Electro voice zlx 12p, opiniões?

edmar-ieab

Member
Bom dia amigos do SAV, procurei algumas referências sobre esse modelo da EV aqui no fórum mais não encontrei muita coisa, quem já escutou? já teve essa caixa pode opinar sobre ela, estamos querendo adquirir duas unidades para nossa igreja.
 
Já utilizei a caixa, vamos aos pontos:

Gostei:
- Timbre do drive - bem característico das EV's
- Recursos do DSP - consegue controlar algumas coisas de maneira fácil e rápida, mas nada que substitua um bom processador.
- médios graves bem encaixados - acompanham as altas sem problemas.

não gostei:
- Falta SPL - em 2 casamentos que fizemos o som ela ficou devendo, inclusive clipando constantemente para atender o espaço que fiz com 2 art310 ou até mesmo com 2 K10.
- não pode pensar em exagerar! Se forçar um pouco a caixa "peida" (desculpe o termo, mas fica bem claro que não aguenta....rs)

se for para uma coisa simples, tipo voz e violão, vai de boa, mas se começar a exagerar, melhor partir para um ELX115....
 
Me responda uma coisa, seu evento foi para quantas pessoas? Tenho intenção de usar com bateria, guitarra, violão, teclado, baixo...no louvor da igreja....
 
Lugar aberto pra 120 pessoas, no máximo.....

Em lugar fechado já usei, mesma impressão......
 
- não pode pensar em exagerar! Se forçar um pouco a caixa "peida" (desculpe o termo, mas fica bem claro que não aguenta....rs)

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! @tonreb, perfeito em sua explicação! Bem mais eloquente do que qualquer outra explicação que vc pudesse dar. Problema é eu conseguir, agora , parar de imaginar a ZLX em pleno flagrante de flatulência. RRRRRRSSSSSSS.


Me responda uma coisa, seu evento foi para quantas pessoas? Tenho intenção de usar com bateria, guitarra, violão, teclado, baixo...no louvor da igreja...

@edmar-ieab ;

Se sua intenção é colocar tudo isso na caixa, tendo ela deficiência em spl, acho que o resultado não será bom principalmente no que diz respeito a bateria, baixo e teclado. Ainda mais por ser uma caixa de 12" e vc não usar sub, pelo menos não citou que usa. É muito importante que vc escolha uma caixa que consiga reproduzir bem graves se não pode te causar resistência quanto a microfonação e isolamento da bateria. Eu já usei a ELX115p, posso te garantir é quase um sub. Aguenta bateria, baixo teclado e mais o que vc quiser colocar nela sem peidar ( não resisti ). Nunca usei no talo mas acho que um par, para aplicação na igreja, deve dar pra fazer entre 300 á 400 pessoas.
 
O mais legal de tudo é que esta lá 1000w classD.
Como não tem rendimento? O falante e feito de chapa de aço, sensibilidade zero? Ou usaram uma norma maluca para medir esse amp e chegar a esse numero?
 
@Sandro_Alves;

Não entendi o que vc quis dizer! Mas esta história de potência já é antiga aqui e já comentamos em vários tópicos a respeito. Sabemos tb que não devemos avaliar uma caixa pela potência e sim pelo spl, se a intenção e ter ideia do volume que ela produz. Esse sim, o spl, dá pra medir com o decibelímetro e conferir se é compatível com as especificações da caixa.
 
Tudo vai ficar mais facil de vc entender quando tiver contato com watts de verdade.
1000w é tanta potencia, mas tanta potencia que pode se aplicar ao falante mais vagabundo possivel, pode ate estar fora da caixa que mesmo nessas condições se tem um spl consideravel.
Imagina então esses 1 milhao de watts aplicado em transdutor top, um bom rendimento/spl seria obrigatório na minha opinião.
O que eu queria saber é como eles chegam nesse valor tão alto.
Os amps que conheço e ja usei é bem diferente. Já ouviu um Machine PSL mandando 1000w somente como efeito comparativo?

sobre volume ou spl, vc tambem sabe que o spl do manual da caixa não é medido com decibilímetro. Ele é calculado no papel usando como fatores da conta potencia do amp e sensibilidade do falante. Então se eu arrumo um jeito de jogar a potencia do amp lá em cima, logicamente o spl também sobe. porem na pratica "peida" como foi dito.
 
@Sandro_Alves ;

Abre um tópico pra gente debater a questão e direciona todas as vezes em que uma dúvida puder ser sanada pro que estiver disponível lá. Se não fica esquisito toda hora ficarmos falando nisso, e não acrescenta aos tópicos específicos como é o caso deste.
Com relação ao spl é indiferente como eles medem, faz diferença o que eu consigo medir. Medi é pouco, relatamos. Mediu é compatível, faz o serviço esperado, compartilhamos tb.
 
Última edição:
Brother, adquiri uma zlx 12p em dezembro 2018 para fazer um show no réveillon para 300 pessoas, local aberto.
Usei ela como uma espécie de side/retorno auxiliando a pricipal que era a Bose F1812 como PA pricipal, e para o meu espanto, o som ficou ótimo!
Há de se dizer que pluguei tudo numa mesa(bateria,baixo,guitarra,ampli e vocais) e mandei apenas para estas duas caixas, inclusive bateria e baixo que foram plugados somente do direct box sem ampli nenhum,
e mais: o baixista e dono das caixas sou eu, portanto posso dizer com propriedade que essa caixa vale sim a pena, ficou com um timbre muito bom e com volume bem satisfatório,
sem contar que o preço é praticamente 30% de uma BOSE F1. Pra quem quer um bom som e naõ tem tanta grana pra investir numa Bose, essa caixa é uma ótima pedida sim, vai na fé.
Sem contar o dsp que já manda as frequências pros lugares certos, sensacional.
 
Back
Topo