Eletricidade e Sonorização - Parte 4 - Ruídos, estalos, indu

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Eletricidade e Sonorização - Parte 4 - Ruídos, estalos, induções...
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=172

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>Em um workshop que assisti, o palestrante contou uma história muito interessante. A igreja comprou um sistema de som grande e caro. Tudo novo, testes 100%, mas na hora do uso, acontecia um problema sério: às vezes aparecia um barulho: hhhuuummm hhhuummm hhhuuumm. O pior é que o barulho era completamente inconstante. Às vezes um hhhuuummm e demorava para haver ..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Ruídos, estalos, induções

Na minha igreja os ventiladores não causam estálos não, exeto o do pulpto, não e bem um estalo, e um "chiado" que fica quando o ventilador esta em baixa rotação, quando ele esta na velocidade maxima esse "chiado" desaparece, a pouco tempo todo o som da minha igreja foi trocado, e no som antigo dava estalos sim, tambem da um estalo quando o cubo do contra-baixo e desligado, primeiro o baixista tem que abaixar todo o volume e dps desligar o cubo, não sei o pq disso, se alguem puder me ajudar.....

desde ja agradeço.
Lucas.
 
Lucas,

tambem da um estalo quando o cubo do contra-baixo e desligado, primeiro o baixista tem que abaixar todo o volume e dps desligar o cubo, não sei o pq disso, se alguem puder me ajudar.....

O estalo dá no som todo ou só no cubo do baixo?

Se for só no cubo do baixo, eu sei o que é: é erro de projeto! Tenho um par de caixas ativas que dão exatamente o mesmo problema. Marca delas? Uma bem ruim mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
O estalo dá no som todo ou só no cubo do baixo?

Fernando, o estalo sai nas caixas e no cubo tbm, e as caixas sao passivas.
se você souber oq e agradeço

se você souber oq e tbm o "chiado" do ventilador do pulpto.

abraços,

Lucas.
 
Lucas,

sobre o problema do cubo, talvez a explicação seja a seguinte:

amplificadores podem gerar "estalos" porque alguns são de grande potência e consomem muita energia quando ligados, ou podem causar uma variação quando são desligados. É mais ou menos o mesmo princípio da geladeira. Quando o motor "arma" (liga), consome muito, a tensão cai e as lâmpadas incandescentes tem o seu brilho diminuído. Já quando o motor desarma, as lâmpadas sofrem uma pequena variação.

Em som é o mesmo princípio. Se ao abaixar o volume os ruídos acabam, é porque o amplificador desce para um ponto de menor consumo elétrico, afetando menos os outros aparelhos.

O ventilador é fácil. É um motor, gera ruído na rede. Em baixa rotação o ruído é em uma frequência audível, logo aparece. Em alta rotação, ou a frequência é mascarada por outra ou então está além da faixa audível. Esse ventilador seria interessante colocar em outra fase que não a do som.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, até que enfim consegui entender o que são as fases na elétrica, olha que cheguei a perguntar para um eletricista que presta serviço para a Petrobrás heim!Resultado, nem ele, nem ninguém, nunca conseguiram me fazer entender direito sobre este assunto, tudo bem que não sou lá essas inteligências mas...
Enfim, parabéns por esta incrível e útil sequência de matérias.
 
Caramba bersan..vc deu uma mini aula...vc e eletrotecnico? .....boa explicação..e simples facil de entender..
 
Back
Topo