Efeitos da mesa de som

Olá pessoal

Dá uma ajudinha ai !!!!

Eu gostaria de saber como se usa os efeitos de uma mesa de som.

Tipo: echo, reverb e delay

Delay é um retardo né mas como se usa um mic fica atrasado em relaç~ao aos outros ? só se usa o efeito em um canal ou em todos? dá para usar só em alguns ?

Procurei algum artigo mas na~o achei nada alguem sabe de algum aki no forum ?

Abraço !!!!!!!!!
 
E aí Rafael!! (+1)

Então algumas mesas de som possuem o recurso do efeito, outras não.
Nas que possuem geralmente para habilitá-lo vc seleciona qual efeito vai usar, seleciona o ganho dele, e usando os auxiliares pós-fader vc aplica ele nos canais desejados.

O reverb é a simulação de uma sala, estádio, hall, banheiro, é como se o som estivesse sendo ouvido em um ambiente desses.

O echo são as repetições e o delay é um atraso programado no som.

Usar em todos os canais, ou só em um, ou só algum... depende da sua necessidade.
 
Valeu Lucas

é q nunca usei uma mesa com efeito e tinha curiosidade de saber como funciona

e como sempre tem um FERA de Som pra explicar aos leigos como eu


Obrigado :lol:
 
Fera!!!!!!
kkkkkkkkkkk

quem sabe um dia, se quizer FERA mesmo, fale com David Fernandes, Fernando Bersan, Ingo.. esses são OS feras!

Abração!
 
Taí uma coisa que não dá para ensinar: a escolher os efeitos!

Sabem por que? Por que envolve gosto! E gosto... não se discute.

Eu prefiro colocar efeito para uma voz e/ou um instrumento só. Gosto dos reverbs, mas um delay às vezes vai bem. Mas um violão vai bem com um Chorus ou Flanger. E a flauta vai bem com ...

Por outro lado, tenho amigos que colocam efeitos em microfones de coral. Eu acho isto péssimo, eles adoram! Usam distorção no violão e achamóia, mas em mim dá uma angústia na alma. Vou fazer o que?

É o tipo de coisa que não tem como ensinar. Cabe a você mesmo testar, testar, testar muito e mais um pouco.

Detalhes:
- começe com um instrumento / voz de cada vez.
- um efeito pode ficar bom em uma voz / instrumento e péssimo em outro.
- sempre é possível "dosar" a quantidade de efeitos sobre o canal. Alguns exigem que se abra muito o auxiliar, outros não.

Em resumo: confie nos seus ouvidos, e vá testar.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Por outro lado, tenho amigos que colocam efeitos em microfones de coral. Eu acho isto péssimo, eles adoram! Usam Distorciom no violão e achão jóia, mas em mim dá uma angústia na alma. Vou fazer o que?

Eu conheço gente que põe reverb em play-back :shock:

E concordando com o Lucas, chorus no violão é o bicho! Uso sempre...
 
Ah, saquei..


Escuta a versão de estúdio de "Que bom voltar" do Ed Mota. Dá um efeito muito legal.

É mais usado em algumas do groove mesmo, tipo pra dar um ar de dance.. é bem legal.
 
gostaria de saber como se liga um aparelho de efeito ou reverb no efeito de cada canal de uma mesa pois ja não mim lembro mas.
 
Não, o ideal é não usar efeitos nos backs. Coral tem divisão de vozes, não tem como fazer isso com efeitos. Eu mesmo só uso efeito na voz do ou da solista.
 
Já me falaram de um pedal para voz que faz mais ou menos isso, só não sei se ele funcionaria com várias vozes. Acho que é da Boss, ME 20 ou alguma coisa assim.
 
Back
Topo