v96i sem usar AUXILIAR

danilo_rs

New Member
Boa noite galera,

Configurei minha 01v96i para usar os 8 auxiliares através do ADA8000.

Com isso tive que desativar os efeitos que estavam configurados nos auxiliares 5,6,7 e 8.

Quero saber se tem como eu configurar os efeitos em algum outro lugar na mesma sem precisar usar os auxiliares, pois os mesmo ja estão em  uso como retorno.

Agradeço desde já!
 
Não tenho certeza, mas acho que nos Patches você consegue endereçar um Direct Out de algum canal direto para a máquina de efeito. Aí basta escolher o canal da volta.
Estou sem a mesa aqui para testar, mas se funcionar assim, você só poderá endereçar um canal por máquina.
Ah, caso dê certo, não esqueça de definir o D.O. como post-fader.
 
No INSERT eu tenho a opção de selecionar AUX OUT ou INSERT OUT. Dentro de AUX OUT eu tenho os números de 1 a 8 e dentro de INSERT OU eu tenho STEREO(L e R), AUX(1-8), BUS(1-8) e CH(1-32).

NO OUTPUT eu tenho a opção de selecionar INPUT ou INSERT IN. Dentro de INPUT eu tenho CH(1-32) e ST IN (1-4) e dentro de INSERT IN eu tenho STEREO(L e R), AUX(1-8), BUS(1-8) e CH(1-32).

Saberia me fornecer um exemplo de configuração?

Desde já agradeço a ajuda!
 
Os efeitos podem receber sinal de inserts (inclusive insertsbde saídas), além de saída de auxiliares ou buses. Não tenho certeza se é possível usar um direct out para isso.

A saída do efeito pode ir para qualquer canal de entrada, oi qualquer insert ("insert" na verdade são duas coisas, uma saída e uma entrada).

Não entendi o que escreveste sobre as opções, parece estranho. Ao invés de "insert", não seria " effect"?
 
Na opção PATCH da mesa, eu clico até chegar a parte de efeitos.

Vou dar um exemplo de como tava anteriormente:

No INSERT, estava selecionado AUX OUT, e dentro do AIX OUT o numero 8. Ou seja, auxiliar numero 8.

No meio estava o efeito escolhido.

E no OUTPUT estava selecionado INPUT e dentro dele selecionado ST IN 1 L e ST IN 1 R.

Dessa forma, quando eu acionava o Auxiliar 8 e aplicava o efeito no canal escolhido tudo funcionava corretamente.

O que quero fazer é trocar o Auxiliar 8 por alguma outra opção, visto que todos meus 8 auxiliares estão em uso.
 
Esta página que estás descrevendo não é a do insert, mas a do efeito. Insert é outra coisa.

Quanto às opções que tens que não sejam o auxiliar, creio que nas postagens anteriores já foi dito. Como já chegaste nessa página, imagino que já saiba como trocar a fonte de sinal. Como usar vai depender de qual alternativa escolher.
 
Eu uso com BUS, e ativo e desativo as mandadas pelo ROUTING.
Funciona bem legal.
As vezes quando quero algo muito específico, dobro o canal desejado, configuro e segundo canal com os parâmetros que quero e envio ele para o BUS.
É só tomar cuidado para não usar o BUS em ST sobrando ele no PA.
Pra fazer assim, ative o BUS nos canais.
Selecione o BUS e mande o insert dele para a maquina de efeito desejado.
Depois na maquina de efeito você configura a volta para o canal desejado, eu volto no ST-IN 1-2 mesmo e manipulo eles pelo fader, agrupando no REMOTE, porque o KNOB dele é lento na resposta.
 
Eu usei algo diferente esses dias... Dobrei um canal de mic, e insertei um delay nele... depois coloquei o gate desse canal dobrado no talo, fazendo com que o canal só abrisse nas passagens mais altas ou gritos do cantor...

Ai deixei em praticamente 100% na "mixagem" na guia de efeito o som processado e limpo, e doso a quantidade de efeito diretamente no fader do canal dobrado...

Ai nos momentos que o vocalista da um grito ou passagem mais alta o gate abre e consequentemente o efeito aparece... uma boa alternativa considerando que as saídas não tem gate...
 
Isso é bem legal, tentei fazer uma vez mas não ficou muito legal, teria que ensaiar para acertar o nível dos gritos.
Mas o conceito é bem legal porque permite que o efeito vá até o final, sem cortar.

Quando queremos por exemplo enfatizar uma palavra que pode estar no meio de uma frase, é impossível, porque as palavras seguintes vão ir para a maquina de efeitos.
Com o canal dobrado você pode subir o efeito e mutar o canal que alimenta o efeito impedindo que novas palavras entre pra maquina.
A maquina por sua vez pode aplicar o efeito até esmaecer.
É mais enjoado pra fazer mas da pra ser feito.

Quando usei assim, eu coloquei o mute canal dobrado no U. DEFINED KEYS pra ficar mais fácil e rápido, assim eu abro e muto este canal nas partes que quero... isso quando conheço a musica, se não conheço eu fecho a maquina, abro o canal e uso da forma convencional repetindo só as palavras do final da frase.
 
Quando queremos por exemplo enfatizar uma palavra que pode estar no meio de uma frase, é impossível, porque as palavras seguintes vão ir para a maquina de efeitos.
Com o canal dobrado você pode subir o efeito e mutar o canal que alimenta o efeito impedindo que novas palavras entre pra maquina.
A maquina por sua vez pode aplicar o efeito até esmaecer.
O mais comum nesse caso é usar o delay como ataque e nao como resposta. Você mantem o fader que alimenta a entrada da maquina de efeito abaixado,(seja auxilar ou bus) e sobe rapidamente antes da palavra ser dita e abaixa assim que termirnar, dessa forma só vai para a máquina a palavra que quer evidenciar. Ou pode simplesmente deixar a via bus ou aux em mute e abrir só nas palavras desejadas para o efeito.Já o canal da volta permanece sempre aberto. Dessa forma nao precisa dobrar o canal.
 
O mais comum nesse caso é usar o delay como ataque e nao como resposta. Você mantem o fader que alimenta a entrada da maquina de efeito abaixado,(seja auxilar ou bus) e sobe rapidamente antes da palavra ser dita e abaixa assim que termirnar, dessa forma só vai para a máquina a palavra que quer evidenciar. Ou pode simplesmente deixar a via bus ou aux em mute e abrir só nas palavras desejadas para o efeito.Já o canal da volta permanece sempre aberto. Dessa forma nao precisa dobrar o canal.
Mas isso só pode ser BEM feito caso conheça bem a banda e seu repertório.
Fora isso, o uso convencional é mais prático, deixa-se a maquina sempre alimentada a sobe/desce o fader de retorno quando quiser fazer uso dele.
 
Com o canal dobrado você pode subir o efeito e mutar o canal que alimenta o efeito impedindo que novas palavras entre pra maquina.
A maquina por sua vez pode aplicar o efeito até esmaecer.
É a mesma coisa que vc citou com o canal dobrado Eliabe, a única diferença é que não precisa dobrar canal.
 
É a mesma coisa que vc citou com o canal dobrado Eliabe, a única diferença é que não precisa dobrar canal.
O principio é o mesmo mas não é mesma coisa.
Via AUX funciona sem dobrar (se houve AUX sobrando), mas via BUS não da, pois a mandada do BUS é atrelada ao volume do fader principal, então para ser viável só sobrando.

Ainda assim o mais prático é ficar abrindo e fechando o canal de volta, mesmo sem ensaio a possibilidade de acerto é maior, só é preciso observar o TAP e o tempo de resposta.
 
Back
Topo