Efeitos 'ao vivo'!?

raulsom

New Member
Olá galera sou novo aqui, e estou em busca de melhorar a qualidade do som da minha igreja,
a minha igreja é pequena e fica em um bairro pobre, logo nosso equipamentos são ruins,
temos uma mesa furreca, uma Ciclotron MXS6S 6 Canais, a duvida é o seguinte, como usar um software para melhorar
a qualidade do som, eu tenho instalado no meu Notebook o SoundBooth e Audition, eu gostaria de aplicar efeitos 'ao vivo',
não sei como fazer isso, por exemplo, o som vem dos microfones e instrumentos, passa pelo programa e depois sai pela
caixa de som. Tem como eu fazer isso com essa mesa? Qual programa usar? Quais saídas e entradas eu uso? Tem um bom tutorial que explica isso?
Lembrando que a placa de áudio do meu Not é muito boa! e que sou muito leigo nisto, por favor me mostrem o norte.
Tem sim a possibilidade de comprarmos uma nova mesa, mais dentro da nossa realidade é claro. Sei que essa não é a área pra esta pergunta
mais só pra aproveitar, me indiquem um bom microfone sem fio, com um preço mais em conta.
De já agradeço!
 
Olá Raul. Seja bem-vindo ao fórum.
É possível fazer o processamento de efeitos através de um software? Sim, é possível.
Há vários pontos a serem analisados, como a latência, a qualidade do seu computador, etc etc etc, mas não vou me prender a isso.
Vou levar a discussão para outro lado: Quem disse que é isso que o som da sua igreja precisa para melhorar?

Os efeitos tem um uso muito específico dentro do áudio, para que não fique com aquela cara de "música de churrascaria".
Os efeitos servem para dar um conforto sonoro, simulando a reverberação, em locais muito abertos ou onde a acústica não o faça sozinho.

Na grande maioria das igrejas, a questão é exatamente contrária: A acústica é ruim. O som reverbera demais.
Nesses casos, colocar mais efeitos só vai atrapalhar.

Você mesmo já reconheceu que os equipamentos são ruins. Aí, amigo, só com grana para resolver essa situação.
O que fazer enquanto não há o dinheiro para investir? Estudar!
Aqui no fórum tem dezenas e dezenas de artigos e tópicos muito edificantes para quem está iniciando nesse universo.
Pesquise sobre posicionamento de caixas, equalização, eletricidade, cabeamento, microfonação, e outros assuntos.
Com o tempo, você vai começar a identificar os erros que estão cometendo. Consertando um por um, é possível melhorar um pouco.

Mas não se ofenda se, de vez em quando, o assunto terminar em: "tá na hora de comprar um equipamento novo".

Você perguntou, por último, sobre um microfone sem fio. Será que essa é a prioridade?
Será que não vale a pena pensar, a princípio, em uma boa mesa, em trocar cabeamentos velhos, uma instalação elétrica adequada...

Resumindo, eu não conheço sua igreja, e não sei o equipamento que tem lá. Estou dando uma resposta genérica, que se encaixa em 99,9% das igrejas pequenas com baixo orçamento.
 
Concordo com o Gabriel quando ele diz que efeito não melhora nada.
Mês passado fiz um evento em um colégio, era em um pátio com muita reverberação nem liguei o processador de efeito, deixei só o reverb natural do local e ficou muito bom.

Se existe a possibilidade comprar nova mesa, começe a mudança por ai, e já adquira uma que tenha efeito.
Uma opção de mesa já com efeito de excelente qualidade e preço que cabe no bolso.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=2239&dep=1&codigo_categoria=3&tipo_busca=categoria">http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/p ... =categoria</a><!-- m -->

Acredite para usar o computador como processador de efeito vai sair mais caro que trocar a mesa.
 
Olá Raul. Seja bem-vindo ao fórum.
É possível fazer o processamento de efeitos através de um software? Sim, é possível.
Há vários pontos a serem analisados, como a latência, a qualidade do seu computador, etc etc etc, mas não vou me prender a isso.
Vou levar a discussão para outro lado: Quem disse que é isso que o som da sua igreja precisa para melhorar?

Os efeitos tem um uso muito específico dentro do áudio, para que não fique com aquela cara de "música de churrascaria".
Os efeitos servem para dar um conforto sonoro, simulando a reverberação, em locais muito abertos ou onde a acústica não o faça sozinho.

Na grande maioria das igrejas, a questão é exatamente contrária: A acústica é ruim. O som reverbera demais.
Nesses casos, colocar mais efeitos só vai atrapalhar.

Você mesmo já reconheceu que os equipamentos são ruins. Aí, amigo, só com grana para resolver essa situação.
O que fazer enquanto não há o dinheiro para investir? Estudar!
Aqui no fórum tem dezenas e dezenas de artigos e tópicos muito edificantes para quem está iniciando nesse universo.
Pesquise sobre posicionamento de caixas, equalização, eletricidade, cabeamento, microfonação, e outros assuntos.
Com o tempo, você vai começar a identificar os erros que estão cometendo. Consertando um por um, é possível melhorar um pouco.

Mas não se ofenda se, de vez em quando, o assunto terminar em: "tá na hora de comprar um equipamento novo".

Você perguntou, por último, sobre um microfone sem fio. Será que essa é a prioridade?
Será que não vale a pena pensar, a princípio, em uma boa mesa, em trocar cabeamentos velhos, uma instalação elétrica adequada...

Resumindo, eu não conheço sua igreja, e não sei o equipamento que tem lá. Estou dando uma resposta genérica, que se encaixa em 99,9% das igrejas pequenas com baixo orçamento.

Pode fechar o tópico! Resposta perfeita. :)

Abc.
 
Raulsom, seja bem vindo ao SAV!!!

raulsom disse:
a minha igreja é pequena e fica em um bairro pobre, logo nosso equipamentos são ruins

Amigão, de tudo que li, eu tenho que descordar dessa parte. Se os equipamentos são ruins, é porque provavelmente não houve o mínimo de orientação ao adquirí-los. Não é porque a igreja é pequena e fique em bairro pobre que ela não tenha verba.

Deixa eu adivinhar.... Quem comprou o som foi o Pr. e quando ele chegou na loja já disse logo: Qual o mais barato ??

O fato da verba ser mais escassa aumenta ainda mais a sua responsabilidade na hora das compras. Com planejamento você monta um sistema que lhe ofereça qualidade.

Você estará valorizando muito mais o dinheiro dos irmãos ao adquirir um produto de preço razoável do que se comprar o mais barato, porque na maioria das vezes esse "mais barato" não te oferece o mínimo de qualidade, durabilidade e resistência.

raulsom disse:
Olá galera sou novo aqui, e estou em busca de melhorar a qualidade do som da minha igreja

Excelente iniciativa procurar o SAV. Com conhecimento você já resolve muita coisa.

Pode fechar o tópico! Resposta perfeita. :)
2.

Gabriel, tá afiado hein !!!
 
Muito obrigado a todos, irei sim seguir as dicas sugeridas acima, quem comprou o som foi sim o Pastor!..
Vou estudar mais um pouquinho, e espero contar com vcs! Valew pela rapidez das respostas!
Que Deus os abençoe!
 
Back
Topo