Eletricidade e Sonorização - Parte 1 - Cálculo de estimativa

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Eletricidade e Sonorização - Parte 1 - Cálculo de estimativa de consumo
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=169

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p><font color="#ff0000">Introdução</font></p>
<p>Compra-se uma fantástica mesa de som, um monte de periféricos, amplificadores e caixas de som potentíssimas. Tudo do bom e do melhor. Mas tudo isso precisa de eletricidade para funcionar. E na maioria das vezes, acredita-se que basta conectar os aparelhos na primeira tomada de parede que se encontrar. Completo ..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Fala Fernando.

Parabéns pela nova série de artigos... o tema é sempre bastante oportuno.

Bersan disse:
Recentemente participei de um Workshop sobre mesas digitais da Yamaha. O Aldo Linares, especialista de produtos da Yamaha, passou quase uma hora enfatizando que as pessoas precisam ter muito cuidado com a eletricidade que disponibilizam para as mesas digitais... Também participei de um curso do IATEC, Operação de Sistemas de Sonorização, onde o instrutor Fred Júnior passou uma manhã inteira falando somente sobre Eletricidade, dizendo os cuidados básicos e contando casos “bárbaros” de shows que ele fez (ou não fez) devido a problemas elétricos...

Os problemas são sérios mesmo. Recentemente, quando ajudava a instalar o novo sistema de som da PIB Praia da Costa, tivemos problemas de energia. O projetista do sistema solicitou a um eletricista que fizesse as adaptações necessárias ao novo sistema. As modificações foram feitas, mas ainda sim houve problemas. Prá encurtar a história, houve um surto de energia que queimou um amp Studio R zerado. Foi um nó prá solucionar o problema, pq ninguém achava a razão da flutuação da energia. Pelo que sei, ainda há um engenheiro eletricista analisando todo o sistema elétrico da igreja.

[]'s
 
Poxa David,

obrigado pela força.

O tema é oportuno, mas extremamente complicado!!!! Já tenho mais de 20 páginas escritas (vai dar uns 5 artigos), revisadas e revisadas todos os dias. Há dezenas, centenas de detalhes que eu não fazia a menor idéia, e estou "pisando em ovos" para não escrever besteira, pois tentar simplificar algo complicado é tarefa deveras difícil.

Mas vamos adiante. O próximo artigo que vai dar muito o que comentar: dimensionamento da instalação elétrica. Depois vem o artigo "110V ou 220V?", depois o artigo "tiros, estalos, induções e som" (nome provisório ainda), depois um sobre filtragem, estabilização e sistemas de fornecimento de energia. Por último, um assunto prá lá de necessário, e ao mesmo tempo controverso: aterramento.

Isso tudo para dar a nós, operadores de som, o mínimo de conhecimento necessário para fazermos o nosso trabalho de forma tranquila.

Um abraço,

Fernando
 
Parabéns Bersan,

Excelente artigo!! Este assunto realmente é importantíssimo!!

Só para ilustrar, no caso do anfiteatro do artigo, onde a soma das cargas totalizou 12kW, se ligadas numa fase só, em 127V, geraria uma corrente elétrica de 95A aproximadamente. Imagine se tudo isso fosse ligado apenas numa tomada!! Ou haveria o desligamento do disjuntor por sobrecarga (se for uma instalação adequada) ou então teríamos um incêndio, pois tomadas comuns são normalmente fabricadas para suportar até 15A.

Isso sem falar nos cabos, que normalmente são de 2,5mm2, que pela tabela da ABNT suporta até 19,5A. Para essa carga toda seria necessário cabo com bitola de 35mm2, isso se a distância não for longa demais!!

É por isso que sempre deve haver a distribuição em mais de uma fase, procurando sempre manter as cargas equilibradas entre elas. Como no exemplo, com 12kW, distribuídos em três fases, teremos 4kW por fase (considerando que todas as cargas são monofásicas), o quê em 127V nos dará 32A de corrente elétrica (aproximadamente) por fase.

OBS.: Joguem todos os "benjamins" no lixo!!!! Usem tomadeiros adequados.

Deus te abençoe,

A paz a todos,

Eduardo.
 
Fernando,

Parabéns rapaz. Este assunto deveria ser lido e decorado tb por parte dos iluminadores que alugam luz para igrejas.

Chegam espeta 456.967.000 lâmpadas de 500W na rede (exagero é claro! rsrs...), explode a rede, e ainda fala que a culpa não é deles.

Abraços,
 
Eduardo,

pelo seu post eu já imagino que os outros artigos vão dar muito a comentar mesmo.

Eu vou "pincelar" a parte de balanceamento de carga no artigo "110V ou 220V?", e as regras de bitola x amperagem usadas para fios são bem diferentes da tabela ABNT. Espere que você vai tomar um susto. Eu tomei!

Mas não estou tirando nada da cabeça. Estou fazendo com base em documento de Ruy Monteiro e Rosalfonso Bortoni, só que tentando simplificar ao máximo, já que o material deles é de engenheiro para engenheiro.

E o balanceamento de carga eu já descobri que é muito útil, inclusive pr questões de conta de energia. Os relógios de energia medem o consumo pela fase com maior amperagem. Por outro lado, balancear a carga também significa misturar os equipamentos de sonorização com outros equipamentos (motores e iluminação) que podem "sujar" a energia e gerar ruídos, induções, etc.

O objetivo do primeiro artigo eu acho que consegui passar: alertar para que o assunto é muito sério e fazer com que os operadores saibam pelo menos quanto de consumo elétrico máximo o sistema de sonorização de cada um possui. Acredito que isso já é um grande avanço, já que a maioria não faz a menor idéia.

Um abraço,

Fernando
 
Excelente artigo Bersan, parabens...

Eu ja trabalhei com sistema de energia de um grande hospital e procuro nos meus trabalho com sonorizacao fazer sempre como fazia la, levantamento do consumo, balanceamento de carga, calculos e mais calculos, sempre q possivel eh logico...

Realmente eh um assunto muito complicado mas de extrema importancia, o q aprendi trabalhando no hospital me deu uma base muito boa para aplicar no ´´dia-dia sonoro´´.
 
Olá pessoal... ando meio sumido por alguns problemas particulares...

Mas é isso aí, é um assunto que é deixado de lado por algumas pessoas ao planejar seu sistema sonoro.

Bersan, tá quase pronto aquele artigo, mas tá no meu pc do trabalho. E to de licença médica esses dias.

Assim que puder, envio o material pra você, fiz alguns comentários e alguns artigos.

Grande abraço, fique na Paz!
 
Back
Topo