Eletricidade e Sonorização - Parte 6 - Aterramento

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Eletricidade e Sonorização - Parte 6 - Aterramento
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>“Aterramento? Simples demais! Vá em qualquer casa de material elétrico e compra uma barra de cobre, 1,5 metro de comprimento já está bom. Enterre bem no quintal, depois prenda um fio e pronto, tá feito! (...) Ah, mora em apartamento? Usa o aterramento do pára-raio. (...) Não tem pará-raio no seu prédio? Então quebre uma..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Fernando,

Parabéns pelo artigo assim como pela dedicação em publicar estudo como este.

Ensina bastante coisa, gostei de ler. O Dr Silvério que escreveu este livro que vc cita no artigo é prof aqui da UFMG. Este livro é usado como livro texto quando se estuda aterramento. O único problema e que a prova do cara é muuuuuuuuito difícil, muito mesmo (rsrs...)

E mais: Qual a principal pergunta que o técnico de iluminação te faz antes de subir na estrutura para plugar as lâmpadas? Ele quer saber se a carcaça esta aterrada, caso contrário ele não SOBE. Afinal, bobo ele não é!

Abraços,
 
Aterramento

Olá amigos.

Li os comentários e aconselho que visitem este endereço, abre um arquivo PDF:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eletricware.com/sup/terra.pdf">http://www.eletricware.com/sup/terra.pdf</a><!-- m -->


Um abraço.
 
O que vocês acham dos Estabilizadores com aterramento? Na verdade o meu é chamado de "Módulo Isolador Estabilizado", da Microsol, que : Reúne 04 funções em um único equipamento: Dispensa o aterramento, Estabiliza a tensão, Filtra Ruídos e transforma a voltagem, tornando seu custo inferior ao da instalação do aterramento convencional e eliminando o quebra-quebra de paredes.
Será que realmente ele serve como aterramento?
 
Paulo,

por trabalhar com informática há muitos anos, sempre vi esses módulos isoladores da Microsol (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.microsol.com.br">www.microsol.com.br</a><!-- w -->) com bastante interesse.

Na verdade, eles se assemelham muito a no-breaks on-line (veja a Parte 5 da série), que também isolam os problemas de entrada em relação à saída. Você obterá energia bem mais limpa com eles.

Só que... os no-breaks precisam do terra para funcionar melhor. Eles usam o aterramento como referência zero (já vi, aqui no meu trabalho, um no-break ficar variando a tensão de saída simplesmente por que o terra deu defeito). Não sei quanto aos módulos isoladores, talvez seja melhor consultar o fabricante.

Mas para a questão de segurança, não há substituto para o aterramento, a não ser que você ache outra fonte inesgotável de elétrons. Eu pelo menos, nunca vi.

Um abraço,

Fernando
 
Ótimo artigo!

Interessante o comentário no artigo:

Este artigo encerra a série "Eletricidade e Sonorização". Agradecimentos ao engenheiro eletricista Devson Nogueira, que revisou todos os artigos (e ficou falando o tempo todo: "é mais complicado que isso, mas se é só para dar noções para um leigo, tá bom")

Realmente, o assunto é bem mais complicado que o texto, mas creio que a intenção do artigo é alertar quanto a correta instalação do aterrramento.

Lembrando mais uma vez, somente um profissional habilitado (profissional habilitado eh reconhecido por lei e pode ser identificado pelo número de seu registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.crea-rj.org.br">www.crea-rj.org.br</a><!-- w -->, no caso do estado do RJ) poderá projetar a instalação de um sistema de aterramento.
 
Fiquei interessado por este módulo isolador da Microsol. Nossa mesa behringer queimou duas vezes quando estavamos usando ela em lugares com qualidade de energia baixar (zona quase rural). Será que funciona mesmo?
 
Alguem poderia orientar sobre o seguinte problema:

Aqui na rádio uso NO BREAK no computador, mas produz um HUMMM. Quando desligo o no break e ligo o PC no estabilizador comum, nao tem o HUUMM, mas é necessario usar o NO BREAK ja que funcionamos 24hs!
Se alguém tiver como orientar para resolver esse problema, agradeço muito.
 
Olá Rodc, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Fiquei interessado por este módulo isolador da Microsol. Nossa mesa behringer queimou duas vezes quando estavamos usando ela em lugares com qualidade de energia baixar (zona quase rural). Será que funciona mesmo?

Companheiro, não recomendo somente o módulo isolador. Zona Rural exige equipamento melhor. Sua solução é um no-break, com sistemas de proteção elétrica, e também com módulo isolador.

Olá Rosalvo, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Aqui na rádio uso NO BREAK no computador, mas produz um HUMMM

Rosalvo, na série de artigos "Eletricidade e Sonorização", abordamos explicitamente este problema, que os no-breaks de informática não servem para áudio, pois dão ruídos. É necessário entrar em contato com o fabricante e procurar um que seja certificado para trabalho com áudio, ou seja, sem ruídos audíveis.

O mesmo serve para o Rodc, consultar fabricantes e ver modelos que atendam.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando , muito obrigado pela orientaçao. Vc poderia indicar um modelo de NO BREAK para ser usado em radio, no caso, em audio?
 
Olá Rosalvo,

Consulte a Engetron, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.engetron.com.br">www.engetron.com.br</a><!-- w --> .

Eu lhe recomendaria também os APC, mas a empresa saiu do Brasil, vai ser mais raro de encontrar (apenas estoque antigo). Mas a APC, antes de sair, comprou a Microsol: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.microsol.com.br">www.microsol.com.br</a><!-- w -->. Dê uma olhada lá também.

Um abraço,

Fernando
 
Eu queria acrescentar so um comentario mais que pode ser necessario . Quando coloco o NO BREAK novo , ele passa cerca de 3 meses NORMAL , sem zumbido após esse tempo começa apresentar o zumbido HUUUMMM ... será somente coincidencia ou tem alguma explicaçao? Já vou torcando 2 NO BREAKS!
 
Olá Rosalvo,

3 meses sem problema e depois problema? Ou você está usando no-break de marca ruim ou.... vai entrar para os mistérios...

Fernando
 
Bersan, esse assunto tem me causado muitas dores de cabeça!
Após muita leitura e muitos contatos com a pentacustica, eis o que o Mateus, da Pentacústia, me disse:

"Caso o Terra do poste esteja aterrado junto com o neutro, podemos unir o terra ao neutro e utilizar os gerenciadores da pentacustica dessa maneira, sem problemas. Mas o terra do poste tem de estar ligado com o neutro, senão não adianta!
São 4 condutores que ligam um poste ao outro (3 fases e 1 neutro). Um condutor desce pelo poste e é aterrado."

No site da ampla, concessionária da minha região (RJ), há informações de que o aterramento é ligado ao neutro através de um condutor de cobre nu, conforne texto a seguir:

"10.2.1 O aterramento deverá ser feito através de haste cobreada de 3 metros ou galvanizada de 2 metros de comprimento, sendo sua extremidade superior protegida por caixa de aterramento. O condutor usado no aterramento deve estar de acordo com a Tabela 1 e protegido por tubo de PVC de 20 mm de diâmetro. A ligação desse condutor ao neutro do ramal de ligação, no interior da caixa do medidor, deve ser feita através de conector adequado."
Link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ampla.com/media/202870/fornecimento%20de%20energia%20el%C3%A9trica%20em%20tens%C3%A3o%20secund%C3%A1ria.docx.pdf">http://www.ampla.com/media/202870/forne ... a.docx.pdf</a><!-- m -->
Está na página 27.

Aqui no seu artigo Bersan, o qual já li várias vezes, há previsão para isso:
"Nesses casos, havendo aterramento do neutro, pode-se aproveitar o mesmo como fio terra, e pede-se a Deus que esse aterramento seja eficiente e que nenhum problema com os postes e transformadores aconteçam a durante o evento."

Nesse caso, acabo ficando um pouco receoso. Usando o neutro e o terra juntos, protejo meu sistema em situações normais. Caso caia um poste, um raio no poste ou algo do tipo, pode ser que meus equipamentos recebam essa carga correto?

Porém, utilizando gerenciadores como o PC9003, em caso de sobretensão, curto ou qualquer tipo de problema, o aparelho corta a energia da tomada.

Sendo assim, porque não ligar o neutro ao terra?

E outra, me informaram que, no caso de instalações móveis, ligar o terra do sistema diretamente ao terra do poste seria uma boa solução, visto que, geralmente, os mesmos ficam expostos e basta ou desencapar o fio, ou fazer um furo no eletroduto de PVC e utilizar.

Aproveitando a oportunidade... Dei uma lida em um artigo bacana (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9802bra1.htm">http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9802bra1.htm</a><!-- m -->). Neste artigo, é citado que, caso haja aterramento em 2 prédios diferentes, com resistências diferentes, no caso de um raio atingir o solo, o terra de menor resistência será energizado. Sabendo disso, aterrar a minha igreja conseguindo uma baixa resistência (Bom aterramento) não significaria colocar meus equipamentos em perigo no caso de tempestades?

Me dê uma luz!

Um abração
 
"Caso o Terra do poste esteja aterrado junto com o neutro, podemos unir o terra ao neutro e utilizar os gerenciadores da pentacustica dessa maneira, sem problemas. Mas o terra do poste tem de estar ligado com o neutro, senão não adianta!
São 4 condutores que ligam um poste ao outro (3 fases e 1 neutro). Um condutor desce pelo poste e é aterrado."

grpst ... só quero salientar que no padrão de entrada de energia em todas as instalações o Neutro é obrigatorimente aterrado para que haja um "ponto de referência " para as fases vamos assim dizer....
Já a questão do trafo é controversa porque uma forte descarga de um vizinho por exemplo geralmente reflete em seu ponto também. Dificilmente utilizando Neutro como terra há proteção eficaz de seu sistema. Isso eu te falo na prática porque na teoria das concessionárias dizem que se você tiver 10 pontos de aterramento em sua casa você tem que ligar esses 10 pontos no neutro.
 
Olá pessoal, excelente artigo.

Vejam se podem me ajudar: Como devo proceder, sendo músico, para solicitar à casa onde me apresento para que seja instalado o devido aterramento? Levo choque ao encostar a boca no microfone.
Devo apresentar estas leis citadas no artigo? Não quero comprar briga com eles, tenho que ser diplomático (rs), afinal é o meu ganha pão.

Grato desde já!
 
Pessoal, ajudem! Tá muito difícil resolver esse dilema do aterramento! Por favor, respondam meu post, ela tá ai desde outubro!
Um abraço!
 
Boa tarde pessoal...

Bem, sou novo aqui, e devido a problemas drásticos que tenho enfrentado na igreja onde pastoreio, venho aqui solicitar a colaboração de vcs...pois acredito que o tópico é propício.

Bem, tenho uma mesa-de-som-Mesa de Som 24 Canais CMBW24 ES Ciclotron, que por motivo de valores e doações adquirimos uma mesa Behringer-sl3242fx-32-canais.

Notamos que esta mesa possuía enorme chiadeira ao ponto de irritar, casualmente e não persistente, ruido do tipo, "caçando sintonia de ondas AM".
Notamos que ao bater na parte inferior, lado direito, o ruido parava...O técnico esteve presente e a levou para manutenção.
Colocamos em uso então a Mesa Ciclotron, e acreditem, o problema foi o mesmo....O ruido intenso e forte só para ao apertar parafusos localizados perto das numerações de efeito. Ruido este não persistente.

Estas altas frequências de ruídos, levou a queimar drivers das caixas e também falantes de nosso retorno.

Nobres amigos, a mesa e nosso som não é aterrado, e mesmo tirando todas as ligações dos complementos (eq - potencias - microfones - CDS), desligando tudo, sem fiação nela nenhuma, o ruido persiste apenas na mesa, claro, escutando por meio de um fone de ouvido.

Podem ajudar?? - Deus vos abençoe!
 
Back
Topo